TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Por:   •  11/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.257 Palavras (10 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

        PASCOALINE DE MELO MOTERLE PICOLI

 PRODUÇÃO TEXTUAL

OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES

 TUTORA:

ANA PAULA PRIMON DA SILVA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 [pic 3]

Passo Fundo

2021

 

[pic 4]

UNIVERSIDADE DO NORTE DO PARANÁ[pic 5]

PASCOALINE DE MELO MOTERLE PICOLI

 

PRODUÇÃO TEXTUAL

         Os desafios e as possibilidades do uso das ferramentas tecnológicas no contexto da pandemia em instituições escolares

          

 Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Ed. Cultura Digital, Educação a Distância, Educação e Diversidade, Educação Inclusiva, Inovação Educacional, Libras – Língua Brasileira de Sinais e Sociedade Brasileira e Cidadania, como requisito de média semestral.

Professores (as): Lilian Amaral da Silva Souza, Vilze Vidotte Costa, Natalia Gomes dos Santos, Adriana Giarola Ferraz Figueiredo, Tirza Cosmos dos santos Hirata e Stefany Fereira Feniman.

TUTORA:

ANA PAULA PRIMON DA SILVA

 

    [pic 6]

 

 

 

Passo Fundo

2021

SUMÁRIO

 

1  INTRODUÇÃO        3

2  OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES...............................................................................................................4

2.1 A IMPORTÂNCIA DAS FERRAMENTAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO PARA TODOS        4

a) A tenuidade entre os desafios e as possibilidades        4

b) A importância e as contribuições das tecnologias para a Educação         5

c) A tecnologia assistiva em tempos de pandemia .        7

3  CONCLUSÃO        9

4  REFERÊNCIAS        10

 

 

 

 

 

 

  1. INTRODUÇÃO

 

 

A presente produção textual tem por objetivo levar à reflexão situações concernentes a mudanças no cotidiano da população no âmbito educacional.

A crise sanitária causada pela COVID-19 tem, ao mesmo tempo que paralisado diversas atividades, movimentado outras. A escola encontra-se nessa linha tênue entre a paralisação e a mobilização: paralisada presencialmente, trazendo à tona ainda mais limitações do que as já existentes; porém, mobilizando-se virtualmente, exigindo esforço, reinvenção, novas práticas, ações pedagógicas e aprendizado de todos, docentes, discentes e correlacionados. Certamente, tais transformações têm trazido, tanto desafios quanto possibilidades, fragmentos distintos exigindo atitudes distintas e eficazes, de caráter emergencial, notadamente tomadas.                                                                
         Nesse         contexto da pandemia, as tecnologias digitais encontram-se em expansão vertiginosa, causando espanto e admiração, alargando-se para diversas áreas inimaginadas em outras épocas, fazendo também um papel social importante através das inúmeras ferramentas sendo aperfeiçoadas para que o acesso chegue aos usuários com o mínimo de dificuldade possível (usuário especialmente visado – a escola). As matrizes fornecedoras de ferramentas tecnológicas têm contribuído e unido esforços em benefício da educação, seguramente.          
        Cabe considerar o processo de escolarização o qual compreende a educação especial e seus envolvidos: acesso, permanência e êxito são os fatores fundamentais a serem observados. É necessário, para que haja sucesso, a correta, otimizada, e diferenciada utilização de recursos e metodologias, novos ou já existentes e aperfeiçoados, atendendo às particularidades individuais do aluno. Nesse ínterim, a tecnologia assistiva vem trazer grande contribuição para a qualidade do ensino, possibilitando práticas pedagógicas inclusivas, especialmente em tempos de pandemia, estruturando a nova escola pós-pandemia que, por certo, virá.

 


  1. OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DO USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA EM INSTITUIÇÕES ESCOLARES

  1. A importância das ferramentas digitais na construção de uma educação para todos

  1. A tenuidade entre os desafios e as possibilidades

Logo nas primeiras semanas de 2020, disseminou-se não somente um vírus, mas também notícias, especulativas ou idôneas, novos hábitos e costumes, novas maneiras de adaptação e readaptação, que continuaram crescendo. De um lado, soluções, do outro, limitações em diversas categorias. Pode-se dizer que cada solução cobria, e ainda cobre, uma pequena parte das muitas limitações aparentes. A pandemia trouxe uma série de dificuldades e o ambiente escolar tem sido afetado, a começar pela desordem nas políticas públicas, passando pelo poder aquisitivo em queda na população, chegando até às dificuldades de aprendizado dos alunos, que foram agravadas, juntamente com os obstáculos que o analfabetismo digital e mau funcionamento entre conexões e aparelhos das famílias e escolas. Esta, em um esforço significativo, tem buscado a reinvenção de sua didática, inclusive através da Inovação Educacional, entendendo que este é o momento de mudar radicalmente a interação com o aluno, mesmo que tal momento traga tão grandes adversidades; através das aulas on-line, este se torna protagonista nas diversas atividades escolares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (28.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com