TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISPOSITIVO PARA ESTUDOS DA CINEMÁTICA E DAS LEIS DO MOVIMENTO APLICADOS AO ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Por:   •  25/2/2016  •  Dissertação  •  3.632 Palavras (15 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA

NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

DORIAN FEITOSA GARRIDO

Dispositivo para estudos da cinemática e das leis do movimento aplicados ao ensino de física no ensino médio

BOA VISTA - RORAIMA

MARÇO/2015

DORIAN FEITOSA GARRIDO

Dispositivo para estudos da cinemática e das leis do movimento aplicados ao ensino de física no ensino médio

        

Projeto de pesquisa a ser executado durante o Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), na Universidade Federal de Roraima.

Linha de pesquisa: Ensino de Física, Cinemática e leis de Movimento.

Orientador (a):Roberto Ferreira dos Santos

Co - Orientador (a): Ijanílio Gabriel de Araújo

BOA VISTA - RORAIMA

MARÇO/2015

SUMÁRIO

RESUMO        3

1. INTRODUÇÃO         4

2. OBJETO DE ESTUDO        5

2.1 Objetivos específicos         5

3. JUSTIFICATIVA         6

4. METODOLOGIA DE PESQUISA         7

4.1Caracterização da Escola Campo        7

4.2 Procedimento Experimental        8

4.3 Sequência Didática        9

5. RESULTADOS ESPERADOS         10

6. CRONOGRAMA        10

7. REFERÊNCIAS         11

8. ORÇAMENTO DOPROJETO................................................................................14

     

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar ações de estratégias em aulas práticas com experimentos para a disciplina de física, sobre cinemática e leis de movimento, direcionado aos alunos do Ensino Médio, em busca de auxiliar a compreensão e aprendizagem de modo diferenciado, em que é um fator relevante e determinante para melhorar a aprendizagem. Ao buscar identificar as dificuldades dos alunos quando se tratar de cinemática e leis de movimento, aliar a aplicação de aulas teóricas e práticas fará uma diferença. Trata-se de uma ação para melhorar a compreensão e amenizar o grau de dificuldade dos alunos no entendimento dos métodos estudados. Para no final analisar, por meio de observação e aplicação de procedimentos avaliativos, a melhor ação que levou a evolução do nível de percepção e em aprendizagem depois do experimento. O trabalho de pesquisa apresenta como situação problema: como as aulas práticas de física com experimento sobre de cinemática e leis de movimento irá acrescentar na compreensão e aprendizagem dos alunos de escolas do ensino médio. Para ser mais específico, o teste da metodologia será aplicado nos alunos do primeiro ano da Escola Estadual Airton Senna em Boa Vista - Roraima. Servirá como alternativas, para professores experimentarem estratégias metodológicas e criativas por meio de experimentos para auxiliar na aprendizagem significativa de maneira mais segura e objetiva.

Palavras – Chave: Experimento, cinemática, aprendizagem, leis de movimento.

1 - INTRODUÇÃO

O ensino de Física vem de longa data, mas passou a ser considerado como objeto de pesquisa, preocupação e investigação, na década de 60 depois da implementação nos Estados Unidos, seguido por toda a America Latina, sendo também no Brasil (Saviani, 1996). De acordo com Krasilchik (2000) a expansão do ensino de física no Brasil veio em decorrência de identificar à necessidade de preparação dos alunos com maiores habilidades em busca de atender uma demanda que buscava investigadores para trabalhar no progresso da ciência e tecnologia nacionais.Pois, o país se encontrava em processo de desenvolvimento industrial.

Desde então, se discute sobre a importância do ensino de Física no que diz respeito a todos os níveis de escolaridades. Quando se considera que o acesso ao conhecimento acontece de diversas formas, eportanto, em diferentes ambientes (Moreira; Penido, 2009). No entanto, não se pode esquecer que é na escola que se começa os primeiros passos para a formação de conceitos científicos, ou seja, é neste momento que se passa a conhecer de modo explícito, quanto à questão da realidade sobre alguns questionamentos que nos sãos expostos continuamente (Moreira; Penido, 2009). É neste contexto que estes, e demais autores nos alertam quanto a ter consciência que o ensino de ciências é de fundamental importância.Pois, faz com que o estudante aprenda a viver e participar ativamente do espaço no qual está inserido.

A disciplina de Física tem diversas fontes a serem abordadas, porém, neste estudo trataremos da cinemática e dasleis de movimento, no caso específico dos movimentos em geral.  As leis da mecânica envolvem duas grandezas: velocidade e aceleração. Assim, antes de estudar as leis da mecânica, precisamos analisar com detalhes essas grandezas. No entanto, a parte da mecânica que analisa essas grandezas chama-se cinemática. E o estudo das leis de movimento chama-se dinâmica. Essas leis nos permitem avaliar e compreender o comportamento dos movimentos dos corpos (SAMPAIO &  CALÇADA, 2005).

Nessa linha de estudo, tem-se em mente o pensamento de Ausubelet al (1980), quando diz que a condição para aprendizagem significativa estará relacionada com inovações. Portanto, à medida que o novo conteúdo ou ação prática é incorporado às estruturas de conhecimento de um aluno pode adquirir significado para este a partir da relação com seu conhecimento prévio (Ausubel, 2003).

Ainda seguindo o pensamento de Ausubel (2003) quanto à questão da aprendizagem, pode-se dizer que, a cada novo processo de informação, deve existir uma interação de conhecimento especifico, do aluno com um novo material, e esse novo processo talvez se reorganize e se reestruture em conhecimentos com maior clareza e proporcionalidade. Sendo assim, e por acreditar que a aprendizagem significativa ocorre quando uma informação nova se relaciona de modo mais intenso com outra pré-existente (Ausubel et al., 1980). Acreditando apresentar ações diferenciadas por meio de experimentos na prática dentro da sala de aula, ou seja, aula prática de física sobre cinemática e leis de movimento aplicada para alunos do Ensino Médio em busca de enriquecer a aprendizagem faço a seguinte pergunta: Como as aulas práticas de física com experimento sobre cinemática e leis de movimento irá acrescentar na compreensão e aprendizagem dos alunos do ensino médio?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (227.3 Kb)   docx (30.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com