TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Oganizacional

Artigos Científicos: Comportamento Oganizacional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  3.813 Palavras (16 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Agnes Medeiros Silveira RA 7122507627

Diego Luis dos Santos Dias RA 7122369647

Djair Santana Cavalheiro RA 7118514428

Professor tutor presencial: Cesar Henrique Waldow

Professora tutora a distância: Anália Pereira Barbosa Jubanski

Pelotas, 18 de abril de 2013.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

CAPITULO 1

Definição de Comportamento Organizacional 4

CAPITULO 2

Conceito de Inovação 6

CAPITULO 3

Fracasso no Âmbito da Liderança 7

CAPITULO 4

Percepção e Comunicação 8

CONCLUSÃO

Liderança no Ambiente de Trabalho 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

O comportamento organizacional engloba situações em que a pessoa se relaciona com diversos ambientes, sejam eles, o trabalho ou a vida social. As empresas costumam se adaptar às diferenças de cada pessoa, buscando a estabilidade e organização no ambiente de trabalho. Embora, esse comportamento de organização não afete somente o mundo dos negócios como também na vida interpessoal de cada um de seus colaboradores, a definição desse conceito é de que vivemos em constante mudança e inovação, seguindo sempre os avanços do mundo moderno.

No entanto, vale lembrar que mudanças vivida por cada indivíduo, tem como objetivo o aperfeiçoamento em suas habilidades, aumentando sua fonte de conhecimento e experiência. Em uma organização é fundamental estar sempre atualizado ter disciplina e traçar objetivos e metas. Isso fará com que aumente a possibilidade de sucesso no empreendimento.

O presente trabalho apresentará uma discussão sobre o comportamento organizacional em mudanças e inovações nas organizações.

CAPITULO 1

DEFINIÇÃO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL.

O Comportamento Organizacional, é uma organização social conscientemente coordenada, composta por um líder e seus liderados, que trabalham de maneira relativamente continua para atingir um objetivo comum, como por exemplo, a produtividade, a qualidade, a redução do absenteísmo a rotatividade e o principal que é o lucro.

Ou seja, a pessoa que controla as atividades das outras e que é responsável pelo alcance dos objetivos numa determinada organização, é conhecido como administrador, ele toma decisões, busca recursos, sempre focando o objetivo traçado pela organização.

O trabalho do administrador pode ser visto a partir das funções que ele desempenha, ou das habilidades que demonstra, ele investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura tem sobre o comportamento dentro das organizações, com o objetivo final de utilizar esse conhecimento estudado para promover a melhoria da eficácia organizacional.

Se não houvesse comportamento organizacional dentro de uma determinada organização, ficaria complicado administrar, pois não teria controle, qualquer colaborador na empresa faria o que quisesse, não estariam pensando em grupo.

Por isso tem que ter uma pessoa qualificada (administrador), para gerenciar os colaboradores, ele ira analisar, e ver a onde esta os erros, o que esta falhando, ai sim corrigir e traçar as metas, ver o que cada colaborador deverá fazer para melhorar ainda mais seu desempenho dentro da organização fazendo isso ele alcançara o objetivo maior que é o crescimento da organização e sendo assim os colaboradores cresceram junto.

COMPARAÇÕES DOS AUTORES STEPHEN ROBBINS E GERALDO CARAVANTES

REFERENTE AO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Para Stephen Robbins, Comportamento Organizacional é um campo de estudo que investiga o impacto que pessoas, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito do aperfeiçoamento do conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.

Em contrapartida, segundo o autor Geraldo Caravantes, o Comportamento Organizacional

trata-se de um estudo de comportamento, das atitudes e do desempenho dos trabalhadores em um ambiente de trabalho, o efeito da organização sobre as percepções, sentimentos e ações dos trabalhadores; o efeito do ambiente sobre a organização, seus recursos humanos e objetivos; e os efeitos dos trabalhadores sobre a organização, na qual mostra a sua eficiência, eficácia e efetividade.

