TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISPOSITIVOS DE ACIONAMENTO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS COM LÂMPADAS INCANDESCENTES

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.000 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ

UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR

CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

ENSINANDO E APRENDENDO

DISPOSITIVOS DE ACIONAMENTO EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS COM LÂMPADAS INCANDESCENTES – PARTE II

Curso: Engenharia Civil

Disciplina: Instalações Elétricas Prediais – Laboratório.

Prof.: Antônio Fernando M. de Almeida

Aluno: Vigoberto Souza da Silva

Matrícula: 1223462

Turma: T3EF

Março – 2015.1

SUMÁRIO

1. Introdução.............................................................................................03

2. Desenvolvimento..................................................................................04

3. Conceito de Three way  .......................................................................04

4. Conceito Four way  ..............................................................................04

5. Conceito de Sensor..............................................................................04

6. Diagrama Three way ...........................................................................05

7. Diagrama Four way..............................................................................05

8. Diagrama Sensor.................................................................................06 

9. Conclusão............................................................................................06

10. Bibliografia.........................................................................................06

INTRODUÇÃO
        O presente relatório tem como objetivo relatar todas as ações realizadas, por ocasião da aula de laboratório referente à prática nº 02, da cadeira de Instalações Elétricas, onde teve como tema “Dispositivos de Acionamento em Instalações Elétricas com Lâmpadas Incandescentes Prediais parte II”.

Estudamos a respeito de como realizar instalações com interruptores paralelos do tipo “Three Way” e “Four Way”, bem como, as instalações de sensores, seu emprego suas características ,em fim seu uso no mundo moderno.

Portanto, sintetiza algumas informações necessárias para um bom entendimento desse processo. Esse conhecimento é de fundamental importância no âmbito da engenharia civil, pois o profissional dessa área utiliza essas informações cotidianamente.

        

        

2. DESENVOLVIMENTO

        O objetivo geral da prática realizada no laboratório: Comandar lâmpadas incandescentes por interruptores paralelos, tipo Three Way, Four Way e instalações de sensores, nos mostra algumas alternativas e segurança, para o conforto do ser humano em suas residências.

        Como citado em sala, esses sistemas possibilita apagar e acender lâmpadas de dois pontos distintos criando assim comodidade para o usuário.

        Three way é um sistema utilizado sempre em pares, para comandar uma lâmpada (ou conjunto de lâmpadas) de dois pontos distintos, ou seja, quando desejamos acionar uma lâmpada ou varias lâmpadas de pontos diferentes, a fim de que o usuário não tenha que retornar a um determinado ponto para desligar a referida lâmpada. Ex: Instalação em escadas.

O sistema Three Way é um dos mais utilizados em interruptores para controlar uma carga de dois pontos diferentes. Numa escada, por exemplo, seria cômodo que a pessoa, ao passar pela mesma, possa acendê-la ao iniciar a subida, e apagá-la ao terminar. Esta é uma típica aplicação desse sistema.

        Four way é um sistema de instalação elétrica onde é possível acionar uma lâmpada de três ou mais locais sem muita dificuldade, ou seja, podemos comandar uma lâmpada    (ou conjunto de lâmpadas) de mais dois pontos distintos.

O sistema Four Way é muito utilizado normalmente em conjunto com dois interruptores three-way, para obter o controle da iluminação em três (ou mais) pontos diferentes. Ex: sua aplicação é o seu uso em corredores muito longo, tornando possível o controle das luminárias de vários pontos.

        Sensor é um dispositivo capaz de detectar (captar) em seu raio de ação ( estímulos externos) e responder de imediato, ou seja, detecta um estímulo físico (calor, luz, som pressão, movimento) e transmite um impulso (mensurável ou operante) correspondente.

Diagrama Three way  : 

[pic 2]

        Considerações

  • A montagem do sistema acima foi realizada na bancada do laboratório;
  • Quando instalamos esse sistema em um quarto, podemos instala um interruptor próximo à porta e outro na cabeceira da cama;
  • Conforme podemos observar na figura, a carga (no caso, uma lâmpada), está sendo controlada por dois pontos situados em locais diferentes (chave Sw3). Deve-se tomar cuidado na ligação do fio fase, este deve ser sempre conectado ao pino central do interruptor e o retorno na parte do fundo do receptáculo a fim de que não haja risco de choque mesmo se alguém substituir a lâmpada com o circuito (interruptor) fechado.

        Diagrama four way  :

[pic 3]


Vantagens:

        Considerações

  • Para usarmos o sistema de maneira satisfatória, ou seja, para que ele funcione corretamente é necessário que os interruptores four way fiquem localizados entre os dois interruptores Three way;
  • Observe bem que, ao se acionar o interruptor, as ligações são cruzadas, e, portanto, há uma inversão na linha de alimentação, conforme diagrama realizado em sala fechamos assim o circuito, aciona-se a carga (chave Sw4).

        Diagrama Sensor 

[pic 4]

        Considerações

  • Podemos citar como vantagens a utilização de sensores o seguinte: Uma boa resistência aos ambientes, não possui contato físico com o objeto, uma boa vida útil;
  • Existem vários tipos de sensores como foi citado em sala de aula. Ex. sensor de presença, sensor de detecção de fumaça, sensor de temperatura. Temos que analisar, pois a instalação de sensores em um projeto, muitas vezes eleva o valor na execução do mesmo.
  • Foi realizado na bancada do laboratório, a instalação elétrica  com um sensor descrito no diagrama acima.

3. CONCLUSÃO

Quando trabalhamos em um projeto elétrico de uma edificação, verificamos vários componentes, que por sua vez devem estar identificados em um desenho (plantas).

 Os circuitos, as lâmpadas, os condutores, os interruptores, todos esses dispositivos, quando instalados em prédios, são feitos através de circuitos em paralelo, de maneira que a tensão dissipada por cada um se mantenha constante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (181 Kb)   docx (24.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com