TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Composição e Funcionamento de um Chuveiro Elétrico

Por:   •  7/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  1.414 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE AUTO- INSTRUCIONAL CHUVEIROS ELÉTRICOS

Professor: José Carlos

Alunos: Jéssica Silveira dos Santos

Lara Luiza de Oliveira Pompermayer

Raphael de Pablo Machado

Belo Horizonte

2016

Sumário

1- Introdução 3

2- Composição e Funcionamento de um Chuveiro Elétrico 4

3- Instalação e cuidados 6

4- Os principais erros de instalações elétricas 7

5- Tensões e Potências Comerciais 10

6- Principais Fabricantes 12

7- Economia e meio ambiente 15

8- Conclusão 16

9- Referências 17

1- Introdução

Tomar banho pode parecer algo bem simples hoje em dia, mais nem sempre foi assim. Há muitos anos atrás para se tomar um banho era necessário ir à rios, cachoeiras ou lagos.

A evolução do banho trouxe com ela formas diversificadas de se banhar. No inicio em rios, depois por baldes e canecos, logo em seguida vieram as mangueiras que transferiam a água até a residência das pessoas, e só mais tarde veio a ideia do chuveiro.

Os primeiros chuveiros surgiram no Egito e em Roma, e as ideias de transformar o banho em algo muito mais prazeroso também. Esquentar a água não era um trabalho fácil e era feito, ou a queima de lenha ou a gás. Mas foi no Brasil, sim, no Brasil, que surgiu a ideia de fazer um chuveiro que esquentasse a água pela energia elétrica, pois essa era a energia mais comum no país. E essa ideia teve a brilhante ajuda de um já conhecido inventor por nós, Santos Dumont. Foi ele quem inventou a regulagem de temperatura do chuveiro elétrico.

Logo na década de 40, foram desenvolvidos os primeiros chuveiros elétricos, feitos de Níquel e Cromo, uma resistência e um alto ponto de fusão. Estes chuveiros ofereciam um certo perigo, pois para que ele esquentasse a água, o registro deveria ser diretamente ligado pela pessoa, podendo levar a choques. Em sequência, uma década depois nasceu o chuveiro elétrico de plástico, o que o deixava mais seguro e versatil, pois o plástico admitia várias formas, tamanhos e curvas. Foi então criado o chuveiro que funcionava a pistão, que por sua vez era o responsável por ligar o circuito enquanto a água passava.

2- Composição e Funcionamento de um Chuveiro Elétrico

FIGURA 1- INTERIOR DO CHUVEIRO

(Fonte: Metálica, 2016.)

Analisando a imagem acima é visto que no primeiro instante é necessário a captação de água da rede que se conecta por um tipo de rolha ou adaptador no chuveiro. Após essa captação, a água fria entra na caixa do chuveiro com muita pressão, pressão essa, diferente da assistida na saída na hora do banho, o que faz com que a água acumule no interior da caixa do chuveiro. Depois de um tempo de acumulação a água empurra o diafragma, peça que serve de apoio para alguns pontos de contato elétrico. Quando o diafragma sobe, chegando a certo ponto,ele toca nos contatos que se encontra na parte superior do chuveiro, que são os responsáveis pela eletricidade pois estão conectados à rede de energia. Só aí a corrente elétrica é acionada, ligando o chuveiro.

A corrente elétrica começa então a percorrer uma resistência, peça metálica que esquenta quando os elétrons da corrente fazem o movimento de “vai e volta” por ela. Em contato com a resistência superaquecida, a água fria que se acumula no chuveiro também esquenta.

FIGURA 2- COMPONENTES DO CHUVEIRO

(Fonte: Ciência compartilhada, 2013.)

A chave possui duas temperaturas: de “inverno” e de “verão”. São elas as responsáveis pela potência da resistência e faz com que a água possa ser regulada entre mais ou menos quente.

FIGURA 3- FUNCIONAMENTO DA CHAVE DE TEMPERATURA

(Fonte: Mundo da elétrica, 2016.)

No final do banho, quando o registro é fechado, a água que sobrou no interior do chuveiro escorre fazendo com que o diafragma volte a sua posição original, e sem água para empurrá-lo, a corrente elétrica é desligada e o resistor resfriado.

3- Instalação e cuidados

FIGURA 4- INSTALAÇÃO DO CHUVEIRO ELÉTRICO

(Fonte: Blog Spot, 2010.)

A segurança é sempre muito importante quando se trata de manuseamento e instalação de qualquer tipo de aparelho elétrico. No caso do chuveiro elétrico, além dos cuidados tradicionais, como estar calçado, ter as ferramentas certas com borracha na parte de contato da mão e desligar os disjuntores, é necessário conhecer também o aparelho, como por exemplo, se possui resistência de 110 ou 220 volts, atentando sempre a instalação da sua casa, pois no futuro isso poderá trazer complicações.

Há no chuveiro elétrico duas fases e um fio terra. As fases nunca devem encostar uma na outra e o fio terra é um item indispensável, pois este fio é o responsável por transferir qualquer corrente indesejada para a terra, evitando assim que a pessoa leve choques ao tomar banho como mostra a imagem a seguir:

FIGURA 5- IMPORTÂNCIA DO FIO TERRA

(Fonte: Saber Elétrica, 2015.)

É importante se atentar também a situações imprevistas como, faíscas e mau cheiro proveniente do derretimento de fios, pois estes podem indicar que algo na instalação ou no chuveiro está errado. Se levarmos em consideração estes detalhes e cuidados, é possível evitar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (184.9 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com