TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Departamentalização Por Processo

Seminário: Departamentalização Por Processo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Seminário  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 2

É a organização que faz uma abordagem divisional, envolve a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com as etapas de execução de um processo.

O processo é um conjunto de atividades com uma ordenação específica que resulta em um produto ou serviço especificado para satisfazer as necessidades e expectativas do cliente ou mercado. O cliente do processo não é necessariamente o cliente externo. Ele pode estar dentro da empresa (cliente interno).

O desenvolvimento do processo utilizado pelas organizações está relacionado com a estrutura do produto, para que se obtenha da melhor maneira possível o aumento da eficiência e qualidade do produto.

A departamentalização por fases do processo ou processamento ou ainda equipamento, é utilizada quase que restritamente a aplicações nos níveis mais baixos da estrutura organizacional (nível operacional) das empresas industriais e de serviços, principalmente nas áreas produtivas ou de operações.

A estrutura por fases do processo representa a influência da tecnologia utilizada pela empresa em sua estrutura organizacional. O agrupamento na departamentalização por processo é adequado quando tanto os produtos como a tecnologia aplicada, são estáveis e duradouras.

Vantagens da Departamentalização por processo:

• Procura extrair vantagens econômicas oferecidas pela própria natureza do equipamento ou da tecnologia;

• Tecnologia passa a ser o foco e o ponto de referencia para o agrupamento de unidades e posições;

• A reengenharia procura reinventar as organizações por meio do total redesenho dos processos empresariais;

• Maior especialização de recursos alocados;

• Possibilidade de comunicação mais rápida de informação técnicas.

Desvantagens da Departamentalização por processo:

• Possibilidade de perda da visão global do andamento do processo;

• Flexibilidade restrita para ajuste no processo;

• A tecnologia utilizada passa por intenso desenvolvimento e mudança que alteram o processo produtivo, a departamentalização por processo peca pela absoluta falta de flexibilidade e de adaptação.

Departamentalização por projetos

A departamentalização por projetos as atividades e as pessoas recebem atribuições temporárias. Ou seja, o gerente é responsável pela realização de todo o projeto ou de uma parte dele.

Projeto é um trabalho com datas de inicio e término, produtos finais previamente estabelecidos, em que são alocados e administrados os recursos, tudo isto sob a responsabilidade de um coordenador.

Também pode ser considerada como estratégia utilizada em empresas de grande porte e que produzem produtos que envolvam grande concentração de recursos e prolongado tempo para sua produção.

Vantagens da Departamentalização por projetos:

• Enorme concentração de diferentes recursos em uma atividade complexa e que exige pontos definidos de inicio e termino, com datas e prazos determinados;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com