TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conclusao Teor de Asfaltenos no Petróleo

Por:   •  5/9/2016  •  Dissertação  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

A perfuração de um poço de petróleo , em terra ou no mar(offshore), e um trabalho continuo e que so se conclui ao ser atingida a profundidade final programada pelos estudos geológicos . A perfuração e feita utilizando-se uma estrutura metálica, torre ou mastro , de 30 a 40 metros. Bem como de seus equipamentos auxiliares, tais como : bombas de lama; colunas de tubos e comandos ; tanques de lama , de diesel, de cimento,etc;

A torre tem finalidade de sustentar a tubulação  vertical , em cuja extremidade é colocada uma broca , a qual irá perfurar as rochas da subsuperfície , através da rotação e peso sobre elas.

A fim de evitar a entrada de fluidos das formações ,desmoronamentos e para trazer o material perfurado do fundo do poço para a superfície , são utilizados fluidos especiais  , chamados, de lama de perfuração .Assim que os cascalhos perfurados atingem a superfície, arrastados pela lama de perfuração eles são analisados pelo geólogo,para identificar as formações geológicas atravessadas pela broca e, com isto, identificar se há ou não ocorrência de petróleo.Mesmo que não ocorram estes indícios , os poços sempre fornecem maiores conhecimentos sobre a região explorada , possibilitando novas interpretações geológicas da área .

As Sondas e plataformas de perfuração

As sondas são divididas em duas categorias: as terrestres e as marítimas. As terrestres são todas semelhantes , mas as marítimas tem cinco tipos básicos, cada um designado para perfurar em um meio marítimo especifico , a saber :auto- eleváveis , fixas,semi – submersíveis e navios- sonda.

Componentes de uma Sonda de perfuração

As sondas de perfuração são compostas de três sistemas essenciais: sistema de elevação,sistema de circulação e sistema de rotação .Há mais dois sistemas , não essenciais , que são o sistema de compensação de ondas e o sistema de prevenção de erupções.

Os fluidos de perfuração

Este fluido precisa ter características muito especiais para que atinja as suas finalidades. Assim sendo, as empresas de perfuração tem , em seu corpo técnico , químicos especializados para o tratamento destes fluidos , pois são essesnciais para a manutenção das paredes do poço.

As características principais dos fluidos de perfuração são :

-Refrigerar as brocas de perfuração

-Ter uma viscosidade suficiente para arrastar os cascalhos formados no fundo do poço para superfície.

-Possuir uma tensão superficial e densidade suficiente para manter em suspensão os cascalhos contidos na lama durante a paralisação da perfuração, enquanto se fazem as coneccões  dos tubos, durante a perfuração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (43.6 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com