TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condicionantes Geológicos de Fundações

Por:   •  23/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.895 Palavras (12 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 12

AUTARQUIA DO ENSINO SUPERIOR DE GARANHUNS (AESGA)

FACULDADES INTEGRADAS DE GARANHUNS (FACIGA)

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA CIVIL

ANNY BEATRIZ CARVALHO DE SANTANA

LEANDRO RAMOS DA COSTA ALBUQUERQUE

WILLAN DO NASCIMENTO SILVA

CONDICIONANTES GEOLÓGICOS DE FUNDAÇÕES

GARANHUNS

2019

ANNY BEATRIZ CARVALHO DE SANTANA

LEANDRO RAMOS DA COSTA ALBUQUERQUE

WILLAN DO NASCIMENTO SILVA

CONDICIONANTES GEOLÓGICOS DE FUNDAÇÕES

Pesquisa bibliográfica entregue à Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA), como pré-requisito para composição de nota da disciplina de Geologia Geral, do curso de Engenharia Civil das Faculdades Integradas de Garanhuns.

Solicitado por:

Profª. Krystal de Alcântara Notaro.

GARANHUNS

2019

SUMÁRIO

1   CONSIDERAÇÕES INICIAIS .............................................................          4      

2   GEOLOGIA E FUNDAÇÕES .............................................................           6

2.1   Fundações Superficiais.................................................................            9

2.2   Fundações Profundas ...................................................................            9

3  SONDAGEM DO SOLO.......................................................................          10

3.1 Sondagem a Trado............................................................................

3.1.1 Trados manuais..............................................................................

3.1.2 Trados mecânicos..........................................................................

3.2 Sondagem SPT.................................................................................

3.3 Sondagem Rotativa..........................................................................

4 CONDICIONANTES GEOLÓGICAS....................................................            11

8   CONCLUSÃO...................... .............................................................             13

REFERÊNCIAS .....................................................................................             14

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A construção de edificações em geral tem como necessidade o estudo do solo voltado a análise dos seus componentes e fatores que podem gerar reações em uma estrutura após a implantação das fundações necessárias. Neste estudo, devem ser consideradas as cargas atuantes da estrutura, o que exigirá que o solo suporte a carga sem danificar a estrutura através de movimentos ou baixa resistência.

As fundações são de suma importância para as obras, visto que, são elas que devem ser projetadas para suportar o peso e manter a edificação fixa e nivelada ao terreno em que está inserida. Por isso, devem ter resistência adequada para suportar todas as tensões. No entanto, é necessário que o solo apresente a resistência e rigidez solicitada pela estrutura para que não ocor+ra deformações que venham comprometer a estrutura.

Este trabalho foi feito através de pesquisas bibliográficas, visando expor a importância do conhecimento do solo em edificações residenciais e comerciais, baseando-se em pesquisas executadas pelo grupo.

  1. GEOLOGIA E FUNDAÇÕES

Com a aceleração da construção civil aparecem os grandes desastres que ocorrem em obras por falta de planejamento e conhecimento técnico suficiente, o engenheiro civil tem se tornado cada vez mais necessário em pequenas e grandes obras. Isso tem ocorrido devido a necessidade de estudos do solo antes da execução de uma obra que podem trazer conclusões acerca da fundação e armação necessária para o início de uma construção.

As fundações são elementos de uma estrutura que tem como função transmitir as cargas de uma estrutura ao terreno onde ela se apoia (AZEVEDO, 1988). Logo, as fundações devem possuir resistência para suportar as tensões e rigidez, assim, impedindo que uma estrutura não sofra ruptura.

Fundações bem projetadas correspondem de 3% a 10% do custo total de uma obra; porém, se forem mal concebidas e mal projetadas, podem atingir 5 a 10 vezes o custo da fundação mais apropriada para o caso (BRITO, 1993).

        O solo, por sua vez, irá impor condições para a inserção de uma fundação. A fundação deve apresentar características que obedeçam aos critérios exigidos pelo solo para que a estrutura esteja segura.

Portanto, é imprescindível o conhecimento da geologia aplicada à engenharia na construção de obras localizadas em regiões desconhecidas, obras extensas, grandes pontes etc., onde, mapeando o risco e conhecendo o terreno antes da execução do projeto é possível resolver os possíveis problemas associados ao solo em estudo.

Atualmente, existem dois tipos de fundações que são utilizados na construção civil, as superficiais (ou rasas) e as profundas. As fundações rasas são aquelas que as cargas da edificação (superestrutura) são transmitidas ao solo logo nas primeiras camadas. As fundações são classificadas como profundas quando possui no mínimo 3,0m de comprimento ou estar assentada em uma profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta.

  1. FUNDAÇÕES SUPERFICIAIS

As fundações superficiais são tipicamente projetadas com pequenas escavações no solo não sendo necessários grandes equipamentos para execução.

De acordo com a NBR 6122/1996, as fundações diretas ou superficiais são aquelas em que a carga é transmitida ao solo, predominantemente pelas tensões distribuídas sob a base do elemento estrutural de fundação, estando assente a uma profundidade inferior a duas vezes o valor da menor dimensão do elemento estrutural da fundação. Os elementos de fundação superficial que se enquadram nesta definição são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (231.2 Kb)   docx (96.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com