TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Digital

Exames: Cultura Digital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 3

Cultura Digital

Cultura digital é um termo que esta abrangendo vários setores e esta ocupando espaço em diversas áreas das tecnologias digitais.

O conceito de cultura digital esta baseado em um processo de digitalização, composta de duas partes, a parte física e a parte digital. Visto que a parte física encarrega-se de transmitir, armazenar e apresentar o material digitalizado, e a parte digital é aquela criada por computador a partir de um arquivo digital.

O processo de digitalização da cultura, teve um impacto devido as informações que tenham influenciado nossas condições de vida, somada à corrida global para conectar todos a tudo, o tempo todo, torna o fato histórico das redes abertas algo demasiadamente importante.

Ressalta Santaella seu livro Cultura das mídias (1992), que as cultura de massas era distinta da cultura digital. E sim uma cultura intermediaria situada entre ambas, entendendo que a cultura digital não brotou diretamente da cultura de massa, mas foi sendo semeada por processos de produção, distribuição e consumo comunicacionais a que chamo de “cultura das mídias”.Esses processos são distintos da lógica massiva e vieram fertilizando gradativamente o terreno sócio cultural para o surgimento da cultura digital.

É fundamental considerar os avanços ao acesso aos meios da conectividade contemporânea, que impulsionam a sociedade e cultura na inclusão de informações, como pode ser chamada de sociedade da informação.

E como o crescimento do ciberespaço, assim tudo que é produzido e distribuído digitalmente, acaba influenciando nosso modo de vida: algumas mass mídia, televisão, música, filmes, o Word Wide Web (WWW), videogames etc.

Passamos agora as novas formas de produções artísticas que através dessas novas formas de produção que muitas manifestação artísticas são interativas, uma vez que elas estão inseridas no uso de tecnologias computadorizadas.

Entre o fim dos anos 80 e dos 90 com o desenvolvimento tecnológico da internet, modelos de arte e telecomunicação foram desenvolvidos por vários artistas. Este novo projeto era estabelecer novas formas de interação a distância, gerando espaços virtuais que pudessem servir de plataforma para a criação de obras artísticas, muitas delas com forte acento social, nas quais os usuários desempenhavam um papel fundamental.

Conforme Mackenzie (2006), a criação de um trabalho de arte pela internet aproxima o individuo do computador, essa é preocupação do artista que computador e individuo fiquem mais próximos.

A Internet art é uma expressão multimídia que reune um universo virtual. Apartir do que se produz, as comunidades virtuais foram se estabelecendo e o número de art.nets foi aumentando.

A arte interativa envolve o espectador a participar da interação com as obras de arte, e ter o olhar atento, sem o qual a experiencia estética fica incompleta.

É necessario que o espectador tenha uma apreciação ativa em um obra de arte, pois se temos experiencia diferente em uma mesma obra é por que a experimentamos de modos diferentes.

Na arte interativa o espectador fica mais proximo das obras de arte convidando a interagir com a obra. Visto que os novos interesse repousam sobre um conjunto de condições que favorece cada vez mais o diálogo homem/máquina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com