TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cloud Computing

Dissertações: Cloud Computing. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 5

Conceito

A Cloud Computing, é uma tecnologia de comunicação, permite o armazenamento, gestão, compartilhamento e disponibilização de dados, softwares, aplicações e serviços através da Internet.

Refere-se à utilização de recursos computacionais proveniente de servidores compartilhados e interligados por meio da Internet. O armazenamento e processamento de dados são feitos em serviços virtuais que podem ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de nenhum programa específico.

Cloud computing tem a capacidade de computação infinitamente disponível e flexível. A nuvem é tudo aquilo que fica por detrás da conexão. As preocupações com a largura de banda, espaço de armazenamento, poder de processamento, fiabilidade e segurança, são postas de parte. Basta uma ligação à nuvem, e as necessidades, em termos de tecnologias de informação, são satisfeitas.

Como surgiu?

O termo Cloud Computing surgiu pela primeira vez em 1997, em uma palestra acadêmica ministrada por Ramnath Chellappa. Porém, o conceito é associado ao nome de John Mccarthy, pioneiro na tecnologia de Inteligência Artificial e criador da linguagem de programação LISP. Na época, o conceito de Computação em Nuvem estava começando a surgir. Junto a ele, o físico Joseph Carl Licklider, cientista da ARPA (Advanced Research Projects Agency), pioneiro na criação da Internet na forma que conhecemos hoje, também estava criando outro conceito que revolucionaria o mundo. Buscando outras utilidades para o computador, Licklider acabou descobrindo uma poderosa forma de conectar as pessoas, permitindo a comunicação e o compartilhamento de dados em escala global. Com isso, foi possível a criação de uma rede global de compartilhamento e comunicação, a ARPANET que evoluiu para a Internet e possibilitou que a Cloud Computing começasse a tomar forma.

Aceitação

A tecnologia de Computação em Nuvem já tem uma forte abrangência. Ela começou a ser oferecida comercialmente em 2008, quando empresas de pequeno, médio e grande porte gradativamente adotaram a tecnologia, e em 2013 já possui uma aceitação imensa por parte do universo corporativo. Tamanha aceitação está transformando o serviço, fazendo com que o processamento e armazenamento de dados comecem a ser tratado da mesma forma que um serviço de fornecimento de energia elétrica, onde se paga apenas pelo consumo.

Tipos de nuvens

Atualmente, a computação em nuvem é dividida em sete tipos:

IaaS - Infraestrutura como Serviço : quando se utiliza uma percentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.

PaaS - Plataforma como Serviço: utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure e Jelastic).

DevaaS - Desenvolvimento como Serviço : as ferramentas de desenvolvimento tomam forma na computação em nuvem como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.

SaaS - Software como Serviço : uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs , MicrosoftSharePoint Online).

CaaS - Comunicação como Serviço : uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante (p.ex.: Microsoft Lync).

EaaS - Tudo como Serviço : quando se utiliza tudo, infraestrurura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.

DBaas - Banco de dados como Serviço : quando utiliza a parte de servidores de banco de dados como serviço.

Modelo de implantação

Cloud Privada: construída exclusivamente para a empresa, a nuvem privada utiliza infraestrutura pertencente ao usuário, o que garante total controle sobre como as aplicações são implementadas. A cloud computing privada traz vantagens como a simplificação da administração de desktops, o controle de aplicativos acessados e a redução de custos com taxas de licenciamentos desnecessárias, entre outras. De forma geral, a nuvem privada é construída em um Data Center Privativo.

Cloud Pública: utilizando infraestrutura e aplicativos de um fornecedor, a cloud computing pública executa aplicações de diversos usuários em seu sistema de armazenamento, o que reduz significativamente os custos iniciais de desenvolvimento da estrutura e acesso imediato aos seus serviços na contratação. Com arquitetura consistente e padronizada, a nuvem pública oferece alto desempenho e segurança aos usuários.

Cloud Híbrida: formada pela composição entre nuvens públicas e privadas, a cloud híbrida possui a vantagem de manter os dois modelos à disposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com