Os dois autores concordam que prevalece a temática do comportamento humano, mas percebe-se que há um diferencial quanto ao modo, ou melhor, quanto ao foco de abordagem do assunto, ocorre uma direção no primeiro e uma segunda direção no segundo. Traduzindo vimos que o primeiro, ressalta uma exposição da organização sobre o indivíduo, como ele se comporta perante a estrutura que o abarca enquanto ente movido pelo sistema da organização. Vejo como uma relação onde o maior (a organização contratante de Mão-de-Obra) em tese, abarca o menor basicamente, é o indivíduo e suas interações com o ambiente, quer com outros seres humanos, quer com os meios materiais que o interpelam enquanto agente ativo.

Já no segundo, ocorre o inverso, é a abordagem vista do menor para o maior. Como se vê o indivíduo, como ele se sente, como reage, o que o motiva...qual as suas percepções diante do todo. Trata-se, em verdade, de uma noção mais humanitária de avaliar o Comportamento Organizacional. Dá mais espaço para o sentimento do que para o resultado.

Fonte de pesquisa:

1. Comportamento Organizacional, Stephen P. Robbins, PLT 133.

2. Comportamento Organizacional e Comunicação. Geraldo Caravantes, PLT 111.

QUADRO COMPARATIVO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ENTRE SISTEMAS ABERTOS E FECHADOS

SISTEMA ABERTO SISTEMA FECHADO

É o sistema que esta em constante interação com o ambiente, na qual a influencia é por ele influenciado. É o sistema que não interage com o ambiente, seu estado atual, futuro ou final será sempre o mesmo estado inicial .

EX: Sistemas biológicos e sociais: A célula, planta, o homem e organização. EX: Sistemas físicos: As máquinas, o relógio ou termostato.

Fonte: Livro Gestão Estratégica de Resultados Construindo o futuro pagina 65, Autor, Geraldo R. Caravantes.

CAPITULO 2

CONCEITO DE INOVAÇÃO

Inovar é exploração com sucesso de novas ideias e o sucesso para as empresas, significa o aumento de faturamento, conquista de novos clientes e o aumento das margens de lucros entre outros.

Em uma pesquisa realizada com 20 pessoas sobre “Inovação” foi feita a seguinte pergunta:

O que você entende por inovação.

Escolha uma das respostas abaixo:

A. Inovação é a exploração com sucesso de novas ideias,

B. Inovar é ficar em vantagem em relação aos concorrentes.

C. Inovar é apenas criar algo diferente.

A pesquisa foi realizada com pessoas de 3 faixas etárias diferentes:

• 15 á 30 anos

• 31 á 60 anos

• Acima de 61 anos

Constatou-se que dos 15 á 30 anos duas pessoas escolheram a opção “A” e quatro pessoas a opção “C”; dos 31 á 60 anos cinco pessoas escolheram a opção “B”, uma pessoa a opção “C” e três pessoas a opção “A”; acima dos 60 anos 1 pessoa escolheu a opção “A”, duas pessoas a opção “B” e duas pessoas a opção “C”.

Conclui-se que uma organização deve estar sempre inovando, seja na inovação de produtos quanto em serviços, sempre criar algo diferente, pois os consumidores e clientes de uma forma em geral gostam e adquirem muito produtos e serviços diferenciados.

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

O Brasil é um país de empreendedores e cada vez mais surge novas ideias, temos tudo o que é necessário para a evolução: matéria prima, mão de obra qualificada, ideias, conhecimento e em alguns casos, até mesmo o capital para investir. Mas, nosso país teria condições de ir para frente cada vez mais na área empreendedora e inovadora se o governo não fosse ganancioso, eles teriam que reduzir drasticamente a enorme carga tributária que assola os empreendedores. Trata-se de uma das taxas mais altas do mundo. Se houvesse redução nos impostos e também menos burocracia para abrir uma empresa, surgiriam mais empreendimentos inovadores, desde pequenas até grandes empresas que poderiam gerar vários empregos. O Brasil, hoje, tem altos investimentos em pesquisas nas universidades e pessoal capacitado com ideias inovadoras a cada dia.

