TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Data Warehouse

Por:   •  23/1/2014  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 2

O ambiente organizacional está cada vez mais mutável, e isso exige que as organizações tomem decisões de forma rápida e eficiente. O conhecimento é um bem importantíssimo para que uma organização consiga sobreviver nesse ambiente turbulento no qual está inserida. Esse conhecimento é construído a partir de dados e informações coletadas e processadas.

Esses dados são encontrados em um banco de dados que as empresas usam para monitorar transações básicas, como pagamento a fornecedores, processamento de pedidos, entre outros, mas elas também precisam de banco de dados para obter informações que a ajudem a administrar o negócio de maneira mais eficiente e, ao mesmo tempo auxiliem gerentes e funcionários a tomar melhores decisões. Assim, com a evolução da Tecnologia da Informação e o aumento do uso de computadores conectados em rede, as empresas vem buscando soluções baseadas em Sistemas de Informação automatizados para controlar seus processos mais importantes. A base desses sistemas, como dito anteriormente é em geral um banco de dados, que com o passar do tempo acaba armazenando uma grande quantidade de dados relacionados aos negócios, mas não relacionados entre si.

Em uma grande empresa, com grandes bancos de dados ou grandes sistemas para funções separadas, como manufatura, vendas e contabilidade, são necessários recursos e ferramentas especiais para armazenar e analisar vastas quantidades de dados e extraí-los de múltiplos sistemas. Entre esses recursos estão o Data Warehouse e Data Minig.

Segundo William Inmon (1999), um Data Warehouse, ou “Armazém de Dados”, pode ser definido como um banco de dados especializado, o qual integra e gerencia o fluxo de informações a partir de dados corporativos e fontes de dados externas à empresa.

Os dados originam-se de muitos sistemas operacionais centrais, podendo incluir ainda dados advindos de transações em sites. O Data Warehouse consolida e padroniza as informações oriundas de diferentes bancos de dados operacionais, de modo que elas possam ser usadas por toda a empresa para análise gerencial e tomada de decisões.

Os dados estão disponíveis a todos para acesso conforme a necessidade, mas não podem ser alterados. Um sistema de data warehouse também oferece uma gama de ferramentas ad hoc padronizadas, como ferramentas para consulta, ferramentas analíticas e recursos para relatórios gráficos. Muitas empresas usam portais de intranet para disponibilizar as informações do data warehouse a todo o público interno.

Como afirma Willian Inmon, o principal objetivo do Data Warehouse é tornar as informações corporativas acessíveis para o seu entendimento, gerenciamento e uso. E algumas questões na implantação do Data Warehouse deve ser consideradas como verdadeiros desafios como: Integração de dados e metadados de várias fontes; Qualidade dos dados: limpeza e refinamentos; Sumarização e agregação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com