TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos E Princípios De Sistema

Casos: Conceitos E Princípios De Sistema. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  846 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

As empresas hoje em dia buscam a excelência em prestação de serviços, e utilizam a tecnologia existente no mercado para auxiliar nesta busca.

Com a crescente evolução tecnológica podemos observar a criação de novos produtos, evolução de hardware, software que são utilizados para criação de sistemas de informação.

Empreendimentos utilizam sistemas de informação como à principal ferramenta para criar novos produtos ou serviços, a fim de gerar lucro acima de tudo.

A utilização deste meio tecnológico pelas empresas é aplicada de acordo com suas necessidades ou foco de negocio.

Podemos identificar conceitos, princípios e modelos de sistemas a serem utilizados por estes empreendimentos para garantir satisfação do cliente e do usuário.

Embasamento Teórico

1.0 Conceitos e princípios de sistema

Analisando sistemas como um todo, devemos compreender seus conceitos ou perspectivas tanto no modo tecnológico quanto organizacional.

Um sistema pode ser definido como um conjunto de componentes inter-relacionados que coletam, processam e distribuem informações seja para tomada de decisão ou dar apoio a esta decisão.

Com base nos estudos sobre Teoria Geral de Sistemas, podemos observar alguns conceitos sobre Sistemas de informação, entre eles podemos citar dados, informação e conhecimento.

Podemos definir dados de uma maneira geral como uma seqüência de fatos brutos que representam eventos que ocorrem antes de serem organizados. Podemos definir também de modo sistêmico como um caractere, uma cadeia de caracteres ou número isolado que não transmite nenhum conhecimento, ou simplesmente algo armazenado ou depositado.

Informação é um conjunto de dados apresentados de uma forma significativa ou útil para que se possa compreender.

Quando uma informação é interpretada, possibilitando uma tomada de decisão ou ação especifica, pode ser chamada de conhecimento. Este podendo ser utilizado para analise de atividades organizacionais, resolução de problemas ou criação de novos produtos.

(Laudon, Kenneth C., 1944).

Tais conceitos se encontram em funcionamento como entradas, processamentos e saída de elementos de um sistema empresarial que buscam atingir suas metas.

Há também a possibilidade de sistemas informatizados chegarem à entropia, ou seja, se deteriorarem ou perderem capacidade de funcionamento.

Para evitar o mesmo manter em constante manutenção, o sistema apresenta equilíbrio, o seu nível de desempenho fica em torno de um ponto ótimo, quando livre de interferências externas, referenciando assim Homeostase.

Tal equilíbrio facilita a conclusão dos processos estabelecidos para gerenciamento, tornando assim com que todas as partes interligadas consigam um resultado em comum tornando claro o conceito de sinergia.

2.0 Sistemas Integrados

Os sistemas integrados são um modelo tecnológico utilizado pelas empresas por serem instrumentos eficazes e facilitam as operações de uma empresa e aprimora suas tomadas de decisões.

Um sistema integrado reduz custos, aumenta produtividade, aprimora processos, cria um padrão e uma reação positiva de clientes. Estes são alguns benefícios que fazem as empresas investirem.

2.1 ERP

O ERP (Enterprise Resource Planning) é um software que tem por objetivo integrar todos os setores e fluxos de informações de uma empresa em um só sistema que atenda todas as necessidades. Assim todas as mudanças realizadas num

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com