TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classificações de Acidentes Aeronáuticos

Por:   •  28/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.667 Palavras (7 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 7

GRAU DO TRABALHO

INSTITUTO DE LOGÍSTICA DA AERONÁUTICADIVISÃO DE ENSINO

::: SEÇÃO DE AVALIAÇÃO :::

TRABALHO AVALIADO INDIVIDUAL

2S BET ANDRÉ LUIZ NASCIMENTO GOMES DE OLIVEIRA – AFA

andrenascimentoalngo@afa.intraer – (19) 3565-7053

CENM/2011

SEGURANÇA DE VOO

GUARULHOS, 2011


ATIVIDADE 1


        Um avião Cessna 208A Caravan I, prefixo PT-WWW, que decolou do aeroporto de Vitória (ES) com destino a São Paulo (SP), apresentou uma falha de motor (causada por uma falha da lâmina de turbina do compressor) e forçou o piloto a realizar uma aterrissagem forçada em uma praia. A aterragem foi realizada com segurança, mas o avião foi danificado além do reparo pelas ondas.





ENQUADRAMENTO: Incidente Grave



JUSTIFICATIVA: A ocorrência foi classificada como Incidente Grave, pois a falha no funcionamento limitou-se ao motor e não configurou-se um acidente já que as consequências foram menores que aquelas que são consideradas características de um acidente aeronáutico como, por exemplo, lesão grave ou substituição de grande componente.









        No Aeroporto Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador - BA, um trator, ao se aproximar de uma aeronave Boeing 737-300 e engatar uma marcha, ganhou velocidade, colidindo com a parte inferior da fuselagem da mesma e provocando a morte de seu operador. O motorista possuía o curso de Direção Defensiva, e tinha 23 anos de profissão





ENQUADRAMENTO: Ocorrência de solo



JUSTIFICATIVA: O fato não pode ser classificado como acidente aeronáutico, pois não havia a intenção de realizar voo, logo, é uma ocorrência de solo que também pode ser classificada como acidente de trabalho. Provavelmente seria realizado apenas algum serviço de apoio, por exemplo, o reboque da aeronave para o hangar. Um dos fatores contribuinte, baseando-se no texto, pode ter sido alguma falha no funcionamento do trator, pois o condutor possuía larga experiência e preparo técnico para a execução do trabalho.





        O Helicóptero AS355F2 Esquilo II, prefixo PT-AAA, fez um pouso de emergência no aeroporto do município de Santa Isabel do Rio Negro, a 630 quilômetros da capital.
A aeronave viajava para São Gabriel da Cachoeira, a 1h30 de distância do município, onde iria ajudar no transporte de urnas eletrônicas para comunidades indígenas nas eleições do próximo domingo. Segundo o piloto, a aeronave apresentou indícios de pane no motor, com percepção de um barulho estranho durante a viagem, sendo obrigado a pousar com segurança em Santa Isabel do Rio Negro.





ENQUADRAMENTO: Incidente aeronáutico



JUSTIFICATIVA: Não houve consequências graves como lesões, falhas estruturais ou danos a aeronave e tampouco quase ocorreu algum acidente. Mesmo a aeronave tendo saído do seu envelope de voo, não foi devido a condições meteorológicas adversas e o texto não cita se houve dificuldade no controle da aeronave devido à falha de algum sistema. O procedimento adotado foi o mais seguro possível devido à capacitação da tripulação evitando-se que as condições evoluíssem para um possível incidente grave ou até mesmo um acidente aeronáutico.









        Um Fokker-100, de prefixo PT-XXX, derrapou às 8h44 ao aterrissar no aeroporto Santos Dumont, no centro do Rio. No pouso, a aeronave derrapou na pista e foi parar no gramado ao lado, a cerca de 100 m da baía da Guanabara, onde estacionou com a asa esquerda encostada no chão e o trem de pouso traseiro do mesmo lado quebrado. Não houve feridos.





ENQUADRAMENTO: Incidente grave



JUSTIFICATIVA: Incidente ocorrido durante o pouso, um dos momentos críticos do voo, acarretando a quebra do trem de pouso principal esquerdo e possíveis danos estruturais à asa esquerda.







        Um avião Fokker-100, que fazia o trajeto entre São Paulo e Vitória, o vôo QQQ, pousou no aeroporto errado ontem, descendo em Guarapari, cidade distante 54 km da capital do Espírito Santo. Além do transtorno, há indícios de que a operação foi irregular e alguns passageiros entraram em pânico. Segundo a companhia aérea, há indícios de perda de sinal entre o aeroporto de Vitória e o avião, o que poderia ter induzido o piloto a pousar na pista errada.



        Para o Diretor do Aeroporto Municipal de Guarapari, o piloto se confundiu. "Ele deve ter se enganado porque a pista foi reformada e só faz três dias que foi liberada. Deve ter achado que era o aeroporto de Vitória."





ENQUADRAMENTO: Incidente aeronáutico



JUSTIFICATIVA: Em uma primeira análise, não se pode afirmar que houve falha de algum sistema que tenha afetado seriamente a operação da aeronave, portanto, tecnicamente a classificação deve ser de incidente aeronáutico por falha na operação podendo ser, posteriormente, classificado como incidente aeronáutico grave, dependendo da apuração de que houve falha de algum sistema.





        Um Embraer 110 (Bandeirante), após 40min de translado para abastecimento, via tratoramento (rebocado), teve seus pneus principais (esq. e dir.) estourados, com perda total dos mesmos. Após uma ação inicial rápida foi constatado que a válvula de acionamento do freio de estacionamento estava emperrada, levando ao acionamento parcial dos conjuntos de freio durante o reboque. A aeronave teve que realizar uma revisão completa  do sistema de freio antes de ser liberada.





ENQUADRAMENTO: Ocorrência de solo



JUSTIFICATIVA: Por não haver a intenção de realizar voo.









        Um Airbus A321-200, que ia de Madrid para Copenhagem, abortou o voo, 40 minutos depois de ter decolado, retornando para Madrid. Apesar do susto a bordo e da apreensão em terra, o voo 3304 da Ibéria aterrissou sem problemas às 12h40 (hora local) em Barajas, de onde tinha decolado rumo à capital dinamarquesa. De acordo com fontes aeroportuárias, o piloto detectou uma avaria no sistema de navegação e, apesar de manter o controle do aparelho, optou por regressar a Madrid para garantir a segurança dos 190 passageiros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (389.8 Kb)   docx (247.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com