TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CURVAS DE NÍVEL E COTA MÉDIA

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.910 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

CURVAS DE NÍVEL E COTA MÉDIA

RTC apresentado ao Curso Técnico em MINERAÇÃO da Unidade SESI SENAI Catalão, como requisito parcial à obtenção de nota na Componente PROJETO.

Orientador Instrutor: Marcos Vinicius Agapito Mendes

CATALÃO

2014

RESUMO

Inicialmente, foi realizado um estudo preliminar dos dados topográficos de um dado terreno, posteriormente foram feitos os cálculos de curva de nível e a cota média com base nestes dados apresentados.

Foram apresentados vários instrumentos topográficos mais antigos que eram utilizados na medição e análise topográfica de terrenos como: prumo ótico, bússola magnética, teodolito e nível. Em seguida, listamos os instrumentos topográficos, que com a ajuda da tecnologia e desenvolvimento de novas soluções, tornaram as medições topográfica mais modernas e precisas, como o teodolito digital e GPS (Sistema de posicionamento global).

Mencionamos as curvas de nível, que é uma linha imaginária que une todos os pontos de igual altitude de uma região representada.

Foi proposto um comparativo entre corte e aterro, sendo que o primeiro são segmentos que requerem escavação no terreno natural para se alcançar a linha da altura média, já o segundo, constitui volumes de terra cuja implementação requer o depósito de materiais. Estes materiais se originam dos cortes e dos empréstimos.

Foi proposta uma solução para o cálculo do terreno proposto neste trabalho. Os resultados foram obtidos através de uma fórmula. Os perfis foram representados e são mostrados nas páginas seguintes.

Palavras-chave: Curva de nível, Cota média, Método dos volumes.

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA 4

1.1. Objetivos 4

2. ESTUDO DE CASO 5

2.1. Instrumentos topográficos mais antigos 6

2.1.1. O prumo óptico 6

2.1.2. Bússola magnética 8

2.1.3. O Teodolito 8

2.1.4. Nível 9

2.2. Instrumentos modernos 10

2.2.1. Teodolito na medição eletrônica de distâncias 10

2.2.2. GPS – O sistema posicionamento global 11

2.3. Curvas de nível 12

2.4. Cortes e aterro 13

2.5. Soluções Propostas 13

2.6. Justificativa 18

REFERÊNCIAS 19

APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

Uma curva de nível, numa planta topográfica, é caracterizada como uma linha imaginária que une todos os pontos de altitudes semelhantes de uma determinada região.

Neste estudo, é proposto calcular as curvas de nível bem como a cota média de acordo com os dados na figura a seguir.

Estão sendo utilizadas as fórmulas para o cálculo de curvas de nível com distância vertical acima ou abaixo e corte e aterro para determinar a cota média.

Figura 1 – Representação do terreno

Objetivos

O objetivo deste trabalho é apresentar e demonstrar a utilização de recursos topográficos para realizar cálculos de cotas, corte e aterro afim de determinar a cota média, dada uma representação de terreno.

ESTUDO DE CASO

A palavra TOPOGRAFIA tem sua origem na escrita grega. O homem desde a antiguidade sempre necessitou conhecer o meio em que vive, por questões de sobrevivência, orientação, segurança, guerras, navegação, construção, etc. No princípio a representação do espaço baseava-se na observação e descrição do meio. Cabe salientar que alguns historiadores dizem que o homem já fazia mapas antes mesmo de desenvolver a escrita. Com o tempo surgiram técnicas e equipamentos de medição que facilitaram a obtenção de dados para posterior representação. A Topografia foi uma das ferramentas utilizadas para realizar estas medições.

Etimologicamente a palavra TOPOS, em grego, significa lugar. E GRAPHEN descrição, assim, de uma forma bastante simples, Topografia significa descrição do lugar. A seguir são apresentadas algumas de suas definições:

“A Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana”. DOUBEK (1989).

“A Topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre”. ESPARTEL (1987).

O objetivo principal é efetuar o levantamento (executar medições de ângulos, distâncias e desníveis), que permita representar uma porção da superfície terrestre em uma escala adequada. Às Operações efetuadas em campo, com o objetivo de coletar dados, para posteriormente serem trabalhas em escritório com Softwares específicos para topografia, sua representação denomina-se de levantamento topográfico seja ela em papel (plantas) ou em meio digital.

A Topografia pode ser entendida como ciência que tem por objetivo determinar a forma e dimensões de um terreno. Na Topografia trabalha-se com medidas (lineares e angulares), realizadas sobre a superfície da Terra e a partir destas medidas calculam-se coordenadas, áreas, volumes, etc. Para tanto, é necessário um sólido conhecimento sobre instrumentação, técnicas de medição, métodos de cálculo e estimativa de precisão.

Os medidores de terra e agrimensores da época, tinham necessidade de restituírem as divisas de propriedades, que eram sazonalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (174.5 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com