TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Digital

Pesquisas Acadêmicas: Cultura Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 2

Cultura Digital, Organização Do Tempo, Hábito De Leitura E Dissertação

O curso da unidade 1 refere- se ao grande avanço da tecnologia e como ela auxilia no processo de aprendizado de um modo geral e principalmente do ensino á distância. O mundo virtual e a globalização trazem conhecimento daquilo que antes era muito distante. Hoje temos conhecimento do mundo com mais facilidade. Mas o conhecimento só existe se houver uma atividade cognitiva que transforme a informação em conhecimento, ou seja, é necessaria uma reflexão, pensar sobre o que foi aprendido.

Para o estudo a distância o habito da leitura é indispensável, sempre com auto disciplina e organizando o tempo de estudo, para se ter êxito. O curso ensina que é importante no primeiro momento, realizar a leitura linear e sequêncial, tomando conhecimento do assunto que é tratado e depois a leitura hipertextual, aprofundando- se no tema e pesquisando em outras fontes sobre o determinado assunto.

A leitura nos transporta e faz viver experiências inimagináveis. A linguagem está diretamente ligada á nossa evolução e o texto escrito é indispensável para o aprendizado á distância.

É importante que durante a leitura o leitor questione, o que é chamado de atitude de ressonância, pois o leitor reage às questões levantadas durante a leitura.

Segundo PAVIANI, 2006 a leitura proporciona habilidades de observar, perceber, analisar, interpretar e transformar informações em conhecimento.

“... a prática de leitura pressupõe um ir além do texto, do que ele traz no plano da linguagem. A leitura é fenômeno dinâmico que consiste num ‘processo permanente de constituição e reintegração, dependente das constelações de interesse em que os indivíduos que o produzem estão inseridos” (FREITAG, 2005, p. 15) os sentidos são atribuídos pelo leitor a partir do texto.

A leitura deve ser realizada com objetivo ou propósito avaliando, discutindo e aplicando o conhecimento recebido do que foi lido.

Elaborar textos é fundamental em qualquer área profissonal, saber unir as palavras de forma inteligível, com sentido, com conexão e que transmitam uma idéia da melhor forma.

Linguagem é uma forma de representar o pensamento, portanto a escrita é um ponto que deve ser treinado logo no início, sempre realizando as leituras destacando os pontos principais, as palavras – chaves e depois organizar uma dissertação sobre o que foi estudado.

Há três principais tipos de textos: Descritivo (onde é detalhado um acontecimentode acordo com a visão de quem escreve), narrativo e dissertativo (onde levanta-se uma discussão sobre determinado assunto).

Segundo Sócrates, para adquirir sabedoria, é necessário conscientizar-se que nada sabemos para assim, sairmos em busca da sabedoria, aprender mais, ou seja “Sei que nada sei”. Quanto mais se aprenda, mais se percebe que precisa aprender mais, assim como o mundo evolui, o ser humano evolui de acordo com o conhecimento que adquire.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com