TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Critica sobre fluoretação

Por:   •  17/11/2015  •  Resenha  •  322 Palavras (2 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 2

CRÍTICA DE ARTIGO: DESINFECÇÃO E FLUORETAÇÃO

Engenharia Ambiental

Artigo: Desinfecção de esgoto sanitário com utilização de radiação ultravioleta.

Disponível em:

< http://revistadae.com.br/artigos/artigo_edicao_140_n_1211.pdf >

Crítica

O presente artigo trata dos resultados obtidos a partir de uma instalação piloto de desinfecção de esgoto sanitário utilizando radiação ultravioleta. Nele, testou-se a eficácia dessa técnica variando-se a espessura da lâmina d’água, a energia fornecida e o tempo de exposição.

A utilização da radiação ultravioleta é cara, porém trás benefícios como a não criação de subprodutos, porém, a grande dificuldade da utilização desse método é a penetração dessa radiação na lâmina d’água para a desinfecção completa.  O alto poder de desinfeção por sua vez é o que mais chama atenção, esta técnica elimina até vírus contidos na água.

O experimento foi realizado na Escola de Engenharia de São Carlos, onde a instalação contava com conjunto motor-bomba, tubulações, câmara de dissipação de energia, refletores e lâmpadas ultravioletas. O resíduo para tratamento foi preparado na junção da água da represa com fezes de suínos e os testes foram feitos em temperatura ambiente.

A variação dos parâmetros já mencionados geraram diferentes resultados apresentados no gráfico feito pelo autor. Os gráficos estão em anexo:

[pic 1]Gráficos: Tempo de exposição de 20 e 40 s, feito por Américo de Oliveira Sampaio e José Roberto Campos.

[pic 2] Gráficos: Tempo de exposição de 80 e 160 s, feito por Américo de Oliveira Sampaio e José Roberto Campos.


Em conclusão, determinou-se que a utilização da radiação ultravioleta pode ser uma alternativa viável no tratamento desses efluente e os gastos deste procedimento resultaram em um acréscimo de 50% em relação ao uso de cloro, porém esta alternativa não gera subprodutos.

Os resultados obtidos seguem uma sequencia já esperada. O tratamento é mais eficaz com a maior quantidade de energia fornecida (porém em alguns casos 2 e 3 lâmpadas obtiveram quase que o mesmo resultado), com a diminuição da lâmina d’água porém essa pode ser contraposta quando se usa tempo de exposição maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (158.6 Kb)   docx (79.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com