TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Setor Industrial na atualidade

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.747 Palavras (11 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 11

Introdução

Este trabalho vem expor como a Contabilidade no Setor Industrial vem numa crescente muito importante, sendo necessário para o contador e para as Indústrias que seja feita uma união dessas duas classes visando à obtenção maior do lucro. Aqui também irei analisar as principais Demonstrações Contábeis Obrigatórias segundo CFC – Conselho Federal de Contabilidade e outros órgãos, explicando também sua suma importância para uma contabilidade detalhada.

Veremos também sobre a Contabilidade de Custos Empresariais e suas terminologias onde também veremos sobre termos como Formação do Preço de Venda com base nos custos Formação do Preço de Venda com base no mercado e ainda um pouco sobre o Mercado Interno.

Setor Industrial na atualidade

        A indústria no Brasil é nova comparada à de outros países, mas teve seus primeiros passos já no período colonial. Levou-se certo tempo, porém, para crescer satisfatoriamente no início do século XIX através de investimentos autônomos estimulados pelo período monárquico e principalmente para se solidificar e se estruturar a partir da década de 1930, com as medidas políticas dos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Hoje, o país é considerado um dos países subdesenvolvidos mais industrializados do mundo e ocupa o décimo quinto lugar no segmento em escala global.

        Os esforços do passado criaram uma intensificação na indústria brasileira, que possui um enorme e variado parque industrial produzindo bens de consumo e até mesmo tecnologia de ponta. Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc. No Brasil, as áreas de comércio, serviço público, profissionais liberais, educação, serviços bancários, de comunicação, de transporte e outras estão diretamente ligados à indústria. A industrialização no Brasil, no entanto, nunca ocorreu a nível nacional. 

        O parque industrial brasileiro atualmente está concentrado, sobretudo nos estados do Centro-Sul e nas regiões metropolitanas, embora a dispersão da infra-estrutura de transportes, energia e comunicação tenha-se espalhado espacialmente nas últimas décadas para diversas outras regiões, inclusive no interior dos estados. Essa desconcentração é uma das características atuais da industrialização brasileira contemporânea: segundo o IBGE, a concentração no Sudeste baixou para 48% das indústrias. A indústria brasileira encontra-se fortemente no sudeste, especialmente no estado de São Paulo, apesar de atualmente muitas novas unidades industriais estarem se instalando nas regiões Sul, Centro-Oeste e Nordeste.

        Devida atual padronização da contabilidade ao cenário globalizado, tem se uma mudança de gestão nas empresas industriais, a competitividade no mercado externo deve ter adaptações de regras comuns dentro da norma legais. Por isso deve aplicar toda a contabilidade industrial com demonstrações contábeis de fórum confiáveis e atualizadas.

        Baseado comercia consumista, e a principal fonte econômica. Utiliza de multinacionais localizadas em regiões com mão-de-obra barata, não se importa com o meu ambiente, exploram, poluem, destroem tudo em prol do lucro fácil. Mas também ajuda as pessoas, jogando produtos novos e tecnológicos sempre aprimorando para garantir o conforto do seu publico.

A Contabilidade como ferramenta de geração de valor para as Indústrias.

Dentro dessa realidade atual da economia industrial entra a contabilidade como à principal ferramenta de trabalho para se chegar os objetivos que se querem obter. A contabilidade traça dentro da empresa a meta em que se quer atingir e os fins em se quer chegar através claro de minuciosas informações essas que devem ser bastante precisa. O contato deve de mostrar em suas demonstrações contábeis todas as informações sobre estruturas internas, custos operacionais, despesas e margens requeridas estas devem ser claras, para que não se tome decisões que comprometam a estrutura de uma empresa. Toda vez que se pensa em fazer um investimento, as empresas devem recorrer à contabilidade e seus resultados façam uma análise sistêmica de toda a estrutura da empresa se ela tem a capacidade ou não para se lançar em um novo investimento. No caso de um novo investimento ter informações sobre de processo custos operacionais para que possa atender aos objetivos.

A contabilidade é uma ferramenta indispensável para o usuário, como o governo.

Demonstrativos Contábeis Obrigatórios

As demonstrações contábeis representam a posição patrimonial e financeira, o resultado econômico e o fluxo de caixa da empresa em determinada data. Seu objetivo é fornecer informações úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões.

Demonstrações contábeis obrigatórias

Ao fim de cada exercício social, as empresas devem elaborar, com base na escrituração contábil, as seguintes demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício - DRE; Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados - DLPA; Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL; Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC; Demonstração do Valor Adicionado - DVA; e, Demonstração do Resultado Abrangente - DRA (Lei 6404/1976, Art. 176, I a V, e NBC TG 26, item 10).

Visto que, a legislação societária admite a inclusão da DLPA na DMPL, as empresas que elaborarem essa demonstração estarão dispensadas da apresentação em separado da DLPA.

Notas Explicativas

As demonstrações contábeis em geral devem ser complementadas por Notas Explicativas e outros quadros analíticos necessários para o esclarecimento da situação patrimonial e do resultado do exercício. A NBC TG 26, item 10, letra 'e', também inclui as Notas Explicativas entre os elementos que integram o conjunto das demonstrações financeiras obrigatórias (Lei 6404/1976, Art. 176, § 4º).

Relatório da administração

Muitas empresas apresentam, juntamente com as demonstrações contábeis, o relatório da Administração, explicando as características principais do desempenho financeiro, dos riscos e incertezas que enfrentam.

Informações adicionais

Ainda, as empresas podem apresentar informações adicionais, como o Balanço Social, relatórios sobre custos e outros elementos relacionados a questões ambientais, particularmente em setores industriais.

Demonstrações contábeis consolidadas

As demonstrações contábeis consolidadas, complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos necessários devem ser elaborados: pela companhia aberta que possuir investimento em sociedades controladas, incluindo sociedades controladas em conjunto, assim consideradas aquelas em que nenhum acionista exerce, individualmente, os poderes de preponderância nas deliberações sociais e de eleger ou destituir a maioria dos administradores; e, pela sociedade de comando de grupo de sociedades que inclua companhia aberta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (139.9 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com