TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle da poluição hidrica - questionario

Por:   •  6/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.869 Palavras (8 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 8

1)Comente a respeito das primeiras formas utilizadas pelos homens para o transporte de água.

Qnats surgiu a 1000 A.C no Oriente Médio era feito uma galeria com certa declividade com 40 a 45 m construída a uma profundidade média de 120m da fonte d’agua. Ao longo das galerias de forma a otimizar o processo para não se ter somente agua da fonte, tubos eram direcionados a superfície de forma a captar agua da chuva. Os aquedutos foram criados pelos Romanos em 312 A.C, onde era captado agua de muitos rios e lagos.

2)A produção dos aquedutos garantiu um grande desenvolvimento do império romano. No entanto, verificou-se um decréscimo na qualidade da água, por que?

Os romanos necessitavam de muita água para suas atividades e também para o abastecimento domiciliar, das termas e chafarizes. Inicialmente, eles simplesmente captavam água dos mananciais mais próximos, entretanto, a água excedente foi utilizada para dejetos de fezes e urinas e descartados em rios ao invés de enterra-los. Com o passar do tempo, eles ficavam poluídos em função do depósito de esgoto sem nenhum tratamento. O primeiro rio a ser poluído foi o Tibre.

3)O ciclo hidrológico garante um suprimento constante de água na superfície do planeta. Do total de água doce precipitada, que percentual está prontamente disponível nos corpos hídricos superficiais e nos aquíferos?

97,5% é água salgada.

2,5% é água doce, desses, 74% está no estado sólido, 25,6% esta nos aquíferos. Os 0,4% restantes são as águas superficiais.

4)Quais as possíveis consequências da ocorrência do runoff ou escoamento superficial nas áreas em que ocorre?

O escoamento superficial consiste no deslocamento das águas sobre a superfície do solo, em função da precipitação. A agua escoada leva consigo partículas do solo e retira sua camada fértil, contendo matéria orgânica além de sedimentar os cursos d’agua

5)Quais as possíveis desvantagens da exploração das reservas hídricas contidas nos aquíferos?

Por estarem abaixo do solo são de difícil acesso, de avaliação complexa e sujeito a diversos tipos de poluição. No caso do seu uso intensificado pode ocorre alteração das características químicas deixando de ser agua potável e virando uma água salobra.

6)Diferencie conceitualmente e funcionalmente metal traço de metal pesado e, por que a contaminação das águas por metais é extremamente preocupante?

Metais Traço são utilizados para caracterizar os metais encontrados em baixas concentrações, com teor em torno de parte por milhão em massa, ou menor, em substratos específicos como solo, planta agua subterrânea, etc. Metais pesados são designados aos elementos que possuem densidade elevada do que os demais.

Nos organismos aquáticos, a ação tóxica dos metais pode causar a morte de espécies ou a bioacumulação, que potencializa o efeito nocivo das substâncias através das cadeias alimentares, colocando em risco a vida de animais que não estão diretamente ligados ao problema. Estes elementos também se depositam nos sedimentos dos oceanos, contaminando permanentemente a fauna e flora aquáticas.O contato com estas substâncias (seja através da ingestão da água ou de peixes contaminados) pode provocar sérios problemas, como disfunções do sistema nervoso e aumento da incidência de câncer. 

7)Suponha que em um rio tenha ocorrido um acidente ambiental com a liberação de metais pesados. Que procedimentos poderiam ser adotados para a mitigação deste acidente?

Floculação das partículas sólidas contendo os íons, quando acontece agregação das partículas, com a formação de flocos e se necessário, a hidrofobização dos mesmos (adição de floculantes e reagentes coletores), Sorção dos íons pelo sólido sorvente, quando ocorre a absorção e/ou adsorção do íon pela partícula transportadora, Colisão e adesão bolha/partícula, onde bolhas de ar ao serem introduzidas ao sistema aderem-se aos agregados de partículas e propiciam sua ascensão à superfície do líquido;

8) Por que  a dragagem de um rio relativamente assoreado deve ser feita com muito cuidado e atenção, quando verificasse que nos sedimentos há uma concentração relativamente alta de metais pesados?

Processos físico-químicos podem ocorrer, causando a liberação dos contaminantes para a coluna d’água ou tornando-os disponíveis para absorção pelos organismos. O processo de dragagem é parcialmente ineficiente para evitar a suspensão dos sedimentos (situação onde parte do sedimento é colocada em suspensão), podendo assim mobilizar os metais pesados para a coluna d’água. Nesta situação extrema, os metais poderão ser solubilizados na coluna d’água ou permanecer associados às partículas e em ambas as situações, eles estarão ressuspensos na coluna d’água. Para os metais pesados, deve-se ter o controle da taxa de decantação, ou seja, quanto tempo as partículas levam para decantar após a ressuspensão.

09) Diferencie moléculas biodegradáveis de não biodegradáveis. Em cada caso, como tratar a água poluída por outro metal?

Moléculas biodegradáveis são aquelas constituídas principalmente por proteínas, carboidratos e gorduras, que ao serem lançadas na água são degradadas/destruídas pelos organismos decompositores presentes no meio aquático.

Moléculas não biodegradáveis, recalcitrantes ou refratários são compostos orgânicos que não são degradáveis, ou sua taxa de biodegradação é muito lenta.

10) A poluição das águas superficiais promovida pelo lançamento de metais, em desconformidade com o que preconiza a legislação, pode causar no meio aquático um significativo impacto ambiental negativo. No entanto, seus efeitos não se manifestam logo após a liberação nos rios, ao contrário do que se verifica com a matéria orgânica, por exemplo:

•por que desta diferença temporal de efeito?

• Comente a respeito de alguns danos promovidos pelos metais no ambiente aquático?

O metal não é tóxico em baixa concentrações, servindo para manter a vida dos seres aquáticos ou marinhos. Sendo que após certas quantidades os metais podem ser considerados poluentes perigosos por não ser biodegradável. Pode ser solubilizado pela água, gerando danos a saúde em função da quantidade ingerida, pela sua toxicidade, ou de seus potenciais carcinogênicos, mutagênicos ou teratogênicos. Os organismos aquáticos podem apresentar dois tipos de comportamento em relação aos metais: ou ele é sensível a ação toxica de um determinado metal ou não é sensível, mas o bioacumula, potencializando seu efeito nocivo ao longo da cadeia alimentar, colocando em risco organismos situados no topo dessa cadeia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com