TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação Do Seis Sigma (6σ) E As Dificuldades Encontradas

Artigo: Implantação Do Seis Sigma (6σ) E As Dificuldades Encontradas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  564 Palavras (3 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 3

Implantação do Seis Sigma (6σ) e as dificuldades encontradas

Quando uma empresa decide que necessita de um programa de qualidade, esta já está rompendo uma das barreiras de uma implantação eficaz. Faz-se a mudança de pensamento da organização. Essa necessidade de mudar pode tanto ser caracterizada por uma falha de processo ou mesmo por uma iniciativa de melhoria contínua. Na maioria dos casos, as empresas que desejam implantar os programas de melhoria da qualidade já possuem algum programa relacionado.

Dentre esses, pode-se destacar desde um simples 5S, metodologia japonesa de melhoria da qualidade, até algo mais bem estruturado como uma certificação ISO. (CARVALHO; et al, 2007). Antony e Banuelas (2002) demonstram que um dos principais fatores críticos de sucesso, estudo realizado em organizações do Reino Unido, da implantação do Seis Sigma é o envolvimento e comprometimento da alta gerência com o programa. O caso de sucesso da Motorola serve de exemplo, pois após a alta gerência implantar do programa por toda a fábrica os objetivos do Seis Sigma foram alcançados, todos os funcionários estavam envolvidos.

Esse envolvimento dos funcionários também é um dos fatores críticos para o sucesso da implantação, porém, segundo Antony e Banuelas (2002) é o fator menos importante para a implementação do programa 6σ. Os fatores críticos de sucesso da implantação do programa, em ordem de importância, segundo Antony e Banuelas (2002) são:

Envolvimento e comprometimento da gerência;

Entendimento da metodologia, ferramentas e técnicas do Seis Sigma;

Empregar Seis Sigma na estratégia de negócios;

Empregar Seis Sigma com os consumidores;

Seleção, revisão e seguimento de projeto;

Infraestrutura organizacional

Esses fatores foram encontrados a partir de estudos realizados em multinacionais do Reino Unido, os autores afirmam que os resultados podem variar caso sejam aplicados em pequenas e médias empresas, mas servem como referência para o estudo proposto. Porém, nota-se que o sucesso da implementação não depende só de fatores internos a empresa, mas também de fatores externos como o uso de Seis Sigma com os fornecedores e consumidores.

A importância de empregar o 6σ aos fatores externos é da empresa, esta deve se responsabilizar pelo treinamento do programa tanto com os fornecedores quanto com os consumidores. O que acarreta em economia de tempo e dinheiro, um serviço prestado tem menor duração quando atrelado ao programa. Em cinco anos a Motorola reduziu o tempo médio de conserto de 12 para 4 dias. (GREEN, 1995, p. 90).

Mudanças na infra-estrutura organizacional e na estratégia de negócios também aumentam a eficiência em atividades financeiras. O fechamento de mês da Motorola, passou de 12 para 2 dias, no mesmo período de tempo. Essa melhoria gerou uma economia de 20 milhões de dólares por ano, com mudanças simples como instruções mais claras nos formulários. (GREEN, 1995, p. 91).

Para se entender como o emprego da metodologia, ferramentas e técnicas do seis sigma influenciam no processo produtivo, pode-se fazer uma análise entre a metodologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com