TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura De Massa

Trabalho Universitário: Cultura De Massa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2014  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 2

Quando a internet é citada por Maffesoli, notamos que os meios de comunicação também exercem influência na formação e transformação das culturas. Aliás, é em função deles que um outro tipo de cultura convive conosco diariamente, a chamada cultura de massa.

A cultura de massa surge com os meios de comunicação de massa. Gutenberg criou a prensa em 1450 e este invento possibilitou que livros fossem impressos de forma muito mais rápida e barata. Como consequência, a difusão do conhecimento estimulou a alfabetização das pessoas, o que, por sua vez, fez com que mais pessoas tivessem acesso ao conhecimento. Com mais conhecimento ao seu dispor, os cidadãos puderam refletir melhor sobre sua realidade, e assim, questionar sistemas vigentes. Podemos dizer então que foi a prensa que possibilitou a Reforma Religiosa e também movimentos revolucionários, como o que ocorreu na França no século XVIII.

Mas a sociedade de massas só iria aparecer mesmo, como a conhecemos hoje, no século XIX. Nessa época, muitas cidades na Europa, mas também em outras partes do mundo, como nos EUA, já haviam passado por um grande processo de industrialização, o que trouxe uma massa de pessoas para viver em grandes cidades, uma experiência até então nova para muitos. Aliada a essa concentração de pessoas, os meios de comunicação de massa também vão se proliferar a partir do século XIX. Nesse século serão lançados os primeiros jornais de grande circulação que, por seu preço baixo, permitiam o acesso à informação a um grande número de pessoas.

O cinema aparece em 1895, com a primeira exibição feita pelos irmãos Lumière. Em seguida, virão o rádio nos anos 1920 e a televisão nos anos 1950 para compor o universo dos meios de comunicação de massa.

Todos esses inventos na área de comunicação proporcionaram grandes mudanças na forma como as pessoas tinham acesso às notícias. Isso fez com que elas ampliassem sua visão sobre o mundo, além de provocar mudanças significativas em seus hábitos cotidianos.

Além disso, eles propiciaram o advento de uma cultura específica, a cultura de massa, que pode ser entendida como uma cultura amplamente difundida por meio dos meios de comunicação. Trata-se de uma cultura padronizada que convive com outros tipos de cultura já citados anteriormente. Para os críticos dessa cultura, ela é responsável por produzir produtos culturais de baixa qualidade, de alto poder persuasivo e que pode alienar o sujeito, pois o transporta para um mundo de fantasia que o impede de enxergar sua própria realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com