TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comando se-então-senão

Artigo: Comando se-então-senão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  Artigo  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Quando o fluxo de controle atinge a sentença int a=2; ocorre sua execução, em seguida ou na seqüência o fluxo de controle se dirige para a sentença int b=3; e ocorre sua execução e na seqüência o fluxo de execução atinge a sentença int c=4; Este não é um bom exemplo porque envolve sentenças de definição/declaração de variáveis e isto pode envolver aspectos não sequenciais. O exemplo abaixo é melhor porque envolve apenas comandos de atribuição e a linguagem dá garantias de execução sequencial. Quando o fluxo de controle atinge o comando de atribuição a=2; a expressão é avaliada (avaliação da constante 2 resultando no valor 2) e em seguida é feita a atribuição do valor 2 à variavel a. Isto ocorre de maneira similar para os dois comandos de atribuição seguintes (em sequência).

a=2;

b=3;

c=4;

Blocos

Na linguagem C podemos agrupar uma seqüência de sentenças ou comandos através do uso de abre e fecha chaves - {}. Os comandos assim agrupados passam a formar o que é denominado um bloco. Quando o fluxo de controle atinge um bloco cada um dos comandos que formam o bloco são executados em seqüência. O uso de blocos é especialmente importante no caso de comandos condicionais e iterativos. Mas. além disso, será visto que blocos estabelecem um escopo para variáveis.

Comando se-então-senão

Nas linguagens de alto-nível existem vários tipos de comandos denominados comandos condicionais que permitem ao programador expressar que, em função do resultado de uma expressão, ele quer que o fluxo de controle vá para diferentes grupos de comandos. Na linguagem C um destes comandos é o comando if. O comando if tem a seguinte forma:

if(<expressão> ) <comando1>; else <comando2>;

Quando o fluxo de controle atinge o comando if:

a <expressão> é avaliada (deve ser um tipo compatível com operador !=).

se a <expressão> resultar no valor true (valor diferente de zero) o fluxo de controle vai para o <comando1> e após a execução do <comando1> o fluxo de controle deixa o comando if.

se a <expressão> resultar no valor false (valor igual a zero) o fluxo de controle vai

para o <comando2> e após a execução do <comando2> o fluxo de controle deixa o comando if.

Ou seja, dependendo do valor da <expressão> , o fluxo de controle irá para <comando1> ou <comando2 de forma mutuamente exclusiva.

Abaixo são mostradas algumas formas do comando if:

if(<expressão>) <comando1>; /* não tem a cláusula else */

A cláusula else é opcional. Quando o fluxo de controle atinge um comando if que não contém a clausula else, o fluxo de controle passa para a avaliação da expressão. Se o resultado final da avaliação da expressão for (diferente de zero) true o fluxo de controle passa para o <comando1> e após a execução do <comando1> o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com