TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciências do Ambiente - Contaminação por Vazamento de Combustíveis

Por:   •  17/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 3

Ciências do Ambiente

Contaminação por Vazamento de Tanques de Combustível

a) Qual a preocupação com o vazamento de tanques de combustível em postos de gasolina?

É preciso definir alguns conceitos importantes, para o entendimento da preocupação com o vazamento de combustíveis em postos de gasolina. O primeiro é o conceito de Xenobiótico. Um xenobiótico é o termo utilizado para definir substâncias estranhas que caem no solo. Um xenobiótico ao entrar no solo pode se encontrar em 4 fases distintas: NALP: o composto se encontra em seu estado e fase puros, sem estar dissolvido em nada; Fase Dissolvida: o composto está dissolvido na água que se encontra alojada entre os espaços vazios dos agregados do solo; Fase Vapor: o composto pode passar para o estado gaseificado e se adentrar nos espaços vazios dos agregados do solo; por fim a Fase Absorvido: o composto já se encontra absorvido pelos agregados do solo.

Levando em conta o comportamento de um xenobiótico, é possível verificar alguns processos que estão diretamente ligados a preocupação dos tanques de combustível. Veja a imagem abaixo:

(Imagem 1)

Como verificado, um xenobiótico pode contaminar diversos ambientes, e como estamos falando dos tanques de gasolina, podemos ressaltar a dispersão do xenobiótico em Corpos d'água. Afinal, a composição dos combustíveis é formada pelos chamados BTX (Benzeno, Tolueno e Xileno) que possuem baixo Coeficiente de Partição - Coeficiente definido para dizer a pré-disposição do composto em se fixar ao solo - e, portanto, possuem uma tendência natural de entrar na Fase Dissolvida, diferente de insumos agrícolas, que tem um elevado coeficiente de partição, ou seja possuem uma pré-disposição de ficar absorvido no solo.

Prosseguindo, é possível ver na imagem abaixo a dinâmica do solo ao entrar em contato com o combustível.

(Imagem 2)

Analisando a imagem, é preciso definir mais alguns conceitos: Zona não saturada: é a região que possui um baixo volume de água entre os espaços vazios dos agregados do solo; Franja capilar: região com um maior nível de volume entre os agregados do solo; Zona Saturada: região em que todos os espaços vazios dos agregados do solo estão preenchidos com água. Ao entender estes conceitos, podemos relaciona-los com o comportamento de um xenobiótico (um que possui baixo Coeficiente de Partição) no solo, como é o caso dos combustíveis de tanques de gasolina. O Combustível que vaza do tanque (nosso xenobiótico em questão), entra em contato com a zona não saturada, ainda em Fase NALP, contaminando toda essa região (Solo Contaminado), em seguida, ele passa para a Franja Capilar e já se encontra em Fase Dissolvida (contamina o solo próximo aos Corpos d'água), por fim, ele passa para a Zona Saturada, que pode atingir diretamente Corpos d'água, como os lençóis freáticos, caso o vazamento não seja interferido a tempo. Assim, a preocupação para com os tanques de gasolina pode ser classificada como de extrema importância. Afinal, além do solo ser contaminado, caso o combustível se dissolva nos lençóis freáticos, a população local pode ser seriamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (46.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com