TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Departamental

Ensaios: Desenho Departamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  608 Palavras (3 Páginas)  •  1.106 Visualizações

Página 1 de 3

Desenho Departamental.

O desenho departamental atribui à estrutura organizacional de uma empresa, existente no nível intermediário e tem uma abordagem entre decisões e objetivos estratégicos (nível institucional) e executar por meio de aplicações dos recursos disponíveis (nível operacional). Notamos que ambas as especializações horizontal e vertical, são níveis diferentes de trabalho: a diferenciação horizontal se da por meio da diversidade das tarefas e atividades desenvolvidas na organização; e a vertical ocorre por diversos escalões de hierarquia, em termos de responsabilidade e autoridade.

O desenho departamental apresenta variados tipos de departamentalização são eles:

1.Funcional: Consiste no agrupamento das atividades e tarefas – conhecimento, habilidades, função de trabalho e competência. Suas vantagens são; maior especialização de recurso e pessoas, suas desvantagens; pouca cooperação não indicada pra ambientes imprevisíveis e mutáveis.

2.Produtos e Serviços: Envolve a diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com resultados da empresa. Suas vantagens; inovação, flexibilidade, responsabilidade por mercadoria e fácil avaliação de resultados finais. Desvantagens; duplicação, alto custo, enfraquece a especialização e enfatiza coordenação.

3.Base Territorial: Requer diferenciação e agrupamento de atividades de acordo com a localidade onde o trabalho será desempenhado ou área que será servida pela empresa em sua atividades. Suas vantagens; facilidade de avaliação, fixa responsabilidade por região e combinação as condição locais. Desvantagens; enfraquece a especialização e a coordenação da organização como um todo.

4.Por Clientela: Determinar o agrupamento e a diferenciação das atividades, relacionando a atenção que se deve ter ao perfil do conjunto de clientes. Suas vantagens são: responsabilidade e satisfação pelos clientes. Desvantagens; torna secundarias as demais atividades e sacrifica os objetivos da organização.

5.Processo: Este tipo de departamentalização e focada no processo, diz respeito as fases que uma tarefa requer, e quase sempre restrita a aplicações no nível operacional de serviços e empresas industriais. Suas vantagens são: disposição dos recursos, tecnologia estável e melhor arranjo físico. Desvantagens; pouca inovação tecnológica , adaptação as mudança e flexibilidade.

6.Por Projeto: Departamentalização por projetos são relativas aos projetos de uma empresa e tem caráter estratégico em que projetos são agrupados de acordo com sua saídas e resultados. Suas vantagens; complexidade, direcionada para resultados concretos e alta concentração de recursos. Desvantagens; imprevisibilidade e descontinuidade quanto a permanência dos recursos e das pessoas.

Desenho departamental procura por eficácia e eficiência numa organização, refere se aos níveis hierárquicos intermediários, nos quais tarefas e atividades precisam ter a homogeneidade de conteúdo como próprio. Sendo importante para a organização das empresas e do trabalho em virtude da diversidade de atividades e da complexidade e tarefas que são desenvolvidas.

Modelagem do Trabalho

A modelagem do trabalho consiste na forma como o trabalho operacional deve ser atribuído

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com