TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DA NASCENTE CORREGO NORETE DIAGMOSTICO AMBIENTAL

Por:   •  29/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 7

                                FACULDADES UNIFICADAS DOCTUM

BIANCA ALAWANY ABRANTES SALES

HALLEF CHRISTIAN DA COSTA

KILDER CRISTIANO SILVEIRA

DANIEL LOUZADA RIBEIRO

DA NASCENTE CORREGO NORETE DIAGMOSTICO AMBIENTAL

TEOFILO OTONI

2015

BIANCA ALAWANY ABRANTES SALES

HALLEF CHRISTIAN DA COSTA

KILDER CRISTIANO SILVEIRA

DANIEL LOUZADA RIBEIRO

DA NASCENTE CORREGO NORETE DIAGMOSTICO AMBIENTAL

 

                         

Trabalho apresentado ao Curso de Engemharia Ambiental e Sanitária da Universidade da rede Doctum , como requisito para obtenção de nota parcial da disciplina de Projeto integrador.

Professor: Vitória Irmã Golçalves Lopes de Faria Freitas

TEOFILO OTONI

2015

         

                             

SUMÁRIO

  1. . Introdução
  2. Justificativa
  3. Objetivos

3.1 objetivo geral

  1. objetivo especifico

4  desenvolvimento

4.1 Meio Ambiente

     4.2 Meio fisico

     4.2.1 Definição de curvas de nível

     4.2.2 Pluviometria

     4.3 Meio Antrôpico

     4.4 Meio Biótico

     5. Materiais e Metodos

     5.1 Analise Biológica

     5.2 Analise Física

     5.3 Analise Antropica

     6. resultados e Discursoes

     7.Conclusão

     8. Referencias

1. INTRODUÇÃO

Nascentes são manifestações superficiais de água armazenada em reservatórios subterrâneos, conhecidos como aquíferos ou lençóis, e que dão origem a pequenos cursos d’água. Estes pequenos constituem os córregos que se ajuntam para formar riachos e ribeirões e que voltam a se juntar para formar os rios. É assim que surge tanto um pequeno ribeirão, quanto os rios Amazonas e São Francisco, e tantos outros.Osvaldo Ferreira Valente* - 07/07/09

Considerada a quinta área mais ameaçada do mundo, a Mata Atlântica  é uma formação vegetal brasileira que originalmente se estendia do Rio Grande do Sul até o Piauí, mas por se localizar em uma região de fácil acesso e que foi rapidamente colonizada (62% da população brasileira se encontra em região de Mata Atlântica) é o bioma brasileiro que mais sofreu (e sofre) com a ocupação do homem. Atualmente restam apenas 7% de sua cobertura original.(Faria, Caroline ;Info Escola)

2. JUSTIFICATIVA

Há necessidade de se realizar o diagnósticos ambiental na nascente do rio Norete, pois a mesma exerce um papel fundamental na formação e manutenção dos recursos hídricos. E portanto as informações servirão para qualificar e quantificar o local de estudo gerando dados que irão favorecer as tomadas de decisões especificas para manter a qualidade deste recurso hídrico, que é fonte de água local

3. OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Realizar diagnóstico ambiental nos meios  biológicos, físicos e socioeconômicos na nascente do Rio Norete, localizada na zona rural do município de Franciscópolis-MG.

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

Realizar diagnóstico de mata ciliar.

Demarcar curvas de nível

Levantar dados pluviométricos.

Levantar informações sobre uso e ocupação da nascente.

4.DESENVOLVIMENTO

4.1 .MEIO AMBIENTE

O ambiente é o meio de onde a sociedade extrai os recursos essenciais à sobrevivência e os recursos demandados pelo processo de desenvolvimento socioeconômico. Esses recursos são geralmente denominados naturais. Por outro lado o ambiente também é meio de vida, de cuja integridade depende a manutenção de funções ecológicas essenciais à vida. Desse modo emergiu o conceito recurso ambiental, que se refere não mais somente a capacidade da natureza de oferecer recursos físicos, mas também de prover serviços e desempenhar funções de suporte á vida.(Sànchez, Luis Enrique , p. 21 )

4.2 MEIOS FÍSICOS

4.2.1 DEFINIÇÃO DE CURVA DE NÍVEL

O método mais comum de representar o relevo de uma área em particular é o uso de curvas de nível. Considera-se que as curvas de nível foram introduzidas pela primeira vez em 1729 pelo topografo Holandes Cruquius em conexão com sondagens do fundo do mar. Uma curval de nível é uma linha imaginaria que conecta pontos de mesma cota. Se fosse possível usar uma grande faca e dividir o topo de uma montanha em diversas fatias com intervalos de altura uniforme, as linhas de corte da montanha seriam as linhas de curva de nível.(McComar, Jack C.)

De acordo com Guimarães (2000), o mapeamento dos solos faz-se obrigatório em um estudo ambiental, à medida que tal estudo requer o conhecimento da dinâmica natural de evolução do meio ambiente e de seu potencial de utilização.

 4.2.2 PLUVIOMETRIA

A água pode ser encontrada em estado sólido, líquido ou gasoso ; na atmosfera,na superfície da terra ,no subsolo ou nas grande massas constituidas pelos oceanos mares e lagos . Em  sua constante movimentação ; configura o que se convecionou chamar  de ciclo hidrológico muda de estado ou de posição com relação  á terra , seguindo as linhas principais deste ciclo( precipitação,, escoamento superficial ou subterrâneo, evaporação), mantendo no decorrer do tempo uma distribuição equilibrada , do que é uma boa evidencia a Constancia do nível médio dos mares.(Nelson L. de Sousa Pinto p.01).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (154.6 Kb)   docx (756 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com