TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criação de uma variante de uso solar para aquecimento de água para pequenas famílias

Seminário: Criação de uma variante de uso solar para aquecimento de água para pequenas famílias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  Seminário  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

1 - INTRODUÇÃO

O aproveitamento de energia solar é uma das formas mais simples e abundantes de obtenção de energia limpa. A energia solar em aquecedores, já vem sendo usada a muito tempo no Brasil, apesar da baixa escala resultante de um elevado custo inicial de instalação. O Mato Grosso tem um potencial privilegiado, no que diz respeito a quantidade de dias de sol durante o ano, no aproveitamento da energia solar para aquecimento de água residencial.

Devido ao alto custo inicial, a instalação de aquecedores de água solar por muito tempo se mostrou inviável à população de baixa renda. Entretanto com a criatividade e a constante busca por soluções sustentáveis passou-se a desenvolver vários projetos utilizando materiais recicláveis para fabricação destes. No decorrer deste trabalho tentaremos demonstrar como é possível criar uma opção de aproveitamento solar para o aquecimento de água para residências de pequeno porte.

2 - Conceitos Fundamentais

2.1 - Definição e caracterização de Fluido

Um fluido é uma substancia que flui com maior ou menor facilidade e eles podem ser líquidos ou em forma de gás.

Os fluidos tem uma força de atrito diferentes entre eles que movem com velocidades relativas diferentes.Um fluido esta em equilíbrio hidrostático quando esta em repouso relativamente ao recipiente onde ele esta, ou seja quando sua velocidade de escoamento e nula.

A força exercida pelos fluidos é sempre perpendiculares a superfície e varia com a profundidade, com isso vimos que:

• A pressão no interior de um liquido em equilíbrio hidrostático aumenta com a profundidade;

• A superfície livre de um liquido em equilíbrio hidrostático é plana e horizontal;

• Dois pontos que se encontram ao mesmo nível estão com a mesma pressão;

2.2 - Funcionamento de sistema de aquecimento solar

A energia solar e uma grande fonte de energia limpa e renovável obtida através da captação de energia vinda do sol e transformada em energia utilizável. Ela pode ser utilizada de varias formas, como iluminação natural e aquecimento de ambiente, mas entre essas varias aplicações estão o aquecimento solar de água .Para o aquecimento solar da água foi desenvolvido uma linha composta de placas coletoras e boilers solares que aquecem a água de residências, comércios a te mesmo de industrias.

Como a energia solar é bastante abundante em nosso pais com um pequeno investimento podemos usar este tipo de aquecimento em nosso dia a dia. Pois o aquecimento solar de água é a principal aplicação de energia solar no Brasil.

Como funciona um aquecedor solar

O sistema é composto por coletores solares e um reservatório térmico. As placas absorvem a radiação solar que é transferido para a água que circula no interior das tubulações. O reservatório (BOILER) onde fica a água aquecida , possue também uma caixa de água fria para alimentar o reservatório de água aquecida. Nesse sistema a água circula entre os coletores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com