TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Engenharia Elétrica Geração de Energia

Por:   •  14/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.675 Palavras (7 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]  

INSTITUTO FEDERAL DE  EDUCAÇÃO,  CIÊNCIA  E  TECNOLOGIA  DA

 BAHIA –   IFBA –  CAMPUS  VITÓRIA  DA  CONQUISTA-  BAHIA

Curso de Engenharia  Elétrica   

Geração de Energia

Atividade 2 

  

  

     Docente:  Elvio Prado   

            

  Discente:  Pedro Henrique da Silva Ferreira 

  

Data: 30/11/2021

  1. O que é um Motor Universal, e quais são as principais aplicações?

Os motores universais são motores do tipo série, são relativamente pequenos e que podem alcançar velocidades de até 30.000 RPM. São muitas as suas aplicações, podendo ser usado em aspiradores, liquidificadores, alguns ventiladores, furadeiras. Podem ser de corrente contínua, ou corrente alternada.

  1. Indique as principais características de um Motor Universal.

Um motor universal tem um alto torque de partida e características de velocidade variável. Esse motor corre a velocidades perigosamente altas durante o período sem carga.

  1. Indique as diferenças entre os motores CA tipo Gaiola de Esquilo e os motores CA com Rotor Bobinado.

O motor de rotor bobinado difere do motor de rotor em gaiola de esquilo apenas no que se refere ao rotor. O rotor é constituído por um núcleo ferromagnético laminado sobre o qual são alojadas as espiras que constituem o enrolamento trifásico, geralmente dispostas em forma estrela.

  1. Qual a função dos capacitores nos motores monofásicos e por que os motores trifásicos não o possuem?

O capacitor de partida é aplicado em motores monofásicos para criar a diferença de fase necessária entre os campos, ou seja, criar um conjugado de partida, pois o capacitor adianta a corrente da tensão em 90°. Já os motores trifásicos não necessitam de capacitor, uma vez que o sistema trifásico é geometricamente defasado em 120°. Neste caso, as fases já são defasadas naturalmente entre si, o que garante um bom torque na partida.

  1. Qual a finalidade da chave centrífuga nos motores? Quais tipos de motores precisam ter esta chave?

Quando o motor atinge uma velocidade maior do que 80% da sua velocidade final, ele não precisa mais deste enrolamento auxiliar. É aí que entra a chave centrífuga, porque ela desliga o enrolamento auxiliar! Essa chave está presente em muitas casas, nos motores como o da máquina de lavar roupa por exemplo.

  1. Qual a diferença entre os enrolamentos principais e enrolamentos auxiliares nos motores monofásicos?

o motor é enrolado com dois enrolamentos o principal e o auxiliar, o auxiliar tem sua resistência maior que o principal, com isso os campos ficam defasados entre as bobinas e surge um campo magnético girante, levando o motor a partida.

  1. Para que servem os enrolamentos auxiliares nos motores monofásicos?

O enrolamento auxiliar cria uma defasagem produzindo o torque essencial para iniciar a rotação, rompendo o conjugado de partida e a sua aceleração até se aproximar da velocidade síncrona.

  1. Explique a diferença entre os motores monofásicos de 2 terminais, 4 terminais e 6 terminais.

Motores com dois terminais: os motores monofásicos com apenas 2 terminais são fabricados para funcionar com apenas uma voltagem e não permite inversão de rotação. Normalmente são construídos para tensão de 110v ou 220v. A ligação é feita com dois terminais diretamente na rede elétrica.

Motores com quatro terminais: os motores monofásicos com 4 terminais são construídos para funcionar com apenas uma voltagem, mas neste caso permite a inversão da rotação. Normalmente são construídos para ligação em 110v ou 220v.

Motores com seis terminais: os motores monofásicos com seis terminais além de permitir a inversão da rotação, podem funcionar em duas voltagens e são fabricados para 110v e 220v. Para esse tipo de motor monofásico temos 3 bobinas, sendo 2 principais e uma auxiliar. São limitadas a uma tensão máxima de 127v e neste caso ao ser ligado em 220v, o fechamento das pontas do motor não podem ser os mesmos quando ligados em 110v, uma vez que em 220v devemos ter as bobinas principais em série.

  1. Explique passo a passo a lógica de funcionamento do campo girante nos motores trifásicos.

O rotor é tudo que gira em torno de seu próprio eixo, de forma a produzindo movimentos de rotação. Os rotores estão presentes em qualquer máquina rotativa, como turbinas e compressores por exemplo.

          Por outro lado, o estator é a parte de um motor ou gerador elétrico que se mantém fixa à carcaça de um motor e tem por função conduzir o fluxo magnético. Assim como nas bobinas, é formado no rotor um campo magnético capaz de induzir uma corrente elétrica

É criado um campo magnético rotativo, ou campo girante. Este campo girante surge a partir da aplicação de tensão alternada no estator, que a partir de então consegue produzir um campo magnético rotativo que atravessa os condutores do rotor.

Esse campo magnético variável induz no rotor uma força eletromotriz (f.e.m) que, por sua vez, cria o seu próprio campo magnético girante. O campo magnético girante criado pelo rotor, ao “tentar” se alinhar com o campo girante do estator, produz um movimento de rotação no rotor, ou seja, o rotor começa a girar continuamente, sendo que a velocidade do motor é inversamente proporcional ao número de polos que ele possui, ou seja, quanto maior a quantidade de polos do motor menor será a sua velocidade.

  1. Comente sobre a relação entre o número de polos e a velocidade de rotação dos motores.

A rotação são os giros do eixo do motor, realizados durante um tempo. É também comum essa rotação ser chamada de velocidade do motor.

Normalmente a rotação é expressa em rpm (rotação por minuto). Em alguns casos especiais, para alguns cálculos, a rotação é expressa em rps (rotação por segundo).

A rotação do motor pode ser alterada quando usamos uma outra frequência na rede de alimentação.

Para calcularmos a rotação dos motores elétricos devemos conhecer a frequência da rede e o número de polos do motor. O cálculo é simples e feito pela seguinte fórmula:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (103.4 Kb)   docx (44.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com