TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA ELETRO-ELETRÔNICA

Por:   •  7/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA ELETRO-ELETRÔNICA

FABSON JOSÉ SALDANHA DOS SANTOS

LUANA DE JESUS SANTOS

RELATÓRIO DE PRÁTICA:

BUZZER

Salvador

2017

FABSON JOSÉ SALDANHA DOS SANTOS

LUANA DE JESUS SANTOS

RELATÓRIO DE PRÁTICA:

BUZZER

Relatório de prática, solicitado pelo professor Cleber, como requisito de avaliação parcial da I Unidade, da disciplina Eletrônica Geral, no Instituto Federal Bahia – IFBA, Campus Salvador.

Salvador

2017

  1. INTRODUÇÃO

 O Buzzer é um componente eletrônico que é composto por duas camadas de Metal e uma terceira camada interna de cristal Piezoeléctrico, este componente recebe uma fonte de energia e através dela emite uma frequência sonora. Buzzer está presente em diversos tipos de aparelhos, tais como: despertador, carros e até em computadores, quando ligado emite um beep informando que a memória foi reconhecida.

Existem dois tipos:

  • Buzzer Ativo: É o mais fácil de testar e usar, quando energizado apita imediatamente. É mais utilizado para alarmes, avisos e sinalização.
  • Buzzer Passivo: É o mais difícil de testar e usar, quando energizado ouve-se um pequeno estalo. É apropriado para fazer melodias, pois o controle dos tons gerado é mais fácil.

Visualmente eles podem ser idênticos, mas o funcionamento é muito diferente. O ativo é um produto mais complexo, de uso mais simples. Ele já tem incorporado o circuito oscilador que produz o som e só requer energizar. O passivo é apenas um transdutor, que é tipo um “alto falante” em miniatura.

  1. OBJETIVOS

  • Montagem do circuito;
  • Fazer o buzzer apitar em uma determinada frequência;

  1. MATERIAIS E PROCEDIMENTO

  1. MATERIAIS:

  • Um Circuito integrado (NE 555);
  • Um Potenciômetro;
  • Capacitores (1 de 0,1uF, 1 de 4,7uF, 1 de 100uF);
  • Dois Resistores (Um de 100 Kohm, Um de 10 Kohm);
  • Um Buzzer;
  • Uma Protobord;
  • Fios de Cobre;
  • Fonte de alimentação;
  1. PROCEDIMENTO:

Primeiro iremos pegamos o Protobord, pois é nele que iremos montar o circuito, depois iremos colocar o circuito integrado NE 555 no protobord e iremos fazer o que esta na imagem abaixo:

Figura 01 – Circuito do Buzzer.

[pic 2]

Fonte: Própria

Primeiro iremos pegar um fio de cobre e colocar na mesma linha no protobord do terminal dois do NE 555 e ligado até a linha do terminal 6, depois fazemos a mesma coisa com o terminal 8 e 4, como mostra a imagem acima. Fazendo isso ligamos o capacitor de 100 uF da mesma linha do terminal 1 até a mesma linha do terminal 8 e o capacitor de 0,1uF ( com um fio de cobre) ligamos um terminal dele no terminal 5 e outro terminal ligamos na mesma linha com um fio de cobre até o terminal  negativo do capacitor de 4,7uF e em seguida o terminal positivo do mesmo capacitor ligamos na linha do terminal 6 do NE 555.

Logo depois pegamos um dos terminais do resistor de 100 Kohm e ligamos ao terminal 6 do NE 555 e o outro terminal dele ligamos ao terminal da extremidade do Potenciômetro e ligamos o terminal central do mesmo com o outro terminal da extremidade( com um fio de cobre) e na mesma linha desse ultimo terminal ligamos o potenciômetro ao terminal 6 (com fio de cobre). Em seguida ligamos um terminal do resistor de 10Kohm e ligamos na mesma linha do terminal 8 do NE 555.

Em seguida ligamos o positivo e o negativo um em cada coluna diferente do protobord (com fio de cobre), fazendo isso ligamos o terminal negativo do capacitor de 100uF com o negativo da fonte( com fio de cobre). Logo depois ligamos o terminal 8 do NE 555 ao positivo da fonte e o capacitor de 0,1uF com o negativo da fonte (com fio de cobre). E por ultimo ligamos o terminal negativo do buzzer com o terminal 3 do NE 555 e me seguida o terminal positivo do mesmo com o negativo da fonte, depois ligamos a fonte e variamos a frequência com o potenciômetro.[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (275.3 Kb)   docx (391 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com