TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISPOSIÇÃO E TRATAMENTO DOS RESÍDUOS QUÍMICOS PERIGOSOS

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO II

Gestão ambiental e Responsabilidade Social

Curso: Engenharia Elétrica

Disciplina: Gestão ambiental

Tutor: Alex Freire

Aluno (a): Fabio Roberto Dos Santos

RA / RGM: 121453-5

Polo: São Miguel Paulista

DISPOSIÇÃO E TRATAMENTO DOS RESÍDUOS QUÍMICOS PERIGOSOS

        No mundo atual, podemos observar a quantidade de resíduos resultantes de diversos processos sejam eles industriais, químicos, eletrônicos e etc. A tratativa ideal para esses resíduos é a aplicação da política dos 3R’s, onde priorizamos a redução do resíduo.  Como exemplo analisamos a substituição de copos descartáveis por uma garrafa plástica, no consumo de agua em um escritório ou indústria, iriamos economizar vários copos como essa mudança. A segunda opção seria reutilizar o resíduo, isso significa que na impossibilidade de redução dos copos poderíamos reutiliza-los. Em último caso, ou seja, quando não é possível reduzir nem reutilizar, podemos reciclar o resíduo o que também reduz o impacto ambiental.

No caso de resíduos perigosos, o conceito acima também é utilizado. Quando um resíduo perigos é gerado aplicamos os 3R’s, mas por alguma razão o resíduo não se encaixar em nenhum processo citado acima, o mesmo deve ser disposto de maneira adequada e para esta maneira deve se levar em conta a quantidade e natureza do resíduo, características do meio receptor e aceitação da sociedade.

De acordo com a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), resíduos químicos perigosos são classificados como tal com base na NBR 10.004 e apresentam as seguintes características:

  • Reatividade
  • Corrosividade
  • Toxicidade
  • Inflamabilidade
  • Qualquer combinação das anteriores

        Dado determinado resíduo é essencial avaliar os riscos envolvidos no armazenamento, utilização, transporte e disposição, e de acordo com a quantidade prover um monitoramento adequado ao método utilizado na disposição final, afim de minimizar os danos ao meio ambiente e as espécies que ali abitam.

        Segundo (Braga, 2005), os métodos mais comuns utilizados para a disposição dos resíduos químicos perigosos são o tratamento dos resíduos, a remediação de aquíferos e a disposição no solo. O terceiro o qual daremos ênfase, trata-se da disposição desses resíduos no solo através dos aterros de armazenamento, lagoas artificiais, armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.

        Quando tratamos da disposição dos resíduos no solo, podemos destacar como item critico a impermeabilização do solo das instalações de destino, a qual deve ser considerada verdadeiras obras de engenharia por caracterizar o ciclo de planejamento (projeto), execução (construção) e melhoria continua (manutenção). Fora desta característica podemos citar as injeções em poços, que causam impacto direto nos aquíferos tornando o método menos eficiente que os demais, visto que este impacto traz a poluição das aguas subterrâneas e pode ser identificado depois de décadas.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (162.8 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com