TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Demonstrando o uso da tecnologia CPLD

Resenha: Demonstrando o uso da tecnologia CPLD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 2

O projeto aqui apresentado se define como um sistema CLP genérico para redução de custos em automação industrial, visando melhorar nosso conhecimento na montagem de sistemas acionados com possibilidade de programação em sistemas Ladder.

O projeto foi feito em conjunto de meus amigos de sala e orientador, na unidade de Itaborai, onde recebemos diversos equipamentos e assistência de aparelhos novos e com uma grande funcionalidade para a criação do projeto.O resultado so pode ser alcançado devido a muito esforço e dedicação ao curso e aos estudos, pois foi feito com muito trabalho e vontade.A idéia foi aperfeiçoada de outros projetos que foram pensados pelo grupo, para que o projeto tivesse êxito, o grupo teve que pensar nos funcionamentos mecânico e elétrico.Como metodologia de nosso trabalho foi adotada a da engenharia, que tem como base a observação e a pesquisa. Assim, muitas dúvidas que o grupo encontrou e no decorrer da produção deste projeto foram esclarecidas por meio das aulas que recebemos dos professores e por meio de pesquisas em sites e livros

A demonstração do uso da tecnologia CPLD em automação industrial é feita através de uma planta didática que simula um processo de perfuração, realiza um teste de qualidade, verificando se os furos foram feitos com perfeição e rejeita peças defeituosas.O processo é basicamente composto por um controlador de tecnologia CPLD, um painel de comando, válvulas eletropneumáticas, atuadores (cilindros) e sensores, toda essa estrutura está montada sobre perfilados de alumínio. O processo realizado não é o ponto mais importante do projeto, ou seja, o controlador pode automatizar qualquer processo industrial didático ou não (foto 1).

O circuito de entrada recebe os sinais vindos dos sensores e do painel de comando devem estãr ligados ao dispositivo por foto-acopladores que isolam galvanicamente o dispositivo, nesse modelo as entradas não estão protegidas e so podem ser comandadas com tensão de 5V.. O diagrama elétrico de uma entrada, considerando que todas as entradas possuem a mesma configuração é apresentado a seguir.

As saídas do controlador também isolam eletricamente o chip da parte de potência através de relés eletromagnéticos, que são chaveados por um driver de controle de reles ULN2803. E, novamente, LEDS indicam o estado das saídas. Faz parte também desse circuito, um relé em antiparalelo com a bobina do relé para a condução da tensão reversa gerada pelo campo magnético. Assim como as entradas, todas as saídas possuem a mesma configuração. A figura 2 mostra o diagrama desse circuito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com