TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO

Artigos Científicos: DESAFIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2015  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 10

Determinado produto, ainda em análise pelos órgãos de saúde, promete o emagrecimento acelerando o metabolismo das gorduras acumuladas pelo organismo. Pode-se dizer que esse produto acelera1

DESAFIO PROFISSIONAL

CURSO: SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

3ª SÉRIE

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

 GESTÃO DE PESSOAS; E

 TÉCNICAS DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL.

AUTORA:

 PROFª CARLA FREGNI.

2

APRESENTAÇÃO

O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos:

 Favorecer a aprendizagem.

 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

 Promover o estudo dirigido a distância.

 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.

 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do bimestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras.

A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.

3

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:

 Aplicação das técnicas administrativas em rotinas de pessoal.

 Elaboração de ações efetivas que levem à excelência da aplicação do capital intelectual.

 Conciliar as ações dos subsistemas de gestão de pessoas com as estratégias corporativas.

OBJETIVO DO DESAFIO

Simular práticas de GP (Gestão de Pessoas) e DP (Departamento de Pessoal) de modo a desenvolver algumas habilidades envolvidas no cotidiano de um Gestor de Pessoas.

PRODUÇÃO ACADÊMICA

Elaboração de um Plano de Melhorias voltado a ações de RH na SUPERSOFT.

DESAFIO PROFISSIONAL

Você assumirá, hipoteticamente, o papel de um consultor em Gestão de Recursos Humanos que acaba de conquistar um novo cliente. Você seguirá as orientações de cada passo deste desafio e caso achar que está faltando alguma informação, você mesmo deverá criá-las e justificá-las conforme teoria abordada nas aulas e de forma a manter coerência com o desafio proposto.

4

A SUPERSOFT LTDA. é uma empresa familiar, do segmento de informática, criada há 5 anos por dois irmãos: Agenor Randsoft (formado em engenharia da computação) e Leonora Randsoft Bartiro (formada em administração de empresas).

A SUPERSOFT desenvolve aplicativos para controle de estoque em pequenos supermercados. Conta com 6 funcionários e ocupa um sobrado no bairro de Perdizes (São Paulo – capital).

Atualmente, essa empresa está com 8 clientes na capital e 15 no interior. A relação comercial envolve contrato de locação do sistema Supersoft assim como contratos de manutenção e de suporte. Seu faturamento mensal costumava ser em torno de R$ 150.000,00. Há 3 meses, a SUPERSOFT vem passando por muitos problemas: queda de 20% no faturamento mensal , perda de clientes e absenteísmo.

Quando Agenor e Leonora reuniram-se para falar sobre a situação e chegar a um acordo sobre decisões a serem tomadas, houve um impasse, pois Agenor sugeriu a contratação de um consultor em Finanças e Leonora sugeriu um consultor em Recursos Humanos.

O impasse foi resolvido quando Leonora apresentou a Agenor um artigo sobre a importância do RH dentro de uma empresa.1 Apesar de um pouco contrariado, o diretor de Produção e Vendas da SUPERSOFT (Agenor, irmão de Leonora), acabou concordando com a contratação de um Consultor em RH (ou seja: você!).

Logo na primeira semana em que fechou o contrato com você, Leonora fez questão de te encaminhar um material chamado “Dossié SUPERSOFT”. Seu conteúdo é composto por: organograma; fichas de funcionários, perfis comportamentais e definições do negócio (arquivos disponíveis em ‘Apêndices’).

Para concluir o seu Desafio Profissional será necessário seguir os seguintes passos:

1 Disponível em < http://www.contabilidadedf.com.br/qual-a-importancia-do-setor-de-rh-dentro-de-uma-empresa/>. Acesso em 22 jan 2014.

5

Passo 01

Contexto a ser considerado: Logo na primeira semana de sua consultoria, Rosa pediu demissão. Para evitar maiores conflitos, Leonora pediu-lhe que atendesse a funcionária em todas as suas dúvidas quanto ao processo de rescisão de contrato de trabalho. Além disso, também solicitou-lhe ações de recrutamento e seleção para urgente substituição da funcionária.

Tarefas a serem cumpridas: (1)Baseando-se em seu livro-texto (OLIVEIRA, Cap.6) e nas informações contidas no Dossié, elabore o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, detalhando todos os cálculos. (2) Baseando-se em seu livro-texto (CHIAVENATO, Cap.4-5-7), defina o desenho e a descrição do cargo a ser oferecido; o perfil profissional procurado; o meio de divulgação da vaga; o texto a ser comunicado; as perguntas para a entrevista.

Passo 02

Contexto a ser considerado: Quando você começou a conhecer os funcionários da SUPERSOFT, Leonardo e Luiz Carlos demonstraram muitas dúvidas quanto à compreensão de seus respectivos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com