TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Engenharia Mecânica

Por:   •  13/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.751 Palavras (8 Páginas)  •  53 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

Ministério da Educação

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Campus Pato Branco

Curso de Engenharia Mecânica

Disciplina: Ciências do ambiente

Nome do estudante: Nicholas Spadari

[pic 2]

 

                                                POLUIÇÃO

   Poluição é a degradação ambiental causada por mudanças físicas ou químicas devido a muitos fatores. Este processo de degradação pode causar danos a todos os seres vivos. Outros fatores que o processo de poluição pode causar danos são a saúde humana, o bem-estar e até a economia. Existem vários tipos de poluição, são todos nocivos, são o ar, a água, o ruído, etc.      

 Todos devem adotar uma atitude diária para que possamos deter esses graves efeitos da poluição. Isso é essencial para manter as espécies e a vida na Terra. A gama de poluição pode variar desde a liberação de partículas poluentes no planeta até mudanças na paisagem ou as chamadas mudanças estéticas.

   A poluição geralmente está relacionada ao comportamento humano, ou seja, a liberação de várias substâncias no meio ambiente (solo, água, oceano, atmosfera) causará sua degradação. No entanto, processos naturais como erupções vulcânicas também podem causar poluição, e erupções vulcânicas liberam várias substâncias tóxicas no meio ambiente, como SO2 (o famoso dióxido de enxofre), que causa poluição do ar.

   A poluição não só causa problemas econômicos, mas também leva à degradação ambiental, afetando não apenas a economia, mas também porque algumas atividades dependem de um meio ambiente equilibrado para se desenvolver. Além disso, os danos ao meio ambiente afetarão diretamente a saúde e o bem-estar humanos. Por exemplo, a poluição do ar está relacionada à ocorrência de diversos problemas respiratórios e até mesmo à deterioração da saúde do paciente.

 Tipos de poluição

A poluição afeta os mais diversos ambientes e produz diferentes causas e consequências. A poluição pode então ser classificada de várias maneiras.  

     Poluição do ar

 Gases tóxicos e partículas liberadas por fábricas, carros, incêndios, cigarros, etc. afetam a qualidade do ar e causam poluição do ar. Esse tipo de poluição não afeta apenas o local onde certas substâncias são lançadas na atmosfera, pois a ação do vento espalha essa poluição e atinge vários locais. Além de agravar o estado de pacientes que já estão doentes, a poluição do ar também pode causar diversos problemas de saúde na população, como problemas respiratórios, derrames, doenças cardíacas e câncer.

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), devido à má qualidade do ar, cerca de 8 milhões de pessoas morrem a cada ano no mundo. A poluição do ar também está diretamente relacionada a questões ambientais, como chuva ácida, aumento do efeito estufa e mudanças climáticas.

 Poluição da água

 A poluição da água é causada pela presença de substâncias que causam danos a diferentes organismos na água. Entre eles, focamos em agrotóxicos usados ​​em lavouras, resíduos industriais e esgoto doméstico sem tratamento. Essas substâncias causam poluição das águas, o que não afeta apenas os organismos que vivem nesses ambientes, mas também os seres humanos que dependem desse recurso para sua sobrevivência. Ainda hoje, grande parte da população mundial ainda não tem acesso à água tratada, o que se torna um problema sério porque beber água de má qualidade pode causar várias doenças, como vermes.

 Poluição do solo

A poluição do solo ocorre devido à liberação de substâncias em sua superfície. Dentre os diversos fatores que causam esse tipo de poluição, além de outros materiais causados ​​pela falta de saneamento básico, também descartamos agrotóxicos e lixo usado nas lavouras. Além de poluir as águas, a poluição do solo também pode afetar sua produtividade e atrair organismos transmissores de doenças, pois, quando chove, essas substâncias poluidoras do solo serão transportadas para o corpo d'água ou mesmo para a água. Além disso, esses poluentes podem entrar na cadeia alimentar e colocar em risco a segurança alimentar.

Poluição Sonora

Essa poluição é causada pelo excesso de ruído no meio ambiente. Tais problemas são bastante comuns nas grandes cidades devido aos ruídos causados ​​por, por exemplo, transportes, máquinas, engenharia, alarmes e veículos de publicidade. Devido ao uso de dispositivos eletrônicos muito grandes, a poluição sonora também pode existir em nossas casas. Pode causar irritação, fadiga, desatenção, insônia e até problemas auditivos

 Poluição visual

 Esse tipo de poluição é caracterizado pelo excesso de materiais de comunicação como anúncios, pôsteres, banners e outdoors, além de despejar o lixo em locais inadequados. A poluição visual é muito comum nas grandes cidades. Além de cobrir e reduzir áreas verdes, também pode prejudicar o efeito visual, resultando em desconforto visual, cansaço, inflamação e até desconforto psicológico, podendo até destruir a harmonia visual no centro da cidade. cidade grande.

    Outra grande poluição é a poluição do espaço, que aumenta a poluição luminosa em 10%. O lixo espacial é qualquer objeto feito por seres humanos. Por alguma razão, eles orbitam a Terra, mas não desempenham nenhuma função útil. Eles variam de pequenas peças (luvas, parafusos, ferramentas) a objetos maiores, como foguetes danificados e destroços de satélite.

Esses objetos em órbita (causando danos aos satélites ou colidindo com astronautas e objetos maiores (como a Estação Espacial Internacional)) ou reentrando na atmosfera representam um sério risco de acidentes. A Agência Espacial Europeia estima que 170 milhões de peças, ferramentas, lascas de tinta e equipamentos espaciais de diferentes tamanhos orbitam a Terra. Se eles deixarem o ambiente espacial e cairem na atmosfera terrestre, eles representarão um risco.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com