TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criando Possibilidades Tecnologicas Para Educação Infantil

Monografias: Criando Possibilidades Tecnologicas Para Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  1.104 Palavras (5 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO .......................................................................................... 2

2 DESENVOLVIMENTO................................................................................ 2

3 CONCLUSÃO..............................................................................................6

4 REFERÊNCIAS............................................................................................7

1 INTRODUÇÃO

Para desenvolver a temática proposta para essa pesquisa que envolve as políticas de gestão frente da utilização da tecnologia no currículo bem como as ações tomadas na área docente, desenvolvemos através da pesquisa de campo realizada em uma Instituição de Educação Infantil de Contagem a criação de um projeto de interação entre outra instituição próxima que possui os recursos que podem possibilitar os acessos aos laboratórios de informática que as escolas de ensino fundamental oferecem em seu espaço educacional.

A instituição de educação infantil CEMEI PÉS NO CHÃO (Centro de Educação Municipal de Educação Infantil) situada em Contagem NO Bairro Santa

Edwiges, número 666- MG desenvolve o atendimento pedagógico e assistencial de cuidar e brincar em tempo integral.

As profissionais da Instituição que são as Agentes da Educação Infantil, todas efetivadas e estão a três anos trabalhando lá, onde se dedicam nesse espaço de educar e cuidar das crianças com faixa etária de 2 e 3 anos com um currículo especifico e que por coincidência teve o lançamento dos cadernos de currículo da educação infantil de Contagem. Com 11 volumes neste mês de junho com a proposta de provocar uma reflexão e ação no desenvolvimento do currículo nesta etapa da educação básica contemplando o tema, saberes e conhecimento material este q enriqueceu a flexibilidade para o trabalho dos profissionais da educação infantil em Contagem.

2 DESENVOLVIMENTO

Parte I

A Instituição Cemei Pés no Chão possui um computador ultrapassado para acesso de todos e um computador mais atualizado na sala da coordenação que não restringe o uso do mesmo. Neste ano de 2012 a escola passou a utilizar os recursos da internet, o que antes não era possível. A escola não possui laboratório, porem, a mesma é polo pertencente a uma escola de ensino fundamental no mesmo bairro cujo nome é Escola Municipal Dona Cordelina Silveira Matos. O Cemei Pés no Chão está situado a dois quarteirões da escola que possui recursos tecnológicos e a gestora da unidade declara que este laboratório foi construído recentemente, portanto não possui técnico responsável. Somente os alunos integrados a instituição tem o acesso a este recurso quando os professores se prontificam a exercerem alguma atividade que necessite de pesquisas Segundo a mesma ainda não há capacitação oferecida para este seguimento.

Retomando a pesquisa na instituição onde o trabalho de campo foi iniciado, podemos perceber que com a elaboração do currículo da educação infantil que aborda as experiências como eixo para o desenvolvimento dos saberes a possibilidade de se fazer uma proposta de ter o acesso das crianças da educação infantil ao recurso que a escola de ensino fundamental possui será de grande utilidade para fazer cumprir o que de fato o currículo elaborado almeja que seja garantido. Existe um projeto no município de Contagem denominado Mesa que contempla o uso das tecnologias significativas para cada faixa etária.

Dentro da proposta curricular escolar para o uso das tecnologias a muito para avançar porque se trata de uma nova proposta para a educação infantil neste município e principalmente existe a necessidade de formação e uma adequada posição dos profissionais para organizar este processo de ensino e aprendizagem.

No projeto político pedagógico não encontramos indicativos que reforce a necessidade de utilização das tecnologias, o que demonstra que é preciso resignificar o olhar na elaboração do PPP da instituição bem como avaliar o que fazer para possibilitar o contato dos alunos com o mundo e suas diversidades.

Com a pesquisa desenvolvida juntamente a instituição de educação infantil nos vimos motivados a possibilitar sugestões de apoio interativo entre a escola de ensino fundamental e o Cemei. Traçamos juntamente com os profissionais da instituição questões que contribuíram para a elaboração de um projeto de acesso a tecnologia.

Parte II

Projeto: Possibilitar uma interação e acesso entre as instituições referidas que possibilitem a utilização dos recursos tecnológicos que se denominam mesas pedagógicas e o laboratório de informática.

Objetivo: Proporcionar as crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com