TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curva de Nivel para função F

Por:   •  21/4/2016  •  Artigo  •  2.811 Palavras (12 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 12

Projeto Mini-Baja: Ensaio Leque Dianteiro

Project Mini-Baja:

Alan Rodrigues de Moura1; Cristina Silva Gonçalves2; Lidinalva Silva dos Santos3; Márcio Gomes de Oliveira4; Maycon Sulyvan da Silva Jacinto5.

Euzébio de Souza4 (Orientador)

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

1alanzimegra@yahoo.com; 2cristina.565@hotmail.com; 3lidiamatheus92@gmail.com; 4marciobhz@gmail.com; 5myc.sulyvan@hotmai.com; 6souzaeds@oi.com.br

Resumo: O projeto Baja SAE foi realizado no Brasil pela primeira vez em 1995, e promove aos estudantes da área de tecnologia e engenharia a oportunidade de explorar sua capacidade de projetar e construir veículos do tipo off-road almejando sua participação nas competições nacionais e internacionais. Este artigo teve como objetivo apresentar o desenvolvimento do estudo do sistema de suspensão para veículos Mini Baja, ao qual nos levou explorar o conhecimento a esse respeito. Na montagem do leque superior dianteiro observamos que o processo de desenvolvimento precisa ser avaliado cuidadosamente cada item considerado indispensável para o bom andamento do projeto.

Palavras-chave: Suspensão, Mini Baja, Competição.

KEYWORDS: Suspension, Mini Baja Competition.

____________________________________________________________________________

1 Introdução

A Society of Automotive Engineers (SAE), com sede nos EUA, promove desde 1976 eventos Baja SAE, tendo como objetivo explorar a capacidade dos alunos de projetar e construir veículos protótipos do tipo off-road para se apresentarem e disputarem na competição.

Realizado pela primeira vez no Brasil em 1995, conta com a presença de equipes nacionais. Este promove aos estudantes dos diversos segmentos da engenharia a oportunidade de desenvolver um trabalho em equipe e adquirir experiência profissional através da participação em todas as etapas do desenvolvimento de um protótipo recreativo, fora de estrada (off-road), monoposto, robusto, objetivando sua participação em competições nacionais e internacionais.

Anualmente são realizadas competições regionais e uma nacional, que habilita a equipe campeã e a vice, a participarem do evento internacional.  

As equipes precisam ter seus valores construídos na educação esportiva, pois independente da modalidade o comportamento do competidor é seu bem maior nesse complexo mundo do alto rendimento. Seja qual for a razão que leva alguém a entrar numa disputa, ela jamais deve se sobrepor ao comportamento ético. Dissimulações, manobras, rasteiras e mentiras devem ficar de fora da luta pelo pódio. 

Durante a competição as equipes serão submetidas a provas que visam à avaliação de projeto cálculos, análises, resultados de testes, considerações de custos e avaliações de desempenho como aceleração, velocidade máxima, tração e suspensão e enduro de resistência.

Os protótipos também serão avaliados desde sua criação e projeto até sua construção e capacidade de produção, se consagrando como campeã aquela que somar o maior número de pontos.  Desde o projeto até o carro já pronto, os integrantes devem obedecer às normas estabelecidas pela SAE.

A suspensão é um sistema importante para os carros comuns e também os da competição Mini Baja. Com a função de absorver as vibrações. É elemento vital para assegurar os níveis pretendidos de estabilidade do veículo, nas freadas, em curvas, e em situações onde o melhor comportamento do veículo.

Sabendo de sua relevância escolhemos essa estrutura para ser estudado nesse trabalho e para prever o comportamento do projeto em condições de trabalho é imprescindível que tenha os parâmetros de comportamento analisadas e determinados através de ensaios mecânicos.

2 Problema de pesquisa

Entender as características construtivas da suspensão e realizar os ensaios necessários para demonstrar o funcionamento de suas propriedades mecânicas e suas condições de uso.

2.1 Contextualização do Problema

É necessário um estudo detalhado, para o entendimento do funcionamento da suspenção, pois isso contribuirá para determinar as limitações e vantagens.

3 Objetivos

3.1 Objetivos Gerais

O objetivo principal é demostrar o funcionamento do leque dianteiro da suspenção.

3.1 Objetivos Específicos

  • Pesquisar os componentes mais adequados para criação de um sistema que avalie o leque dianteiro.
  • Montar uma das partes da suspensão para entender a prática do seu funcionamento e construção da mesma.

4 Justificativas

A relevância deste estudo se justifica pelos seguintes motivos:

  • O estudo dos sistemas de suspensão visa garantir segurança e estabilidade oferecendo assim um melhor desempenho para os veículos competição.

  • O projeto poderá contribuir para a comunidade acadêmica, a fim de desenvolver ou melhorar o sistema já existente.
  • Para os pesquisadores esse projeto é uma forma de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe de cada integrante do grupo. Assim como proporcionar um aprendizado prático e conhecimento, aliando o que foi aprendido nas aulas ministradas no curso de engenharia mecânica.

5 Introdução Teórica

O sistema de suspensão absorve por meio dos seus componentes todas as irregularidades do solo e não permite que trancos e solavancos cheguem até o piloto, também é responsável pela estabilidade do automóvel.

Os principais componentes do sistema de suspensão são:

  • Molas;
  • Amortecedores;
  • Pinos esféricos (pivôs);
  • Bandejas de suspensão.

Segundo o portal CLUBE R19, (2012), sem as molas e os amortecedores que permitem a movimentação controlada do sistema, o desconforto no veiculo seria enorme, principalmente em pisos irregulares iguais os da competição Baja, e os fortes impactos diminuiria muito a vida útil do veiculo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (566.3 Kb)   docx (972.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com