TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos de Data Warehouse

Seminário: Conceitos de Data Warehouse. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  Seminário  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 4

Aula tema: Conceitos de Data Warehouse. Projeto de Data Warehouse + CRM. Ambiente de Data Warehouse.

Esta atividade é importante para que você compreenda o conceito de Data Warehouse e suas funções como “repositório” de informações. Nesta etapa deverá ser feito o levantamento conceitual de Data Warehouse e sua estrutura de operação.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Elaborar um descritivo, em no máximo 1 página, em que definam o conceito de Data Warehouse. Desenvolver a definição com base em sua estrutura em camadas, situação que se torna útil sua utilização e a importância que possui no ponto de vista da gestão de negócios e tomada de decisão.

Passo 2 (Equipe)

Elaborar um comparativo a respeito da diferença entre “tabela Fato” e “tabela Dimensão” tomando como base suas aplicações e representações. Juntar ao descritivo um exemplo para tabela “Fato” e outro para tabela “Dimensão” de forma que apresente seu funcionamento e as relações entre si. Se preferirem, utilizem esquemas e gráficos para melhorar a apresentação.

Passo 3 (Equipe)

Identificar:

a) o “fato”, segundo os conceitos de Data Warehouse, existente na proposta apresentada no desafio. Descrever a forma que a equipe levou para essa escolha.

b) a(s) “dimensão(ões)”, segundo os conceitos de Data Warehouse, para o fato identificado no passo anterior. Descrever como a equipe fez essa escolha.

CST em Gestão da Tecnologia da Informação - 44ª. Série - Administração de Banco de Dados

Roberto da Silva Lobo

Pág. 4 de 6

Passo 4 (Equipe)

Elaborar o Relatório 1 em formato ABNT com as informações levantadas nos passos anteriores e entreguem ao cliente para apreciação. Esse relatório poderá ser utilizado nos passos a seguir.

ETAPA 2 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula tema: Arquiteturas de DW. Modelagem de Dados para Data Warehouse.

Esta atividade é importante para que você compreenda os conceitos de arquitetura e modelagem de Data Warehouse.

Para realizá-la é importante seguir os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Equipe)

Elaborar um esquema em que apresente a arquitetura de um Data Warehouse, pontuando a função de cada componente da arquitetura e como eles se relacionam.

Passo 2 (Equipe)

Desenvolver um comparativo a respeito da modelagem de dados para Data Warehouse e modelagem de dados tradicional, com foco no formato de organização/ordenação dos dados (normalização). Em seguida, elaborar um breve descritivo, em no máximo uma página, sobre o conceito de Data Marts e sua relação com o Data Warehouse. Identificar no mínimo quatro Data Marts que podem ser implantados na estrutura de Banco de Dados atual.

Passo 3 (Equipe)

Analisar e comentar a visão multidimencional, em forma de cubo, em que são apresentados os dados em uma arquitetura de Data Warehouse, tomando por referência o conceito de dimensões.

Passo 4 (Equipe)

Reunir as informações levantadas nos passos anteriores em um relatório (Relatório 2) e apresentar ao cliente para apreciação.

ETAPA 3 (tempo para realização: 5 horas)

 Aula tema: Utilização de Banco de Dados Oracle para criação de um DW visando o PMA.

Esta atividade é importante para que você adquira conhecimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com