TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicações corporativas

Projeto de pesquisa: Comunicações corporativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.124 Palavras (9 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 9

RESUMO

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as características, práticas e processos utilizados na empresa VALE DO NORTE - MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO, com sede em Santarém Novo, no nordeste do Pará. É feita uma descrição e análise dos métodos e estrutura de comunicação, matemática e economia da empresa e um levantamento sobre o seu mercado de atuação. O estudo, que foi produzido com base nas fundamentações teóricas abordadas no conteúdo de estudo da Universidade Paulista, ressalta as técnicas de gerenciamento dos administradores da empresa.

Palavras-chave: vale do norte, materiais para construção, estrutura de comunicação, mercado de atuação, técnicas de gerenciamento.

RESUMEN

Este trabajo presenta un resultado de búsqueda acerca de las características, prácticas y procesos en la empresa VALE DO NORTE - MATERIALES PARA LA CONSTRUCCIÓN, con sede en Santarém Novo, en el noreste del Pará. Se hace una descripción y análisis de los métodos y la estructura de la comunicación, matemáticas y economía de la empresa y una encuesta sobre el mercado de actuación. El estudio, que fue producido en la base de los fundamentos teóricos dirigidos en el contenido de estudio de la Universidad Paulista, hace hincapié en las técnicas de gestión de los administradores de la empresa.

Palabras clave: vale do norte; materiales para la construcción; estructura de comunicación; mercado de actuación; técnicas de gestión

SUMÁRIO

1. Introdução 8

2. Comunicação Empresarial 9

2.1) Estrutura de comunicação e sua importância para a alta gerência 9

2.2) Fluxo e ruídos da comunicação 9

2.2.1) Comunicação interna 9

2.2.2) Comunicação Externa 10

3. Matemática Aplicada 11

3.1) Solução para gerenciamento financeiro 11

4. Economia e Mercado 12

5. Conclusão 14

6. Referências 15

1. INTRODUÇÃO

A Vale do Norte (VN) é uma empresa nova no mercado de materiais de construção. Instalou-se em março de 2010 no município de Santarém Novo (PA), após uma pesquisa de mercado que constatou carência neste ramo de negócios e uma crescente demanda de interessados na construção civil, tanto no município escolhido para a implantação da empresa, quanto nos municípios vizinhos. Hoje a Vale do Norte busca conquistar cada vez mais clientes e a confiança destes. Para tanto investe nas novidades do mercado, mostrando ser uma empresa que se preocupa em manter seus clientes bem atualizados, oferecendo-lhes produtos da melhor qualidade.

Durante o trabalho observamos as deficiências da empresa para sua manutenção e consolidação no mercado local, apontamos as falhas e sugerimos como saná-las para uma possível expansão com filiais na região.

2. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Ao se deparar com uma nova pessoa, de imediato procuramos conhecer sua personalidade, suas qualidades e defeitos que possam ser detectados naquele instante. Se houver uma boa impressão, logo a tendência será uma aproximação maior e a possibilidade de um relacionamento produtivo.

Tal fato não se contraria quando quem está em consideração é uma organização. Conta muito para os novos empreendimentos, causar uma boa impressão aos seus futuros clientes, dando-lhes a convicção de que é possível confiar em seus produtos ou serviços.

Esta meta foi parcialmente alcançada pela Vale do Norte que, logo em seu nascimento, fez uma tímida campanha publicitária em rádio apresentando seu nome aos possíveis interessados.

2. 1) Estrutura de comunicação e sua importância para a alta gerência

Para os gerentes, que são os próprios sócios (donos) da empresa, a boa comunicação, interna e externa, é fundamental para que haja um bom funcionamento da instituição. No entanto, por se encontrar ainda em fase de crescimento, a Vale do Norte ainda não tem capacidade para contratar tantos funcionários quanto necessita para constituir o departamento específico para planejamento e execução de projetos de comunicação. Tarefa que fica então sob a responsabilidade da própria gerência que direciona parte do capital às campanhas publicitárias.

2. 2) Fluxo e ruídos da comunicação

2. 2.1) Comunicação interna

Ainda que o discurso da alta gerência seja de que a comunicação é essencial, não é possível detectar um bom relacionamento com os funcionários - que não são muitos - e Isso ocasiona um “gelo” dentro da empresa. Se não for corrigido o mais breve possível, esse pequeno empasse pode gerar enormes problemas futuramente, como por exemplo, uma revolta dos funcionários insatisfeitos com alguma condição em seu trabalho.

Uma solução seria tornar frequente a realização de reuniões entre gerência e funcionários, onde ambos se escutariam: os gerentes para ouvir o que os funcionários de baixo escalão têm a dizer sobre as condições de seu serviço, como veem a empresa em que trabalham e dar sua opinião acerca do que poderia melhorar; a gerência, por sua vez, aproveitar estas ocasiões para mostrar a visão da empresa, suas metas, missão e valores, além de poder usufruir das informações fornecidas pelos funcionários para a real melhoria organizacional da empresa. Não pode se esquecer de redigir atas e listas de presença, bem como arquivar todos os documentos relativos às reuniões. Manter as coisas bem organizadas facilita na hora das necessidades.

2. 2. 2) Comunicação externa

Nas chamadas publicitárias da VN existe certo vazio de informações. Nelas, apenas aparecem o seu nome e o mercado em que atua. Mas e os produtos, novidades e preços? Como os clientes podem conhecer sem precisar visitar a loja?

É

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com