Mas, de fato, o que o mercado praticamente exige são funcionários qualificados para alguns cargos que pagam altos salários e que também proporcionam estabilidade o que ocorre na área pública quando da realização de concursos público, fazendo com que muitas pessoas se interessem por este tipo de trabalho e optem pela área pública. Em

contrapartida, as empresas investem muito em treinamento e cursos de qualificação, assim como na remuneração para os funcionários, estimulando-os a permanecerem e a

seguirem carreira na empresa privada.

A economia crescera, a partir do momento que houver mais incentivo por parte do governo, tendo iniciativa aos processos inovadores, novos produtos e serviços surgirão através das empresas beneficiadas, na qual proporcionaria ao pais um grande crescimento

industrial e econômico.

CAPITULO 3

TRABALHO EM EQUIPE, UMA VANTAGEM COMPETITIVA

O trabalho em equipe é a união de pessoas para um mesmo propósito, buscando alcançar um mesmo objetivo.

Pois, a partir do momento que varias pessoas do mesmo grupo ou equipe estipulam metas e objetivos, que façam um planejamento de forma que todos os seus integrantes tenham motivação e determinação para a realização de seus objetivos, fica mais fácil de trabalhar.

Mas uma equipe precisa de um bom líder que os motive e os instrua para a melhor realização das tarefas.

Pois quando se dá início a uma tarefa em equipe e no decorrer desta venha a ocorrer um problema ou mesmo um desacordo, grandes transtornos podem ser gerados. Transtornos estes que podem fazer com que se tenha que mudar toda uma tarefa. Assim, neste momento, é muito importante a presença de um líder que saiba organizar bem a tarefa de maneira que tudo ocorra como o planejado.

FRACASSOS NO ÂMBITO DA LIDERANÇA.

Tem vários fatores que geram fracasso no âmbito de liderança, mas podemos destacar alguns como: perceber a mudança como uma situação inoportuna e reagir na base da conduta racional, desconhecendo as vantagens de retratar a realidade em múltiplas alternativas de soluções. Outro motivo do fracasso das mudanças refere-se à falta de capacidade do líder em antecipar situações ameaçadoras. A gestão da liderança implica em planejar e implantar a mudança e tentar trazer à tona as possíveis situações que possam surgir. Podemos considerar um erro, a não exploração da situação atual da organização, não fazer o questionamento, por exemplo, sobre o que aconteceria no caso de se aplicar uma determinada política ou de deixar de fazer ou não.

A pró-atividade é um recurso muito usado no planejamento de mudança em organizações com visão de futuro. Entretanto, aquelas que se eximem de praticar a pró-atividade, além de perder uma boa lição de aprendizado, limitam as suas possibilidades de serem eficientes e competitivas.

CAPITULO 4

DEFINIÇÃO DE PERCEPÇÃO E COMUNICAÇÃO

Segundo a lei da percepção, para interpretar a informação dos estímulos captados pela visão, o homem se serve de algumas estratégias, abaixo citadas:

Tendência á estrutura: estrategicamente o individuo é levado a organizar ou estruturar os diferentes elementos no campo das estimulações de duas formas: pela semelhança que há quando os elementos visuais tem cor, forma ou estrutura parecidas, ou pelas proximidades, tendo maior possibilidade de agrupamento;

Segregação Figura-Fundo: o individuo percebe as figuras definidas e salientes;

Pregnância: traduz-se como a qualidade que determina a facilidade com que percebe as formas.

Constâncias perceptivas: Graças a ela o mundo apresenta-se com uma relativa estabilidade.

De tamanho: descreve o fato do tamanho percebido de um objeto ser o mesmo tanto estando longe ou perto.

De forma: refere-se ao fato de percebermos a forma do objeto.

Da cor: ignora-se o nível de iluminação sobre os objetos.

Percepção da Profundidade e da Distancia: esta percepção corresponde á forma como percebemos o mundo em três dimensões mesmo que a imagem que se forma na retina tem apenas duas dimensões. Sendo possível mediante a um conjunto de variáveis inatas ligadas ao organismo indicador fisiológico e de variáveis aprendidos no contato com o meio (variáveis ambientais).

Percepção de Alucinação: neste caso o individuo percebe significados inadequados da realidade.

