TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências do Ambiente

Por:   •  17/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.337 Palavras (10 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO ENGENHARIA CIVIL

JHONATAN RODRIGUES DOS SANTOS

ELISSON LUCAS JUVINO ROCHA

 

 

 CIÊNCIAS DO AMBIENTE

JOÃO PESSOA – PB

2018.1

JHONATAN RODRIGUES DOS SANTOS

ELISSON LUCAS JUVINO ROCHA

CIÊNCIAS DO AMBIENTE

Trabalho de Ciências do Ambiente do curso de Engenharia Civil, afim de realizar um projeto de viabilidade ambiental para um empreendimento de escala urbana, com base nos estudos em salas e nas normas regulamentadoras.

Professor: André Reis.

JOÃO PESSOA – PB

2018.1

RESUMO

O meio da construção civil é uma das mais importantes atividades econômicas de uma nação. Além de ser responsável por uma participação de mais de 8% no PIB brasileiro, esta atividade compreende o consumo de insumos e emissão de resíduos que são fundamentais na determinação da sustentabilidade de uma sociedade. No intuito de alcançar objetivos cada vez mais condizentes com a necessidade de tornar a construção sustentável, surgiram métodos para auxiliar a avaliação do desempenho ambiental das edificações. Embora que alguns critérios já estejam estabelecidos, pouco se sabe sobre os impactos gerados nos projetos pela sua implantação, principalmente quando se trata de um conjunto habitacional. Desta forma, o objetivo deste trabalho é verificar a viabilidade técnica e econômica da certificação ambiental para conjuntos habitacionais através do estudo do processo de certificação ambiental.

        SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. OBJETIVOS
  3. DESENVOLVIMENTO        
  4. CONCLUSÃO  
  5. BIBLIOGRAFIA

  1. INTRODUÇÃO

No decorrer da história, a expansão urbana e a ocupação desordenada do território brasileiro trouxeram consigo a destruição em larga escala dos recursos naturais. O processo de urbanização modifica o clima do local, pois interfere no efeito dos ventos, modifica as superfícies de absorção térmica, substituindo vegetação por construções de alta condutibilidade térmica, impermeabiliza o solo e polui os recursos hídricos, quando lança toneladas de esgotos sem tratamento nos córregos e rios.

O Brasil passou por um processo de urbanização caótico, pois o crescimento urbano não veio acompanhado de um planejamento que pudesse absorver as necessidades de oferta de equipamentos urbanos (água, luz, esgoto, etc.) e de serviços públicos de transporte, educação e saúde pública. O resultado desse processo foi a formação de um mercado informal da habitação que continua crescendo, degenerando os padrões de desenvolvimento urbano das cidades e, muitas vezes, degradando o meio ambiente natural.

Para tentar conter os problemas urbanos no Brasil, decorrentes da ocupação desordenada do território, em 1979, o governo federal lançou a Lei 6766/79, conhecida como “Lei do Parcelamento do Solo”. Essa lei trata do parcelamento do solo urbano destinado à edificação para moradia, lazer, comércio, indústria ou para fins institucionais, dotados de equipamentos urbanos (redes de água, esgoto, sistema de captação e drenagem das águas pluviais, energia domiciliar, iluminação pública, telefonia, etc.) e comunitários (áreas de lazer e recreio, educação e cultura, saúde, etc.)

Este estudo descritivo, trata-se de uma abordagem qualitativa, onde o cenário de levantamento de dados foi em um canteiro de obras do Cond. Spazio di Ravenna, localizado no bairro Jardim Luna em João Pessoa-PB.

O método se aplica ao estudo que os humanos fazem a respeito de suas relações consigo mesmo e com os outros. Por conta disso é uma abordagem metodológica que se adequa aos objetivos do estudo, levando em consideração que o ser humano não é uma variável neutra, estando sujeito às suas ações.

Diante disso, foi realizada uma visita técnica com o intuito de analisar a viabilidade ambiental, e a sustentabilidade na construção civil, observar a postura e as ações utilizadas por trabalhadores e profissionais diante das normas atribuídas, e por fim, pontuar pontos negativos e positivos da obra, apresentando melhorias.

  1. OBJETIVOS

Com base nos princípios apresentados, aplicando-os para se alcançar a viabilidade ambiental na construção civil apresentaremos algumas informações da edificação onde todos os profissionais envolvidos no processo conceptivo e executivo buscam o aprimoramento em construção sustentável, viabilidade ambiental, técnica e econômica de acordo com conceitos regionais e temporais. Este trabalho tem como objetivo mostrar que soluções sustentáveis junto com a viabilidade ambiental envolvem inúmeros fatores, por isso não devemos enrijecer nossos conceitos e levar em consideração que ao se almejar executar uma construção sustentável o projetista levou em consideração fatores que escapam a nós para se analisar com toda amplitude tal projeto. O importante é que se poderá demonstrar que a construção civil sustentável é viável, e contribui para a preservação do meio ambiente. A visita foi realizada em apenas um canteiro de obra, residencial, de múltiplos pavimentos, padrão normal, respectivamente com vinte nove andares. As atividades propostas a serem desenvolvidas inicialmente, foram:

 Visitar a obra e suas instalações;

 Relatar pontos positivos e negativos;

 Sugerir melhorias;

 Gestão de Resíduos

 Reuso de água

Para a organização do trabalho, adotou-se como política e metodologia para a realização da visita técnica, as seguintes fases/etapas:

a) Contatos e agendamento prévio da visita com Engenheiros da obra;

b) Realização de reuniões, com representantes do grupo que participariam da viagem, para acompanhamento dos preparativos e organização da visita;

 c) Abordagem prévia de assuntos relacionados com a sustentabilidade, junto com a viabilidade ambiental bem como os cuidados e aspectos a serem observados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (528.7 Kb)   docx (382.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com