TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Empresarial

Ensaios: Contabilidade Empresarial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.591 Palavras (11 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 11

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CIÊNCIA CONTÁBEIS

FRANCIELLI CRUZ MORAES

CONTEXTO EMPRESARIAL

Araçatuba

2013

FRANCIELLI CRUZ MORAES

CONTEXTO EMPRESARIAL

Trabalho apresentado ao Curso Ciência Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina do 1º Semestre [ Contabilidade Básica, Introduçãoao Direito Público e Privado e Fundamentos da Administração]

Prof. Vânia de Almeida Silva Machado.

Araçatuba

2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4

2. DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO..................................................................5

3. CONCLUSÕES FINAIS...........................................................................................9

4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................................10

INTRODUÇÃO

O Contexto empresarial vem a partir das organizações, sejam em suas formas mais primitivas até as mais complexas, permearam toda a história de nossa civilização e graças a elas que o homem conseguiu concretizar idéias que sozinho não seria capaz de realizar. Ao longo da evolução de sua história, o homem foi-se tornando cada vez mais dependente dos laços que o uniam às organizações e entendê-las, como melhor por os recursos disponíveis para o alcance das necessidades individuais e do coletivo, tornou-se fundamental. Mas foi somente no início do século XX que estudos voltados para essa temática que criou a teoria acerca das funções administrativas onde toda organização desenvolveria quatro áreas voltas para a sua funcionalidade operacional: planejamento, direção, controle e organização.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO

CONCEITO DE FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

O atual trabalho visa articular o Contexto Empresarial em Ciências Contábeis, procurando acercar-se as funções administrativas, patrimônio, fonte de recurso, análise de marcado, demanda, oferta e equilíbrio de mercado e suas estruturas, finalizando com a contabilidade social como uma ferramenta de informação e responsabilidade social.

Atualmente nas empresas buscam atender as novas necessidades do mercado competitivo, o qual exige dos empresários uma gestão socialmente responsável.

Sendo a função administrativa consistir em um processo administrativo onde se estabelecem os objetivos ou metas organizacionais e os melhores meios de como alcançá-los por meio da organização dos recursos disponíveis. É conter como a primeira função administrativa devido a sua tamanha importância de envolver a solução de problemas e a tomada de decisões não só quanto às alternativas futuras, mas também às alternativas do presente.

É no planejamento que norteia a organização durante todo seu ciclo operacional utilizando-se da aquisição de informações provenientes do meio que a envolve (ameaças e oportunidades de mercado, por exemplo), da análise e interpretação dessas informações, e da tomada de decisões (elaboração de planos).

Função administrativa na qual a organização avalia suas realizações contidas no planejamento com o objetivo de mensurar, monitorar e acompanhar o sucesso ou fracasso de suas atividades. Por esta definição, percebe-se que o planejamento e o controle estão intimamente ligados. Enquanto o primeiro estabelece o que fazer e como fazer, o segundo cria os meios pelo qual será feita a avaliação de como estão sendo feitas as atividades para a realização dos objetivos e metas organizacionais.

A organização como função administrativa consiste em desenvolver métodos apropriados de melhor dispor recursos, não só matérias como também recursos humanos, necessários ao alcance dos objetivos e metas da organização de acordo com o plano estratégico. Sendo assim, a função administrativa de organizar está relacionada ao ato de planejar. Nas palavras de “se não soubermos para onde estamos indo, não saberemos como nos organizar para chegar lá”. Montana e Charnov , 2000.

Uma organização como função administrativa pode ser entendida como um conjunto de recursos integrados em um sistema para atingir determinado conjunto de objetivos. Os recursos que uma organização utiliza podem ser dimensionados em dois grandes gupos interdependentes que forman o capital e o trabalho. Será por meio do aproveitamento da sinergia dos esforços desses recursos que a organização alcançará os seus resultados.

Por meio das organizações, podemos satisfazer a nossas necessidades de realização profissional

Para que as funções administrativas de planejar, controlar e organizar se efetuem, é necessário que outra função lhes dê o suporte para sua realização. Assim surge o papel da direção como função que guia as atividades dos membros da organização nos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com