TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  28/5/2015  •  Artigo  •  1.943 Palavras (8 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP[pic 1]

POLO – CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO, ECONOMIA, SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL E CERTIFICAÇÃO.

Aluna:

Ingrid Keli Araújo Pompeu – RA

Data de entrega: 02/04/2015

Tucuruí-PA

2015

INGRID KELI ARAÚJO POMPEU

DESAFIO PROFISSIONAL

                                                                                       [pic 2]

                                                                  Tutora:

Tucuruí-PA

2015

Passo 1 - Explique a relação entre suprimentos de energia, preços da gasolina e demanda por veículos híbridos. O que poderia acontecer caso mais cliente desejasse comprar os carros híbridos?

Resposta: O Brasil é alto suficiente quando se trata de energia, com isso não depende de importações, ele importa alguns produtos, mas de forma global ele é exportador líquido. Desde o início desse ano, a falta de chuva tem causado redução no nível dos reservatórios. Se chover pouco, a energia fica mais cara, já que para poupar água é necessária tomar providencias, e uma delas é o acionamento de usinas térmicas movidas a combustível, com isso acabam elevando o custo e afetando diretamente os consumidores, já que 60% do que pagamos pela gasolina são impostos. A gasolina além de petróleo tem em sua composição química o álcool, ou seja, cada vez que o preço destes produtos subirem, o preço da gasolina aumentará automaticamente. No entanto, os consumidores brasileiros não têm pra onde correr, já que existe um grande de cartel de empresas na venda dos combustíveis espalhados por várias cidades do Brasil, seja diesel, etanol, gasolina ou GNV, pois o cartel define uma tabela de preços e vários postos de bandeiras diferentes praticam os mesmos valores ou valores similares.

O que mais anima os consumidores que pensam no futuro e também em economizar é ver que os combustíveis fósseis serão substituídos por energia limpa e renováveis. Mas em termos de tecnologia sustentável o Brasil está bem longe da realidade alcançada por outros países. A cada dia que passa a população se conscientiza da importância da sustentabilidade e as empresas pensam em produzir mais e causar menos impactos negativos, assim produzir com cuidado e inteligência.

Com as pessoas físicas e jurídicas pensando mais no futuro do nosso planeta, entre a poluição e o custo de vida que a cada dia que passa esses problemas só agravam, foram pensadas em várias saídas e uma delas surgiu o carro híbrido, um automóvel verde que foi criado pensando em reduzir os impactos ambientais e no que o consumidor irá economizar com passar do tempo se comparado com os veículos convencionais, pois embora os automóveis sejam considerados os principais meio de locomoção da humanidade, não sejam exatamente os principais motivos de poluição, eles por serem mais utilizados, são os que sempre estão presentes por toda parte, e onde a automóveis á poluição. Os carros híbridos dispõem de dois motores, assim utilizando combustível fóssil e energia elétrica, e essa nova tecnologia está tendo problemas para se adaptar ao mercado brasileiro, já que ainda são produzidos em outros países eles tem um custo mais elevado quando comparados os convencionais já vendidos no mercado Brasileiro, mas se caso mais clientes brasileiros desejassem adquirir os carros híbridos, o preço diminuiria, já que a demanda será maior que as vendas atuais, e com tantos produtos tendo que serem produzidos com mais rapidez e eficácia, as montadoras brasileiras teriam que se adaptar a um novo mercado.

Passo 2 – Descreva quais as estratégias envolvidas neste caso, baseando-se na ideia de um produto inovador como veículo híbrido, e na visão da empresa que espera triplicar as vendas em 6 anos. Quais fatores devem ser considerados pela empresa na elaboração de seu planejamento estratégico? Justifique sua resposta apresentando inclusive as vantagens de um planejamento eficaz.

Resposta: Ter objetivos claros é fundamental para o sucesso de um planejamento de venda. Afinal de contas, sem planejamento de estratégias de curto e longo não a como alcançar os objetivos, para alcançar algumas metas à empresa terá que fazer alguns sacrifícios, abrir mão de alguns hábitos de consumo hoje para concretizar suas metas.

Os carros híbridos são veículos que foram feitos pensando no futuro, esse tipo de veículo possui dois motores, assim utilizando a combinação de carro elétrico e de combustível fóssil, é como se funcionasse como um carro elétrico, pois é alimentado pela energia cinética proveniente da queima de combustível fóssil, ao contrario dos veículos elétricos, os híbridos não precisam ser plugados para recarregar.

        A Toyota Pirus foi lançada no mercado japonês em 1997 e se tornou o primeiro veículo híbrido produzido em série e com virou o mais vendido no mercado mundial quando se tratava de carro não poluente. 

Dispositivos que o veículo disponibiliza

[pic 3] Motor: Hybrid Synergy Drive (Motor elétrico + Motor a combustão), um sistema inteligente que proporciona a melhor relação entre os motores de combustão e elétrico com alta eficiência no consumo de combustível, máximo desempenho e baixa emissão de gases.

[pic 4]   Painel: Central com display 3D, informações do sistema híbrido e Head Up Display.

[pic 5]    Multimídia: Tela Touch de 6.1” com câmera de ré e sistema de áudio com CD Player, MP3, WMA, entrada AUX e Bluetooth.

[pic 6]       Transmissão: Automática CVT com alavanca de câmbio tipo joystick.

[pic 7] Abertura e ignição: Smart Entry (Sistema que identifica a proximidade as chave e destrava o veículo sem precisar usá-la) e Start Button (Botão que quando pressionado aciona a parte elétrica do veículo – modo acessório (ACC) – e ao pressionar o pedal do freio coloca o motor em funcionamento.).

Dirigibilidade: Controle eletrônico de estabilidade (VSC-Controle que aciona individualmente os freios e controla a potência de cada roda dependendo da necessidade, mantendo a trajetória e evitando derrapagens em curvas, manobras bruscas e pisos escorregadios.) e tração (TRC-Controla a pressão hidráulica do sistema de freio e corta a injeção de combustível no momento em que a roda de tração tende a girar em falso “patinar”).[pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (395.6 Kb)   docx (3.6 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com