TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional

Por:   •  20/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.112 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

Introdução

Desde primórdios da civilização humana, o homem sempre buscou a domesticação dos animais para ajuda-lo a realizar as mais variadas tarefas de seu cotidiano, seja na agricultura ou pecuária ou em qualquer outra atividade os animais sempre estavam presentes.

Talvez um dos primeiros animais domesticados pelo homem foram os lobos asiáticos, ancestrais dos cães domésticos que conhecemos hoje. Lobos e seres humanos teriam vivido lado a lado durante muito tempo e os restos encontrados indicam que a domesticação começou por volta de 12 000 anos atrás, no sudoeste da Ásia, na China e na América do Norte. “Esse processo teve profunda influência no desenvolvimento da economia e da estratificação social dos primeiros grupos humanos, levando ao surgimento das primeiras sociedades estáveis” diz o biólogo e fisiologista americano Jared Diamond, da Universidade da Califórnia. E a lista não para por aí, cavalos, bois, gatos, porcos e muitos outros entraram na lista e com o passar do tempo, alguns desses animais devolveram uma relação muito profunda com o ser o humano, principalmente cães, gatos e cavalos. E partir desses, o homo sapiens criou uma relação de amor e amizade, não o vendo como simples bichos com utilidades praticas, mas como membros de suas famílias, surgindo assim, novas formas de interagirmos com animais, entre elas a zooterapia, que nada mais é do que animais ajudando humanos na sua reabilitação.

 

Passo 1

Pagina da internet: http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/zooterapia/

Objetivos da terapia:

De como usar a zooterapia na reabilitação e reeducação física, psíquica, social e sensorial onde animais são usados como assistentes.

Principais comentários:

“Foi muito interessante este artigo, pois facilitou a minha pesquisa, já que tenho que desenvolver um projeto na área de Pedagogia. Interessante este trabalho, pois ajuda as crianças a melhorarem o seu desenvolvimento cognitivo e até psicomotor no desenvolvimento de suas habilidades, hoje as escolas regulares já recebem alunos com alguns distúrbios leves e tem a necessidade de manter esses alunos convivendo socialmente com outros na sala e se tivesse esse tipo de terapia talvez fosse a saída para mantê-los tranquilos na sala de aula.”

“Gostei muito do artigo, estou fazendo o TCC da minha escola sobre esse assunto, foi muito útil na minha pesquisa, gostaria de saber se vocês possuem conhecimento de alguma clinica na região da zona sul com esse projeto de zooterapia, qualquer coisa me avisem por email, por favor!”

Principais benefícios e risco da utilização da terapia:

A zooterapia pode tratar tanto de problemas psicológicos quanto físicos, e também trata dos dois ao mesmo tempo, se for necessário. Alguns riscos podem surgir; pois os animais precisam estar perfeitamente treinados e acostumados com o contato social.

Passo 2

A Escola Gottfried Wilhelm Leibniz estar localizada num bairro de classe media baixa na cidade de Chapadinha, e atende a rede publica municipal do ensino fundamental.

A turma que iremos abordar é 4 serie, com um total de 40 alunos sendo 18 meninos e 22 meninas.

A turma abrange uma gama de alunos que vão desde alunos de classe media baixa do bairro da escola até alunos que moram numa periferia ao lado. Alguns dos alunos tem acesso a internet e tv a cabo enquanto outros mal possuem uma tv em casa.

Passo 3

Na turma da 4 serie do ensino fundamental da escola Gottfried Wilhelm Leibniz, forma encontrados dois alunos com desvios comportamentais, como indisciplina e agressividade. São os alunos Raimundo da Silva e Isaac Portela.

Raimundo da Silva é um aluno de 11 anos que reside na periferia ao lado do bairro da escola, convive em uma família numerosa, seu pai, além de alcoólatra, encontra-se desempregado, sua mãe é indiferente ou omissa na educação de Raimundo, o mesmo apresenta comportamento bastante agressivo em relação aos professores e colegas de classe, com ameaças constantes de agressão física, além de constantemente ofender seus colegas com palavras chulas e de baixo calão.

Isaac Portela é um aluno de 10 anos de classe media baixa, filho único e de mãe solteira, reside com sua avó e sua mãe. É bastante mimado, apresenta comportamento egoísta e de desleixo com as atividades da escola, sendo indiferente aos trabalhos exigidos pelos professores.

Passo 4

Na mesma turma da escola Leibniz, foi detectada uma aluna com déficit de rendimento, é a aluna Maria da Conceição de 10 anos. Maria é filha de pais separados e atualmente mora com os tios, a mesma apresenta comportamento apático e de desinteresse pelos assuntos abortados pelos professores, além de ser muita tímida, possui poucos ou nenhum amigo e não sai da classe de aula nem mesmo no intervalo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com