Segundo o autor no texto é necessário que se entenda na comunicação como um processo estratégico para a ação em uma realidade direta e completa, visando inovações, criatividade com estratégias funcionais, com os objetivos determinados pela empresa. Muitas mudanças surgem no mundo dos negócios, a busca pela perfeição das empresas, fazendo com que as pessoas tanto na empresa ou fora dela tenham novos estilos de vida. Falando-se em Comportamento Empresarial, o objetivo primordial da empresa é a melhoria e a excelência de produtos e serviços para os seus clientes.

A comunicação é a base da organização, tendo ela assim, a sua sustentabilidade, é considerada extremamente importante, essencial para o crescimento e desenvolvimento das organizações interligando os clientes e o mercado, trazendo resultados financeiros diferenciados.

Toda e qualquer empresa deve avaliar o seu próprio trabalho, os concorrentes e exigências dos seus consumidores, fazendo com que ela se renove cada vez mais.

Tanto as empresas privadas e as empresas publicas devem ter uma boa comunicação organizacional para que haja uma melhor prestação de serviço ao seu publico alvo.O que se procura atualmente é o aprimoramento de comunicação e marketing tais como assessoria de imprensa, comunicação interna, produção e publicação, dentre outras. Ações especificas para cada tipo de cliente.

A comunicação também é o ato de ensinar, transmitir conhecimento. É a interação de informações, entendimento e compreensão.

São elementos da comunicação: A fonte, que é a origem da mensagem;

O emissor, que é o responsável pela transmissão da informação; A mensagem, que é a informação a ser transmitida; O receptor, que o elemento que se destina a receber a mensagem; O canal de circulação, que é o campo de circulação da mensagem;

O código, que aquilo que veicula a mensagem e que é trabalhado pelo emissor;

Conclui-se que informação e comunicação são pontos-chave para o desenvolvimento e

integração das organizações e seu publico alvo.

CONCLUSÃO

Alguns dos erros mais frequentes, cometidos no planejamento da mudança nas organizações têm a ver com a capacidade do líder em conquistar as pessoas com a sua habilidade em negociações e sua pró-atitude em antecipar problemas nas mudanças dentro da organização. Os fracassos nos planos de mudança se relacionam, ou seja, interagem objetivamente com o jeito de liderar do líder no ambiente de trabalho e com os fatores psicológicos de relacionamento interpessoal. Equilibrar os objetivos organizacionais da empresa com os do grupo e com os das pessoas é um dos desafios que preenchem a capacidade dos lideres. Os lideres devem ter habilidades de resolução de problemas de maneira oportuna, encontrando nos próprios problemas as oportunidades de novas alternativas.

Outro motivo do fracasso das mudanças é a falta de capacidade do líder em antecipar situações ameaçadoras. Os erros apontados neste texto são facilmente observados nas organizações, nas quais há falta de experiência por parte da liderança como também há falhas na comunicação, os quais são pontos fracos que diminuem as possibilidades de sucesso da organização.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS

AUTORES E LINKS:

 Autor Stephen P. Robbins “Comportamento Organizacional”, PLT 133.

 Autor Geraldo Caravantes “Comportamento Organizacional e Comunicação! PLT 111.

 Autor Geraldo Caravantes “Gestão Estratégica de Resultados Construindo o futuro”.

 http://wwwadministradores.com.br/informe-se/artigos/comportamento-organizacionalprincipios/13911

 http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010175070518

 http://www.supertextos.com/texto/trabalho-em-equipe-uma-vantagem-competitiva/4484

 http://www.osvigaristas.com.br/imagens/trabalho-em-equipe-3493.jpg

 http://www.rh.com.br/portal/lideranca/artigo/4430/alideranca-no-ambiente-de-trabalhopor-que-fracassam-os-planos-de-mudanca.htmal

 http://www.notapositiva.com/trab-professores/textos-apoio/psicologia/leisper

 http://www.scielo.br/pdf/rap/v40n6/10.pdf

 http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/anudo/article/view/1594/754

 http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/eficiencia-e-eficaciaconceitos-distintos-porem-interligados/11978/

 http://www.webartigos.com/articles/44374/1/comportamentoorganizacional/pagina1.html

...

Baixar como  txt (18.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »