TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Data Warehouse

Exames: Data Warehouse. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  554 Palavras (3 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito e aplicação nas organizações de Data Warehouse.

Explicando os termos: Data (dados) + Warehouse (armazenagem), temos armazém de dados. Num armazém você pode encontrar uma grande quantidade de itens, produtos, variações de preços, etc. Criou-se o termo data Warehouse para transformar dados em informação.

É um conjunto de tecnologias com o objetivo de converter uma grande quantidade de dados em informações utilizáveis. Para as organizações o Data Warehouse transforma um banco de dados operacional num ambiente que permite o uso estratégico dos dados. É um ambiente e não um produto..

Desde a origem da utilização dos bancos de dados eletrônicos, com o passar dos anos, em suas novas versões e modelos, eles começaram a ficar mais flexíveis, rápidos e com uma capacidade de armazenamentos de dados muito grande. Uma maneira de trabalhar com grandes volumes de informação é criar um Data Warehouse (DW).

Quando uma organização necessita de decisões importantes, as quais podem influir nos seus rumos, é muito provável que ela, por meio de seus técnicos e corpo administrativo, procure basear suas decisões em informações históricas.

Um Data Warehouse pode fornecer exatamente isso: uma base de dados em que é possível gerar toda informação histórica. Esta última significa colocar a informação de modo muito simples.

Uma característica importante do Data Warehouse é que ele é um banco de dados desenhado para realizar tarefas analíticas utilizando dados de diferentes aplicações.

Um fator crítico para o sucesso é ter a habilidade para utilizar as informações de forma eficaz. O uso estratégico de dados pode resultar em descobertas não detectadas anteriormente com o conhecimento dessas informações, uma empresa pode formular estratégias de mercado, negócios e vendas mais eficientes.

Os objetivos de um DW são:

Combinação de dados;

Harmonização dos dados;

Limpeza dos dados;

Tradução dos dados, como produtos guardados com um código crítica;

Permitir a utilização dos dados para processamento analítico isolando a base de dados transacional;

Antecipar pedidos (gerando “query” e relatórios) com freqüência e satisfaze-los mais eficientemente (ex: guardando dados agregados por produto, loja, etc.).

Com isso tem-s múltiplas opções:

· Geração de relatórios e gráficos = traz informações necessárias para sua criação em uma única fonte de dados. Isso elimina atrasos e erros.

·

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com