TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DETERMINAÇÃO DA COR POR ESPECTROFOTOMETRIA

Por:   •  26/8/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.614 Palavras (7 Páginas)  •  2.236 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]                [pic 3][pic 4]

         ASCES-UNITA

CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA

Engenharia Ambiental

Química Ambiental

  RELATÓRIO DE LABORATÓRIO

   PRÁTICA 05

   DETERMINAÇÃO DA COR POR ESPECTROFOTOMETRIA

   MAIO/2017

[pic 5]        [pic 6][pic 7]

         ASCES-UNITA

CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA

PROFESSORA: Ângela Coelho

                                  ALUNA: Jaiseanne Silva

                                                                

CARUARU, MAIO / 2017

[pic 8]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        4

3.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        4

4.        MATERIAIS, EQUIPAMENTOS        4

4.1. Materiais         4

4.2. Equipamentos         5

5.        PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL         5        

6.        RESULTADOS        6        

7.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        7

8.        ANEXOS        7

9.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        7

[pic 9]

  1. INTRODUÇÃO

        A coloração da água pode ser observada ou determinada através de partículas coloidais ou em suspensão que ocorre no contato da água com folhas, madeira em decomposição, entre outros, neste caso, a cor da água é denominada cor real. Quando são encontrados compostos de outras matérias que estejam em suspensão ou dissolvidos nesta água sua coloração é denominada cor aparente.

        A relevância da composição da água é um fato indiscutível e suas propriedades são influenciadas pela presença ou não de substâncias. A água pura é uma substância com características peculiares, mostrando propriedades físicas e comportamento bastante diferenciado. Deste modo, o tipo de remoção destas partículas pode ser determinado a partir da cor que ela se encontre, real ou aparente. Na cor real, é utilizado um coagulante que permiti a separação dos colóides em forma de flocos, através de sedimentação, que separa as partículas em pedaços e dos processos de coagulação-floculação, processo de aglutinação e precipitação da fase dispersa de uma solução coloidal provocada pela adição de eletrólitos, por aquecimento. Já na cor aparente, são utilizados os métodos clássicos de separação de matéria em suspensão, que são a filtração e a clarificação.  

  •         Estes métodos são baseados na análise comparativa da amostra de água com o método de Lovibond, que são os discos de vidro corado, comparação visual direta com tubos de Nessler e o método fotoelétrico, com o uso do aparelho espectrofotômetro.
  1. OBJETIVOS

Aprender a determinar a cor da água através do processo de espectrofotometria e aprender os principais fundamentos e especificações da análise aplicada.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        O instrumento usado na espectroscopia UV/VIS é chamado de espectrofotômetro. O espectrofotômetro é um instrumento que permite comparar a radiação absorvida ou transmitida pela água, tornando base o conceito de que toda substância ou elemento pode absorver mais ou menos luz em um comprimento de onda específico. Assim, é possível determinar de forma qualitativa ou quantitativa a presença de uma substância qualquer em uma amostra de água a partir do quanto ela absorverá em um comprimento de onda específico.

        O aparelho funciona com uma lâmpada que emite luz em vários comprimentos de onda especificados de fábrica, de acordo com o modelo, conhecido como o espectro nominal de trabalho do aparelho. Essa luz geralmente é emitida por uma lâmpada de tungstênio ou de gás nobre. A diferença entre a luz de intensidade inicial (emitida pelo aparelho) e a final (que atravessa a amostra) é calculada como transmitância, que é a fração da luz incidente com um comprimento de onda específico, que atravessa a amostra de matéria, então o espectrofotômetro mede o quanto de luz foi absorvida pela amostra e sua absorbância é dada no visor. Atualmente isso é muito útil, pois assim é possível calcular a concentração de um poluente ou substância em uma amostra pela Lei de Beer-Lambert (A = αxC), sem ser preciso fazer cálculos manualmente, de forma tecnológica, o aparelho já oferece o resultado preciso.

        Antes de qualquer medição, é necessário construir o espectro de absorbância da substância que será analisada. Assim descobre-se em qual comprimento de onda uma substância qualquer absorve mais luz, sendo a maior absorbância a utilizada para análise da amostra. Algumas substâncias absorvem mais o mesmo comprimento de onda, mas sempre haverá uma faixa espectral qualquer em que uma substância absorverá melhor que a outra.

  1. MATERIAIS, EQUIPAMENTOS

4.1. Materiais

  • Proveta de 100 ml                                
  • Becker de 100 ml
  • Bastão de vidro
  • Proveta
  • Amostra de água
  • Água destilada

 4.2. Equipamentos

  • Espectrofotômetro

 

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

            Inicialmente o aparelho foi ligado e ajustado o comprimento de ondas para o solicitado (385 mm) como mostra o anexo (1), Então, foi traçada a absorbância em relação à cor utilizando o branco de água destilada. Para a preparação do branco foi necessário encher uma cubeta com água destilada até a marca de 25ml. Seguidamente, a cubeta foi colocada no espectrofotômetro, como mostra o anexo (2), lembrando que a cubeta deve ser manuseada sempre do lado fosco, para evitar a contaminação do lado liso com substâncias encontradas nas digitais, o que pode interferir diretamente na eficácia da análise realizada no aparelho. Os dois lados da cubeta pode ser observado no na figura do anexo (3). A tampa do aparelho foi fechada para evitar a interferência da luz ambiente e pressionou-se a tecla ZERO. Após alguns segundos apareceu no visor 0,00 mg/L, então a cubeta do branco foi removida do aparelho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (256.9 Kb)   docx (255.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com