TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CULTURA DIGITAL

Casos: CULTURA DIGITAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  1.287 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade no Portfólio

Objetivos

• Compreender o conceito de Cultura Digital.

• Refletir sobre a relação entre meios digitais e produção artística.

Descrição da atividade

Tendo como base os estudos realizados até o momento, elabore um texto de até uma lauda, respondendo a seguinte questão: embora a cultura digital faça parte de um processo irreversível, estudar a estética digital nos ajudará realmente em nosso dia a dia?

A Cultura Digital deve ser vista como marca de uma cultura que incorpora artefatos, sistemas de significação e comunicação que demarcam nosso modo contemporâneo de vida, e o seu surgimento só foi possível a partir de desenvolvimentos tecnológicos recentes.

As relações do homem com o mundo não são mais as mesmas depois da revolução da informática. O processo digital, além de essencial para a cidadania, tornou-se irreversível. A sua expansão parece não encontrar nenhuma fronteira resistente. Mas para acompanhar seu desenvolvimento e implementar um projeto de inclusão social a partir da inclusão digital, é essencial que haja investimentos. E, no Brasil, embora as tecnologias digitais estejam mais acessíveis, ainda estamos longe de promover uma revolução na sociedade, e principalmente na educação, a partir dos meios digitais.

Para o arte-educador, os estudos sobre estética digital são essenciais. Porque ele devera ter seu desenvolvimento estético superior a de seus alunos, para que tenha domínio suficiente sobre o assunto a ser trabalhado. Mas muitos arte-educadores ainda não aceitaram o computador como um meio, pois falta a eles vocabulário e habilidades para usa-lo de modo efetivo, também temem colocar a forma no lugar do conteúdo, além de acreditarem que haverá perda do espiritual na arte. Logo, é evidente que a atitude do professor é fundamental na implementação da tecnologia na arte-educação, e, a partir daí, superar o entrave da exclusão digital. Portanto, o papel do professor será, entre outras coisas, o de ajudar os alunos a refletir criticamente sobre sua escrita e seu modo de produzir imagens, além de ajuda-los a criar seu próprio currículo à medida que explora a rede.

A utilização de qualquer meio tecnológico dever ser feita com propósitos muito bem definidos, e não como um mero brinquedo. Quando se fala de Arte-educação, a grande chance de não se perder mais o bonde da Historia da Arte é participando, pesquisando, mudando programas, tudo isto junto com os alunos, para descobrir novas possibilidades de educação artística a partir da informática.

A arte digital transformou-se em um novo meio de linguagem. Sendo assim os educadores precisam se preparar melhor para fazer uso da tecnologia com competência para que a mesma seja utilizada como mais um meio de expressão através das artes visuais.

Nos dias atuais arte e tecnologia juntas não colocam a sensibilidade em segundo plano, pelo contrario, elas desenvolvem a capacidade subjetiva e a capacidade sensível humana. Quando isto for compreendido, quando artistas, artes educadores e alunos vivenciarem e sentirem o processo convencional de criação artística e o processo criativo digital em artes dos dias atuais vão entender que arte digital,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com