TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CURVAS DE NÍVEL E COTA MÉDIA

Por:   •  28/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.192 Palavras (13 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 13

UNIDADE SESI SENAI CATALÃO

CURSO TÉCNICO EM MINERAÇÃO

ADRIANO ROSSI VASCONCELOS

ALCIDES SANTANA NETO

CALIXTO ISAC

LEONARDO PATRIK ROSCETE

SEBASTIÃO UBALDINO DE FREITAS JÚNIOR

CURVAS DE NÍVEL E COTA MÉDIA

CATALÃO

2014


ADRIANO ROSSI VASCONCELOS

ALCIDES SANTANA NETO

CALIXTO ISAC

LEONARDO PATRIK ROSCETE

SEBASTIÃO UBALDINO DE FREITAS JÚNIOR

CURVAS DE NÍVEL E COTA MÉDIA

RTC apresentado ao Curso Técnico em MINERAÇÃO da Unidade SESI SENAI Catalão, como requisito parcial à obtenção de nota na Componente PROJETO.

Orientador Instrutor: Marcos Vinicius Agapito Mendes

CATALÃO

2014

RESUMO

Inicialmente, foi realizado um estudo preliminar dos dados topográficos de um dado terreno, posteriormente foram feitos os cálculos de curva de nível e a cota média com base nestes dados apresentados.

Foram apresentados vários instrumentos topográficos mais antigos que eram utilizados na medição e análise topográfica de terrenos como: prumo ótico, bússola magnética, teodolito e nível. Em seguida, listamos os instrumentos topográficos, que com a ajuda da tecnologia e desenvolvimento de novas soluções, tornaram as medições topográfica mais modernas e precisas, como o teodolito digital e GPS (Sistema de posicionamento global).

Mencionamos as curvas de nível, que é uma linha imaginária que une todos os pontos de igual altitude de uma região representada.

Foi proposto um comparativo entre corte e aterro, sendo que o primeiro são segmentos que requerem escavação no terreno natural para se alcançar a linha da altura média, já o segundo, constitui volumes de terra cuja implementação requer o depósito de materiais. Estes materiais se originam dos cortes e dos empréstimos.

Foi proposta uma solução para o cálculo do terreno proposto neste trabalho. Os resultados foram obtidos através de uma fórmula. Os perfis foram representados e são mostrados nas páginas seguintes.

Palavras-chave: Curva de nível, Cota média, Método dos volumes.


SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA        

1.1. Objetivos        

2. ESTUDO DE CASO        

2.1. Instrumentos topográficos mais antigos        

2.1.1. O prumo óptico        

2.1.2. Bússola magnética        

2.1.3. O Teodolito        

2.1.4. Nível        

2.2. Instrumentos modernos        

2.2.1. Teodolito na medição eletrônica de distâncias        

2.2.2. GPS – O sistema posicionamento global        

2.3. Curvas de nível        

2.4. Cortes e aterro        

2.5. Soluções Propostas        

2.6. Justificativa        

REFERÊNCIAS        

        


  1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

Uma curva de nível, numa planta topográfica, é caracterizada como uma linha imaginária que une todos os pontos de altitudes semelhantes de uma determinada região.

Neste estudo, é proposto calcular as curvas de nível bem como a cota média de acordo com os dados na figura a seguir.

Estão sendo utilizadas as fórmulas para o cálculo de curvas de nível com distância vertical acima ou abaixo e corte e aterro para determinar a cota média.

[pic 1]

Figura 1 – Representação do terreno

  1.  Objetivos

O objetivo deste trabalho é apresentar e demonstrar a utilização de recursos topográficos para realizar cálculos de cotas, corte e aterro afim de determinar a cota média, dada uma representação de terreno.

         

  1. ESTUDO DE CASO

A palavra TOPOGRAFIA tem sua origem na escrita grega. O homem desde a antiguidade sempre necessitou conhecer o meio em que vive, por questões de sobrevivência, orientação, segurança, guerras, navegação, construção, etc. No princípio a representação do espaço baseava-se na observação e descrição do meio. Cabe salientar que alguns historiadores dizem que o homem já fazia mapas antes mesmo de desenvolver a escrita. Com o tempo surgiram técnicas e equipamentos de medição que facilitaram a obtenção de dados para posterior representação. A Topografia foi uma das ferramentas utilizadas para realizar estas medições.  

Etimologicamente a palavra TOPOS, em grego, significa lugar. E GRAPHEN descrição, assim, de uma forma bastante simples, Topografia significa descrição do lugar. A seguir são apresentadas algumas de suas definições:

“A Topografia tem por objetivo o estudo dos instrumentos e métodos utilizados para obter a representação gráfica de uma porção do terreno sobre uma superfície plana”. DOUBEK (1989). 

“A Topografia tem por finalidade determinar o contorno, dimensão e posição relativa de uma porção limitada da superfície terrestre, sem levar em conta a curvatura resultante da esfericidade terrestre”. ESPARTEL (1987).

O objetivo principal é efetuar o levantamento (executar medições de ângulos, distâncias e desníveis), que permita representar uma porção da superfície terrestre em uma escala adequada. Às Operações efetuadas em campo, com o objetivo de coletar dados, para posteriormente serem trabalhas em escritório com Softwares específicos para topografia, sua representação denomina-se de levantamento topográfico seja ela em papel (plantas) ou em meio digital.

A Topografia pode ser entendida como ciência que tem por objetivo determinar a forma e dimensões de um terreno. Na Topografia trabalha-se com medidas (lineares e angulares), realizadas sobre a superfície da Terra e a partir destas medidas calculam-se coordenadas, áreas, volumes, etc. Para tanto, é necessário um sólido conhecimento sobre instrumentação, técnicas de medição, métodos de cálculo e estimativa de precisão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (515.9 Kb)   docx (551.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com