TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Alimentar 9bi Pessoas Em 2050

Casos: Como Alimentar 9bi Pessoas Em 2050. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

TEXTO: COMO BEM ALIMENTAR AS 9,0 BILHÕES DE PESSOAS DO MUNDO EM 2050?

RESENHA

A situação atual da produção de alimentos esta em conformidade com a população, o que não é o caso para os próximos anos, como aponta os recentes estudos.

Os estudos realizados indicam que a partir de agora, a taxa de crescimento da população será superior à taxa de crescimento da produção de alimentos – na media.

É nessa parte que entra o agronegócio, para entender e corrigir esse problema, pois no cenário atual, não há mais muito onde expandir as áreas de terras produtivas, o que nos leva à pergunta: haverá comida suficiente para todos em 2050?

Um grande problema a ser superado é o descaso com que os governos sempre trataram a agricultura, coisa que agora vem sendo visto com outros olhos por estas partes, tendo em vista a necessidade crescente de alimentos que o mundo necessitará – ‘’uma nova visão para a agricultura’’, como foi descrito no fórum econômico mundial, por empresários e políticos.

Não é essa só a questão, nos últimos anos o preço dos alimentos subiu consideravelmente, reflexo dos novos tempos, onde a produção começou estabilizar-se e a demanda crescendo; alimentos mais caros significam mais pessoas pobres ficando sem se alimentar adequadamente, outro problema enfrentando que tenta ser corrigido.

É um longo caminho para o agronegócio aumentar a produção de alimentos. O maior problema enfrentado hoje, na agricultura mundial, é a falta de tecnologias em várias áreas do mundo; por exemplo: Usando as melhores tecnologias, culturas, defensivos, fertilizantes, é possível obter 10ton/ha de trigo, enquanto na África, a área de um hectare produz uma tonelada de trigo, aproximadamente; assim como na Argentina, um hectare produz 4 ou 5 toneladas aproximadamente, isso mostra o grande leque de potencial produtivo entre vários países – será preciso aumentar a oferta através da difusão da agricultura moderna nos países mais pobres.

Outro problema abordado é que a quantidade ofertada vai crescer, mas a qualidade dos alimentos diminuir, alegando que a agricultura moderna produz o alimento, mas que ele é nutricionalmente inadequado e ambientalmente desastroso. Porém esse é caso é um luxo dos ricos.

Um grande problema, também – como mencionado acima – são os preços dos alimentos.

A principal razão para a fome, não é a falta de alimentos básicos, mas os baixos salários e a má distribuição de renda.

Na verdade, hoje, o mundo produz mais que o necessário para se alimentar. O problema é que boa parte desses alimentos são transformados em biocombistiveis, perdas nas colheitas e nos transportes.

E também realmente o problema da pobreza, pois a comida não está chegando onde deveria.

Esses são os motivos para se aumentar a produção de alimentos já agora.

Outra vertente diz que não é preciso só aumentar a quantidade ofertada, mas sim o valor nutricional dos alimentos, como diz Joachim von Braun, da universidade de Bonn, ‘’fornecer a quantidade de calorias é administrável (...) o grande problema é a correta nutrição’’.

A má nutrição é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com