TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Data Warehouse

Exames: Data Warehouse. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/8/2014  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O grande crescimento do ambiente de negócios, médias e grandes empresas armazenam também um alto volume de informações, onde que juntamente com a tecnologia da informação, a correta extração destas informações é um fator chave para se conseguir destaque no mercado cada vez mais competitivo.

Este manancial de informação, quando aproveitado de forma eficaz, desempenha um papel fundamental no sucesso das organizações, afinal vivemos numa sociedade tecnológica onde a informação acumulada é muito valiosa, sendo assim a informação “tratamento de dados”, irá determinar a eficiência da empresa e quais as melhores decisões devem ser tomadas.

Data Warehouse

Segundo Date (2004) “Data Warehouse (que no português significa, literalmente armazém de dados) é um deposito de dados orientado por assunto, integrado, não volátil, variável com o tempo, para apoiar as decisões gerenciais”.

Orientado por assunto

Refere-se aos sistemas transacionais organizados em uma determinada aplicação de uma empresa. A orientação por assunto é uma característica importante, pois toda a modelagem do DW é orientada a partir dos principais assuntos da empresa. Por exemplo uma empresa de arrecadação de impostos, onde os principais assuntos são os cadastros de contribuintes, impostos a recolher.

Integrado

Essa é a característica mais importante do DW, pois trata da integração, que é feita do ambiente operacional para as aplicações do DW. A integração é realizada visando padronizar os dados dos diversos sistemas em uma única representação, para serem transferidos para a base de dados única do DW.

Não volátil

Nos sistemas transacionais os dados sofrem diversas alterações como, por exemplo, a inclusão, alteração e exclusão de dados. No ambiente do Data Warehouse os dados, antes de serem carregados, são filtrados e limpos “gerando informação”. Após esta etapa esses dados sofrem somente operações de consulta e exclusão, sem que possam ser alterados, e esta característica representa a não-volatilidade.

Variável com o tempo

A variação em relação ao tempo consiste na manutenção de um histórico de dados em relação ao período de tempo maior que dos sistemas comuns, isto significa que as técnicas de mineração de dados não são aplicadas em tempo real, de forma a não comprometer o desempenho dos bancos transacionais OLTP. Ao analisarmos um dado de um DW, o mesmo sempre estará relacionado a um período determinado de tempo, pois terá uma chave de tempo que irá indicar o dia no qual esses dados foram extraídos.

O DW consiste a junção de diversas tecnologias que permitem fazer consulta no banco de dados, para posterior análise das informações. Devido ao ambiente projetado, o DW tem uma única fonte de dados, que facilita muito o trabalho do analista, porque os dados que lá existem estão tratados e não há redundância das informações.

Elementos básicos do DW

Abaixo podemos visualizar os elementos básicos que compõem as arquiteturas de um Data Warehouse.

Figura 1 - Elementos DW

Fonte de dados

Sistemas transacionais da empresa, pode ser composto por diversas formas de dados.

Data Stage

Composta por uma área de armazenagem e um conjunto de processos. Sua função é extrair os dados dos sistemas transacionais, proceder a limpeza, a transformação, combinação, de duplicação e preparação dos dados para o uso no DW. Estes dados não são apresentados ao usuário final.

Servidor de apresentação

Ambiente onde os dados são organizados e armazenados para consulta direta pelos usuários finais. Normalmente os dados estão disponíveis nestes servidores em bancos de dados relacionais, mas também podem estar armazenados em tecnologia OLAP (OnLine Analytical Processing ) já que muitos data marts trabalham apenas com dados no modelo dimensional.

Data Mart

Subconjunto lógico do DW, geralmente divididos por departamento ou visões necessárias para os usuários.

Data Mining

Também conhecido como mineração de dados, o Data Mining trabalha em grandes massas de dados onde existem muitas correlações entre os dados que não são perceptíveis facilmente. Os Data Warehouses são constituídos, normalmente, de imensa quantidade de dados, há necessidade de uma ferramenta para varrer automaticamente o DW a fim de pesquisar tendências e padrões através de regras pré-definidas que dificilmente seriam encontrados em uma pesquisa comum.

Ferramentas de acesso aos dados

Maneira em que os dados são extraídos e integrados com cada processo distinto do DW. As funções para a transformação dos dados são:

• Extração: retirada dos dados dos sistemas transacionais e armazenagem na área de data stage;

• Carga de dimensões processadas: realimentação do processo para garantir a representação correta dos dados em novo formato.

• Carga, Replicação e Recuperação: quando pronto, o dado é carregado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com