TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento De Pessoas

Trabalho Universitário: Desenvolvimento De Pessoas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.542 Palavras (7 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 7

DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

1 INTRODUÇÃO

Treinamento e o processo de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas por um posto de trabalho, ou seja, aplicação de conceitos, regras e de comportamento morais de atitudes que resultem numa melhor e mais adequada características dos empregados e consequentemente exigência e a melhoria nas atividades funcionais.

Desenvolvimento é a utilização para a ampliação de habilidades dos funcionários, fornecendo subsídios para o atendimento da responsabilidade e para a tomada de decisão. As empresas estão cada vez mais competitivas e diante disso estão cada vez mais preocupadas com o capital humano e os gastos com treinamento e desenvolvimento tem sido encarado como investimento estratégico obtendo retorno imediato.

Falar em processo de treinamento e associar as necessidades da organização em seus planos estratégicos para uma melhora de seus produtos e serviços de atendimento aos seus clientes.

Diante desses fatos iremos apresentar e comentar sobre os programas de treinamentos na TAM e seu desenvolvimento pessoal que não só cabe a ela, mas pode ser utilizada em toda e qualquer organização para, compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento profissional e valorização pessoal de cada funcionário ligado a ela.

Abordaremos assunto sobre a qualidade de vida e segurança no trabalho benefícios fundamentais para seus colaboradores, situações vivenciais onde aborda questão de comportamento do relacionamento grupal e também sobre gestão de conhecimento e educação corporativa fato importante no âmbito organizacional em busca do conhecimento como processo de aprendizagem.

2 DESENVOLVIMENTO

Segundo o Comandante Lobato “Qualquer funcionário bem treinado vai ser um profissional aplicado, seguro e eficiente”.

Sim, um profissional bem treinado estará apto a se desenvolver melhor suas atividades, melhorar seu comportamento profissional com habilidades e competências em função dos objetivos organizacionais, e estar de acordo com os princípios da empresa, ou seja, com isso ela obterá resultado de curto prazo e tendo um bom retorno, melhorando seus resultados. O treinamento ele influencia na mudança do comportamento de cada funcionário como, por exemplo: A transmissão de informação, que envolve normas e regulamentos, O desenvolvimento de habilidades como exemplo manuseio de equipamentos, Desenvolvimento ou modificações de atitudes, que estimula a motivação, e por ultimo o Desenvolvimento de conceitos, que são conceituação de ideias e de filosofias e ética empresarial.

Tipos de treinamento utilizados na TAM.

A TAM obtém um treinamento em duas etapas como exemplo: primeiro em sala de aula já que ela possui um centro para isso e a segunda mais técnica como num simulador aplicado a tripulação e também das equipes de manutenção que trabalham com simuladores e oficinas, esse processo se baseia tanto no out the job quanto no on the job. Sendo que o primeiro acontece com treinamentos internos como cursos e atualizações presencial exigidos pela ANAC.

Esses cursos são realizados dentro da academia que ainda oferece conteúdos mesclados presenciais on line. Falando ainda em treinamento a equipe de tripulação técnica e a tripulação comercial como pilotos, comissariado e chech- in que lida diretamente como o cliente tem uma grade maior de treinamentos exemplo como comportamento, requinte, degustação, enologia, observação, atendimento e diversidade cultural e ai que entra o on the job treinamento fora da empresa onde os funcionários são levados para shoppings mercados municipais e mercado de luxo. Com isso ela atende todos os tipos de clientes, onde poderá estar bem informado para fazer uma indicação a um cliente de loja ou outro estabelecimento que ele venha precisar. O processo de comunicação é outro fator importante, pois dentro dos centros existe link para comunicação direta assim no caso de qualquer duvida sobre procedimentos ou sistemas das aeronaves, os pilotos sabem exatamente que procurar e como obter informações rapidamente.

Os cinco estágios aplicáveis ao treinamento LOFT para Pilotos.

Os estágios seriam aplicados sim, pois essas atividades vivenciais são importantes na tomada de decisão, no desenvolvimento da criatividade e trabalho em equipe, exemplo disso como o relato onde são compartilhadas reações e emoções fato fundamental para usar no treinamento LOFT já que se lida com situações diversas e contato com pessoas, enquanto a fase de Processamento contribui para verificação do comportamento como liderança, comunicação, organização, planejamento, relacionamento grupal, envolvimento, administração e controle. Nessa fase não pode haver intervenção de quem esta dando o treinamento, pois o grupo em analise deve aprender e acertar os erros. Outra fase e da generalização, esse processo e o momento de se levar para a realidade aquilo que se esta sendo treinado simular realidade junto com experiência de cada um, pois situações diversas ocorrem no dia a dia.

Qualidade de Vida e Segurança nos Trabalhos implementados na organização e as Vantagens competitivas para as empresas.

O treinamento e extremamente benéfico mais isso deve ser associado a outras ações de melhoria nas condições de trabalho, para isso a organização deveria incluir antes o programa de Mapeamento de Risco Ambiental e o Programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional (PEMSO).

No programa de Mapeamento de Risco faria o levantamento dos riscos como a exposição dos trabalhadores já que na TAM isso é constante e fazer acompanhamento e controle dessas medidas, assim em caso de incidente eles saberiam melhor como agir, orientando assim melhor as pessoas e usando os equipamentos disponibilizados no caso de emergência.

Já no programa de Controle Medico de Saúde Ocupacional (PEMSO), veria como um controlador da saúde de todos os funcionários, ou seja, de forma prevencionista quando em atividade laborativa direta ou indiretamente exposta, passando a todos uma boa imagem e estar disposto a ajudar quando precisar.

Isso tudo traz uma vantagem competitiva a organização, pois mostra sua preocupação com seus

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com