TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condições Operacionais Petróleo

Por:   •  5/3/2016  •  Resenha  •  5.607 Palavras (23 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 23

O projeto básico são os documentos que definem todos os dados de entrada e condições que são necessárias para a concepção da válvual submarina. O Projeto Básico define todos os requisitos regulamentares, códigos e normas, requisitos da operadora, os critérios de projeto, as condições operacionais, as condições ambientais, cargas e fatores de segurança que serão usados para o dimensionamento.Sempre que possível, os dados de entrada (e quaisquer hipoteses feitas onde faltam dados), devem ser acordados entre a Operadora e a Projetista, e se houverem requisitos ambíguos ou conflitantes devem ser resolvidos antes da concepção e início dos trabalhos de engenharia.

Algumas condições operacionais são listadas a seguir:

  • Missão Projetado (30 anos de vida útil);
  • Parâmetros Ambientais;

- Dados sobre água do mar - Densidade, valor pH, resistência elétrica, salinidade, temperatura mínima e máxima;

- Temperatura do ar - Temperaturas mínima, máxima e médias;

- Dados do solo marinho - Descrição, a força de cisalhamento, coeficientes de atrito, densidades;

- Crescimento de vida marinha - Valores máximos e variações, densidade de crescimento marinho;

- Dados das correntes marinhas - Corrente em função da profundidade da água, direção e tempo de retorno;

- Dados sobre ondas - Ondas significativas e máximas, os períodos associados, espectros de onda, diagrama de dispersão, em função da direção e tempo de retorno;

- Níveis das marés - Maior/menor maré astronômica, tempestade;

- Lâmina d’água de instalação do equipamento (Design water depth, water depth variations LDA = 2600 a 3500 metros);

  • Distância da superfície do mar à unidade de potência hidráulica (AG = 30 metros);
  • Parâmetros do fluído interno, composição química dos fuídos, todos os parâmetros dos fluidos internos relevantes devem ser especificados, como por exemplo:

- Temperatura mínima de projeto de -50 ° F (-46 °C );

- Temperatura máxima de projeto de 350 ° F (177°C);

- Temperatura de operação ou perfil de temperatura ao longo da vida de serviço;

- Pressão interna;

- Pressão de operação, com o perfil ao logo da vida de serviço;

- Pressão máxima de trabalho Pt = 15000 psi;

- Pressão mínima de projeto;

- Pressão do ambiente Pa = 3.809 psi;

  • Descrição do fluido/fluxo, o tipo de fluido e regime do fluxo;
  • Parâmetros da taxa de fluxo:

- Viscosidade cinematica do fluido de produção (v = 2,7.10-6 m²/s);

- Grau API do oleo produzido (API = 25°);

- Massa especifica do fluido de controle (ρfc = 1060 kg/m³);

  • Vazão
  • Ambiente externo,
  • Perfil de produção;
  • Pressão máxima de trabalho do atuador (PMTA) especificada;
  • Composição do fluido deve considerar os seguintes tópicos:

- Todos os parâmetros que definem as condições de serviço dos agentes corrosivos, incluindo os ácidos orgânicos, cloretos, etc.

- Quantidade de produtos químicos injetados incluindo inibidores de corrosão, de hidratos e solventes de parafina;

  • - Concentração de areia e distribuição de partículas de areia;
  • Definição de serviço, incluindo pressão parcial de CO₂ e H2S, e composição da água;
  • O desenvolvimento do reservatório é importante na concepção do projeto das válvulas submersas e devem ser observados os seguintes itens:

1. Performance do Reservatório
Como será o desempenho do reservatório ao longo de toda a vida do campo podem ter impactos profundos sobre o projeto e especificação dos materiais contrutivos das válvulas. As válvulas não podem simplesmente ser dimensionadas para proporcionar o produção máxima. Como a válvula será operada em diferentes fases da vida do campo isto deve ser levado em conta. Diferentes taxas de óleo, água, gases e com taxas de fluxo de fluídos irão resultar em um comportamento de fluxo diferente dentro da válvula, durante a vida do poço. Assim, para especificar corretamente os materiais metálicos de uma válvula e formular as estratégias para lidar com os diterentes comportamentos do reservatório ao logo de sua vida produtiva devem ser consideradas e bem compreendidos.

2. Pressão do Reservatório e temperatura

Tanto a pressão do reservatório e a temperatura afetarão a definição dos materiais da válvula. A pressão do reservatório está diretamente relacionada com a pressão do poço, o que afetará a pressão de operação da válvula. A pressão muito elevada do reservatório pode exigir uma metalurgia especial para a vávula e pode elevar o custo do material de forma dramática. Por outro lado, se a pressão no reservatório for muito baixa, o gás de elevação (gás-lift) ou outros mecanismos de elevação artificial podem ser necessários. O gás-lift pode afetar o projeto da válvula. O gás-lift pode implicar em efeitos ainda piores de resfriamento tipo Joule-Thomson e causar preocupações com a metalurgia. Efeito Joule-Thomson (queda de temperatura) está associada ao gás que flui através do produto pela ação do choke, onde pode ocorrer grande queda de pressão. O gás-lift também pode fazer com que o fluxo de fluido no interior da válvula fique estável ou instável.

A temperatura do reservatório também pode afetar metalurgia da válvula. A temperatura muito elevada do reservatório pode exigir a utilização de materiais especiais e elevar os custos.
Temperaturas extremamente altas ou baixas também podem restringir a flexibilidade do projeto.

3. Formações Reservatório
A formação do reservatório pode ser classificada como consolidada ou não consolidada. As areias marinhas depositadas, como formações de arenito, são frequentemente cimentadas com minerais calcários ou siliciosas e podem ser fortemente consolidadas (Bradley et al., 1992). Mioceno e areias mais jovens são muitas vezes não consolidadas ou apenas parcialmente consolidadas com argila mole ou lodo.
Com formações consolidadas, grãos individuais tendem a mover-se facilmente, especialmente quando houver aumento da pressão, que muitas vezes associadas a alta produção e altas taxas de fluxo. Este fato contribui para acelerar a erosão da válvula. Que tipo de formações os reservatórios são constituídos e a probabilidade de produzir areia na produção de petróleo são peças importantes para os engenheiros no projeto de válvulas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (462.3 Kb)   docx (138.8 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com