TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das estratégias de gestão ambiental em empresas do setor industrial

Por:   •  16/3/2016  •  Artigo  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 5

Análise das estratégias de gestão ambiental em empresas do setor industrial

    Um estudo realizado em uma população de 44 indústrias dos ramos: alimentício, vinícola, madeireiro, moveleiro, mineração, saneamento básico, construção civil, energético, gráfico e metalúrgico. A pesquisa foi realizada em agosto de 2012, obtendo uma cobertura amostral de 71% do universo das empresas cadastradas, todas elas enquadradas como micro empresas, de acordo com os critérios adotados pelo IBGE. Verificou-se que as formas e ferramentas de gestão utilizadas pelas empresas para a tomada de decisão estratégica, são informais ou inexistentes; que os procedimentos de gestão ambiental são realizados de forma precária; e que existe um número significante de empresas, nas quais não são exercidas quaisquer práticas de proteção ambiental. Em grande parte atribui-se ao insuficiente monitoramento e fiscalização da aplicação da legislação ambiental por parte dos órgãos responsáveis.

     A questão ambiental torna-se fator crítico de sucesso, as empresas devem buscar soluções e novas técnicas de gestão para tornarem-se mais competitivas no mercado de atuação, bem como responsáveis com o meio ambiente.

Gestão Estratégica

É o conjunto de atividades planejadas, intencionais, estratégicas e organizacionais, que visa integrar a capacidade interna ao ambiente externo e gestão ambiental. A área de gestão estratégica procura unir planejamento estratégico e administração em um único processo, assegura as mudanças organizacionais necessárias para sua implementação e participação nos vários níveis organizacionais envolvidos em seu processo decisório.

Gestão Ambiental

Gestão ambiental envolve planejamento, organização, e orienta a empresa a alcançar metas [ambientais] especificas, em uma analogia, por exemplo, com o que ocorre com a gestão de qualidade. Um aspecto relevante da gestão ambiental é que sua introdução requer decisões nos níveis mais elevados da administração e, portanto, envia uma clara mensagem à organização de que se trata de um compromisso corporativo. A gestão ambiental pode se tornar também um importante instrumento para as organizações em suas relações com consumidores, o público em geral, companhias de seguro, agências governamentais, etc.

A implementação de práticas ambientais corretas na empresa são necessárias devido a legislação proporcionar benefícios à imagem da empresa.

Conscientização Ambiental

O homem sempre utilizou os recursos naturais do planeta e gerou resíduos com baixo nível de preocupação com o ambiente, pois os recursos eram abundantes e a natureza aceitava sem reclamar dessas agressões. a preocupação com os efeitos ou impactos ambientais decorrentes da ação do homem no ambiente natural passou a merecer maior atenção a partir da década de 1950, motivada pela queda da qualidade de vida em algumas regiões do planeta.

Atualmente, a consciência ambiental não é apenas necessária, mas também lucrativa. Em muitas organizações essa consciência inclui ações destinadas a minimizar os efeitos

negativos sobre o ambiente físico, ou melhorar sua qualidade, satisfazendo os desejos e

necessidades dos clientes.

A Empresa Ecológica e Competitiva

A conscientização ambiental levou as empresas a uma maior procura pela sustentabilidade ambiental, as organizações têm direcionado cada vez mais os seus negócios de forma mais acentuada em relação ao meio ambiente, e várias são as formas de fortalecer as organizações frente à questão ambiental tornando-as mais competitivas.

As organizações devem estar aptas a desenvolver estratégias socioambientais, visando a conseguir vantagens competitivas por meio de um correto posicionamento  mercadológico, em busca de maiores fatias de mercado ou no atendimento adequado de seu nicho mercadológico. As razões que levam as organizações a melhor se estruturarem para atender este aspecto e consequentemente ganhos notáveis de competitividade são: a maior satisfação de seus clientes; melhoria da imagem da empresa; conquista de novos mercados; redução de custos; melhoria de desempenho da empresa; redução de riscos; maior permanência do produto no mercado; maior facilidade na obtenção de financiamentos; maior facilidade na obtenção de certificação e, demonstração aos clientes, vizinhos, acionistas.

Resíduos Industriais

A poluição vai existir toda vez que resíduos (sólidos, líquidos ou gasosos) produzidos por micro-organismos, ou lançados pelo homem na natureza forem superior à capacidade de absorção do meio ambiente. A poluição é essencialmente produzida pelo homem e está diretamente relacionada com os processos de industrialização e a consequente urbanização da humanidade. Os resíduos industriais constituem um motivo de preocupação das autoridades e órgãos ambientais. Essa preocupação deve-se principalmente à quantidade que vem sendo geradas como resultado da alta industrialização. O governo federal através do Ministério do Meio Ambiente – MMA e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA está desenvolvendo um projeto para caracterizar os resíduos industriais através de um inventário nacional, para traçar e desenvolver uma política de atuação, visando reduzir a produção e destinação inadequada de resíduos perigosos (MMA, 2010).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (106.5 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com