TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Pessoas

Artigo: Desenvolvimento De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  2.635 Palavras (11 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 11

No mundo em que estamos, globalizado, competitivo ao extremo, com acesso impressionantemente veloz a informação, em constante processo de mudança de cenários cada dia mais rapidamente, não pode ser dominada, isso significa que as empresas para sobreviverem e prosperarem devem buscar uma estruturação sólida, baseadas em equipes consolidadas, conscientes de suas atitudes, comportamentos e posturas, alinhados aos valores da organização, orientados ao resultado final almejado. É nesse ponto que vemos a importância da Gestão de Pessoas dentro das organizações, atuando em toda a estrutura hierárquica da empresa, desde o nível produtivo até a liderança, gerenciando: talento, conhecimento, e capital humano disponíveis. A Gestão de Pessoas deve formar e consolidar equipes internas produtivas e comprometidas com a estratégia e as metas da empresa, utilizando adequadamente processos seletivos, atividades de treinamento, aperfeiçoamento e desenvolvimento de habilidades individuais, otimizando recursos e investimentos, com o objetivo de maximizar os lucros.

Gestão de Pessoas é um conceito amplo que trata de como os indivíduos se estruturam para orientar e gerenciar o comportamento humano no ambiente organizacional, e pode ser o diferencial de empresas, que sabem selecionar pessoas certas para o trabalho a ser realizado, ou seja: com as competências necessárias, a consciência do valor da sua colaboração para a empresa alcançar seu objetivo, e comprometida com seu trabalho, por paixão ao que faz. Contar com talentos exige recrutamento eficaz, programas de treinamento, implementação de programas de capacitação, e acompanhamento contínuo do desempenho obtido. Mas também uma cultura organizacional que estimule a colaboração, o compartilhamento de conhecimento.

Capitulo 2- Teorias da Administração

a) Este estudo é importante por pelo menos quatro razões:

1- As Teorias guiam as decisões da administração: O estudo da teoria nos ajuda a compreender os processos fundamentais e, baseados nisso, a escolher uma linha eficaz de ação. Em essência, uma teoria é um conjunto coerente de pressupostos elaborado para explicar as relações entre dois ou mais fatos observáveis. Portanto, as teorias válidas permitem-nos prever o que acontecerá sob certas situações. Com esse conhecimento, podemos aplicar diferentes teorias da administração a diferentes situações.

2- As Teorias dão forma à nossa visão das organizações: O estudo das teorias da administração também mostra de onde retiramos alguma de nossas idéias sobre as organizações e sobre as pessoas que participam delas. Veja, por exemplo, a linha de montagem de Henry Ford. Ela é uma aplicação bastante prática da teoria da administração científica, a idéia de que os administradores podem determinar cientificamente o melhor modo de se realizar qualquer tarefa. Esta teoria é baseada no pressuposto de que as pessoas não gostam de trabalhar: De que pelo contrário, elas precisam de uma supervisão atenta e de incentivo financeiro (uma suposição sensata, dada a natureza monótona, repetitiva e algumas vezes perigosa do trabalho numa linha de montagem). Em anos recentes, entretanto muitos fabricantes enfrentaram uma crise de produtividade, de qualidade e do moral dos empregados, forçando muitos empregadores a repensar as premissas da teoria da administração científica. Em conseqüência a Ford adotou um novo conjunto de pressupostos sobre os empregados que eles se preocupam com seu trabalho e que querem opinar sobre como ele é organizado e realizado idéias que fundamentam a abordagem neoclássica.

3- As teorias nos conscientizam do ambiente empresarial. A medida que for estudando as diferentes teorias, você passará a ver que cada uma delas é produto de seu ambiente – das forças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas presentes num dado tempo e lugar. Esse conhecimento irá ajuda-lo a compreender porque certas teorias são apropriadas a diferentes circunstâncias. No inicio do século XX, por exemplo, havia falta de mão de obra especializada, levando os administradores a se concentrarem nos modos de tornar cada trabalhador mais eficiente. Nesse contexto, a abordagem de Henry Ford faz sentido. Hoje, entretanto, quando o nível geral de educação é mais elevado e temos um grande suprimento de mão de obra, outras teorias são mais eficazes.

4- As teorias são uma fonte de novas idéias: Como você pode ver, as teorias nos dão a chance de assumir um ponto de vista diferente com relação às situações do cotidiano. Serão estudadas diversas escolas do pensamento administrativo, que foram sendo desenvolvidas numa seqüência histórica sendo que as idéias posteriores não substituíram as anteriores, em vez disso cada nova escola tendeu a complementar ou coexistir com as existentes. Ao mesmo tempo, cada escola continuou a se desenvolver e até mesmo a se difundir com outras.

b) Teorias consideradas mais atuais:

1- Teoria da Administração científica: sua preocupação básica era o aumento da produtividade e da eficiência a nível operacional através da racionalização do trabalho operário.

2- Teoria das Relações Humanas: acima de tudo salientava o papel da comunicação, da participação e da liderança na obtenção de maior produtividade de mão-de-obra. A característica desta teoria, também, a aceitação da estrutura informal como forma de melhoria de satisfação dos funcionários. São incentivadas as atividades grupais extra-trabalho como forma de melhor integração dos funcionários desenvolvendo-se a idéia de assistência social, agremiações esportivas benefícios, etc.

Os dois nomes citados acima considero mais atuais, pois os dois se preocupam em melhorar a eficiência da empresa através da sua organização.

Capitulo 3- Relações Interpessoais

À medida que a ciência revela a importância dos relacionamentos interpessoais, as conexões humanas parecem cada vez mais sitiadas. Atualmente viver é uma tarefa complicada, considerando as constantes mudanças do mundo moderno e as pressões intelectuais e emocionais que o ser humano vem enfrentando. Estamos de certo modo envolvidos num ritmo muito acelerado no progresso que a tecnologia proporcionou como as descobertas na medicina e o acúmulo de bens materiais fortemente cultuados numa visão capitalista, que privilegiou o lucro como o principal objetivo a ser alcançado, sem levar em conta a necessidade de relações sociais, de trabalho e economias mais justas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com