TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Oganizacional

Dissertações: Comportamento Oganizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 Introdução........................................................................................................................4

2 Desenvolvimento............................................................................................................4

2.1 Definição de Comportamento Organizacional......................................................4

3 Velocidade e Efeitos das Mudanças nas Organizações..........................................6

3.1 Efeitos da Inovação para as Empresas...................................................................7

4 Principais características de uma equipe..............................................................7

5 Eficiência e Eficácia e a Importância da Comunicação..................................8

5.1 Eficiência e Eficácia........................................................................................8

5.2 Comunicação.................................................................................................8

6 Conclusão.........................................................................................................9

7 Referências Bibliográaficas...........................................................................10

1. INTRODUÇÃO

A administração de uma empresa, atualmente, requer muito mais do que o funções básicas de gerencia, como planejar, organizar e controlar. Atualmente, requerem maior habilidade humana.

A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional.

Isto é, investigam as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.

O estudo do Comportamento Organizacional nos oferece poderosas ferramentas em face da complexidade gerada pela diversidade, globalização, qualidade total e as contínuas mudanças ocasionadas pelas alterações rápidas em vários segmentos da sociedade.

Embora o estudo do comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial, considerando várias situações para entender as relações de causa e efeito. Assim, caso por caso, são examinadas as relações com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.

Pode-se dizer, então, que Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos nas organizações.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Podemos definir Comportamento Organizacional como uma ‘cultura’ que é transpassada para as pessoas, com intuito de melhor o convívio dentro de empresas, padronizarem uma forma de comportamento e satisfazer clientes.

O comportamento Organizacional é importante porque se baseia nas considerações dos seres humanos, suas necessidades e gostos. E tem como empenho, superar pressões sociais, econômicas, culturais, tecnológicas e sociais.

Com foco no estudo do comportamento humano, com ênfase em ações e atitudes de cada individuo. Com foco em atingir a cidadania organizacional.

O Comportamento Organizacional Explica razões que determinam fatos, acontecimentos e fenômenos. Prevê Eventos Futuros, e através de uma ação especifica, estabelece resultados.

Controla a contribuição integrante do comportamento humano nas organizações.

Identifica-se especificamente com estudo de pessoas/grupos e interações nas estruturas organizacionais, mediante suas ações e reações, voltadas para os aspectos de desempenho, motivação, comunicação, aprendizagem, liderança mudanças e desafios de seus colaboradores. Abrangendo conhecimento em psicologia, sociologia e administração; com foco em quatro tipos de comportamento: Produtividade, Absenteísmo, rotatividade e Cidadania Organizacional. Preocupa-se com a Eficácia e Eficiência no Trabalho.

A melhoria das habilidades humanas gera motivação, satisfação no trabalho, comunicação eficiente, liderança, etc. Deve-se ter qualificação e compreensão de culturas, aceitando todos os tipos de raças existentes, condições sexuais, religião, deficiências, etc.

Deve-se fortalecer as pessoas, e dar poder para realizar, influenciar e melhorar não só na vida pessoal, mas nas organizações principalmente. A criatividade é um ponto chave para a inovação e mudanças, onde algumas empresas influenciam o mundo inteiro por isso.

O temperamento das pessoas pode afetar a imagem das organizações; o Comportamento Organizacional é aplicado supostamente para ensinar as pessoas a separarem vida pessoal da vida profissional, cautela nas palavras e em ações é excepcional. Ter equilíbrio pessoal e profissional é fundamental para a satisfação de ambas as partes.

2.2 CONCEITOS E VISÕES DO COMPROTAMENTO ORGANIZACIONAL

O comportamento organizacional é analisado por perspectivas diversas na literatura especializada em Teoria das Organizações.

Para Van de Ven e Astley (1981), estas perspectivas podem ser agrupadas ao considerar-se dois níveis de análise.

O primeiro nível refere-se ao foco nas características organizacionais:

- o micro preocupa-se com as organizações individualmente e com o seu interior;

- o macro examina populações, redes e comunidades de organizações.

O segundo nível relaciona-se com comportamento da organização frente às mudanças ambientais:

- no Determinismo o ambiente influencia e restringe as ações organizacionais;

- no Voluntarismo as organizações, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com